O que são as quinolonas?
Perguntado por: Luís Frederico Castro Gomes Reis | Última atualização: 18. Februar 2022Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)
As quinolonas e fluoroquinolonas são grupos relacionados de antibióticos, derivados do ácido nalidíxico, usados no tratamento das infecções bacterianas. Os fármacos da classe podem desencadear uma vasta onda de efeitos colaterais debilitantes e portanto não devem ser usadas como primeira linha de tratamento.
Quais são as quinolonas?
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
Para que serve o medicamento Quinolona?
As quinolonas são fármacos antimicrobianos, utilizados em infecções de origem bacteriana. As primeiras quinolonas surgiram no início da década de 1960, com a introdução do ácido nalixídico na terapêutica.
Qual o mecanismo de ação da Quinolona?
O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.
Quais as principais indicações e Contra-indicações das quinolonas?
Indicações das Quinolonas
As principais são: Infecções no trato genito-urinário – pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias não complicadas até pielonefrites graves ou prostatites. Também possui ação contra bactérias que afetam o trato genital, como a Chlamydea trachomatis e Mycoplasma hominis.
Capacitação - Terapia Antimicrobiana - Quinolonas
Quais os mais importantes efeitos adversos dos antimicrobianos?
ANTIMICROBIANOS - BASES TEÓRICAS E USO CLÍNICO. Reações de hipersensibilidade como erupção macular ou vesicular acompanhada ou não de febre são incomuns. Náuseas, vômitos, alteração no paladar, diarréia e irritação anal podem ocorrer durante administração oral.
Quais os antibióticos aminoglicosídeos?
As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.
Qual o mecanismo de ação da ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.
Qual o mecanismo de ação do Metronidazol?
Mecanismo de Ação: O produto da redução do metronidazol tem propriedades citotóxicas (de vida curta), interage com o DNA, inibindo a síntese do ácido nucléico, causando a morte da célula.
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.
Quais são os antibióticos macrolídeos?
São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.
Como age a Rifamicina?
A Rifamicina (substância ativa) é um antibiótico de elevado poder bactericida, com atividade tanto contra germes Gram- positivos e negativos quando em uso local. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes.
Quais são os antibióticos cefalosporinas?
- 1ª Geração: Cefalotina, Cefazolina, Cefadroxila e Cefalexina.
- 2ª Geração: Cefoxitina, Cefuroxima e Cefaclor.
- 3ªGeração: Ceftriaxona, Cefotaxima e Ceftazidima.
- 4ª Geração: Cefepime e Cefpiroma.
- 5ª Geração: Ceftaroline e Ceftobiprole.
Qual a classe da ceftriaxona?
A ceftriaxona é comercializada pelo laboratório Roche com o nome de Rocefin na Europa, Ásia e América Latina, pertence a uma classe química conhecida como cefalosporinas e é indicada para o tratamento da gonorréia endocervical não complicada, gonorréia uretral não complicada, infecção articular, infecção da pele e dos ...
Qual grupo pertence a enrofloxacina?
Enrofloxacino é um antibiótico da classe das fluoroquinolonas utilizado em veterinária.
Qual a classe de antibióticos que atua somente sobre bactérias anaeróbias?
O metronidazol foi o primeiro a ser descoberto, possui excelente atividade contra bactérias anaeróbias estritas (cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos, bacilos gram-positivos), além de certos protozoários como amebíase, tricomoníase e giardíase.
Como o metronidazol age?
O metronidazol age interrompendo a produção de material genético pelas bactérias. Consequentemente, as bactérias morrem. O tinidazol funciona de modo semelhante. O metronidazol é geralmente tomado por via oral, mas pode ser administrado por via intravenosa.
Quais os sintomas do metronidazol?
- Náuseas e outros distúrbios gastrointestinais.
- Alterações no paladar.
- Dor de cabeça.
- Dormência e formigamento das mãos e pés.
- Dores articulares.
- Olhos secos.
- Prurido genital.
- Escurecimento da urina.
Para que é indicado o ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, também conhecido como ciprofloxacina ou ciprofloxacin, é um antibiótico de amplo espectro, que pertence à classe das fluorquinolonas, indicado para o tratamento de vários tipos de infecções respiratórias, do trato urinário, digestivas e inclusive o tratamento da gonorréia, por exemplo.
Qual o mecanismo de ação da vancomicina?
A vancomicina tem ação bactericida sobre microrganismos Gram-positivos. Sua ação resulta principalmente da inibição da biossíntese da parede celular, da alteração da permeabilidade da membrana citoplasmática e da síntese do RNA (ácido ribonucléico).
Qual o mecanismo de ação da eritromicina?
A Eritromicina tem como principal mecanismo de ação se ligar irreversivelmente à subunidade 50S ribossômica das bactérias, inibindo o processo de translocação da síntese proteica.
Quando usar aminoglicosídeos?
Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.
Para que serve o medicamento aminoglicosídeos?
Aminoglicosídeos são antibióticos de amplo uso clínico, em função de sua eficácia contra bacilos gram-negativos e de seu sinergismo positivo com outros antibióticos no tratamento de infecções por agentes gram-positivos. São muito utilizados na prevenção e no tratamento de infecções pós-operatórias em cirurgia cardíaca.
Para que serve o antibiótico gentamicina?
Para que serve
infecção do tracto biliar; infecção óssea; infecção articular; infecção do sistema nervoso central; infecção intra-abdominal; pneumonia; septicemia; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção urinária. interfere com a síntese de proteínas da bactéria.
O que faz na faculdade de química?
Quais são as cores usadas no mapa de risco?