O que são custos e despesas fixas e variáveis?

Perguntado por: Madalena Henriques de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

As Despesas Fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias); As Despesas Variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).

O que é despesa fixa e despesa variável?

Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis. Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

O que é custo variável e despesa variável?

Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: Matérias-Primas.

O que são custos fixos e variáveis exemplos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

O que são custos fixos e variáveis e suas diferenças com despesas?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Como classificar CUSTOS e DESPESAS em FIXOS ou VARIÁVEIS!

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de custo fixo e despesa fixa?

Custos e despesas fixas são os gastos que independem do volume produzido ou vendido. ... Um exemplo de custo fixo é o salário da força de trabalho, que deve ser honrado mensalmente. Já um exemplo de despesa fixa é o aluguel do espaço físico da organização.

Qual a diferença entre custos e despesas?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.

O que são custos variáveis exemplos?

Exemplos de custos variáveis

Embalagens; Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar); Mão-de-obra temporária; Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

O que são considerados custos fixos?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Quais são os gastos fixos?

Fixos são os gastos que não possuem uma relação direta com as vendas ou produção. Ou seja, aluguel, condomínio são exemplos de gastos fixos, pois não dependem do número de vendas realizadas ou quantidade produzida para existirem.

O que é custo variável de uma empresa?

Já o custo variável é definido como um gasto que oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio. Ou seja, se houver aumento no volume de produção e vendas, o variável também cresce.

O que é o método de custeio variável?

O sistema de custeio variável se baseia na separação dos custos em variáveis e fixos, ou seja, em custos que se alteram proporcionalmente ao volume da produção/venda e custos que se sustentam constantes perante volumes de produção/venda oscilatórias dentro de certos alcances.

Quais os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Como calcular despesas fixas e variáveis?

Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.

Quais são as principais características dos custos fixos?

Como você pôde perceber, conseguimos resumir quais são as principais características dos custos fixos em apenas 1: o custo fixo não varia (independe) da quantidade produzida pela empresa. Além do aluguel, podemos citar outros exemplos de contas que também entram como custos fixos: Salário dos Funcionários.

Quais os custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

O que são custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

São exemplos de custos diretos?

Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. Para calcular o custo direto unitário é recomendável que a empresa tenha um sistema de requisições relacionado ao consumo de materiais e um sistema de apontamentos que permita relacionar o tempo e o trabalho realizado por cada funcionário.

O que compõe os custos variáveis?

Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais primas e secundárias.

São exemplos de custos indiretos?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

O que são despesas?

Já a definição de despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira.

Qual é a definição de custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art.

O que é considerado custo?

É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda.

O que são despesas fixas de exemplos?

Tipos de Despesas Fixas incluem aluguel, taxas bancárias, seguros e outros. Como você pode ver, são despesas incorridas mesmo se a empresa não vender nada em um mês ou ficar no prejuízo. Isso faz sentido, já que o valor de aluguel, por exemplo, não depende do que a organização produziu no mês.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Artigo anterior
Quais os tipos de aplicação de agrotóxicos?
Artigo seguinte
Qual as melhores marcas de serra circular?