O que são condutas terapêuticas?

Perguntado por: Kyara Faria de Nogueira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

A conduta terapêutica foi definida como a seqüência de modalidades terapêuticas (radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia) adotadas no tratamento dos casos.

O que é um plano terapêutico?

Atendendo a pedidos, explicarei o que é para que serve o PLANO TERAPÊUTICO ou PLANO DE CUIDADOS: É um conjunto de alternativas terapêuticas individualizadas, integradas e documentadas para envolver toda a equipe assistencial.

O que é uma conduta clínica?

Uma definição resumida para conduta médica é: a forma como o médico se porta no contexto do trabalho. Isso porque a conduta nada mais é do que a maneira de agir, o comportamento de um indivíduo. Porém, o termo conduta médica ganhou um sentido bem mais amplo desde que passou a se relacionar com a ética na profissão.

O que é uma conduta?

Conduta é uma manifestação do modo como um indivíduo ou grupo se comporta perante a sociedade, tendo como base as crenças, culturas, valores morais e éticos que seguem.

O que é conduta diagnóstica?

A conduta do médico, na qual o fármaco assume o lugar do diagnóstico, se dá pela subordinação da conduta à prescrição de um fármaco, em que a função discursiva do médico como autor do diagnóstico é suprimida pelo fármaco.

O QUE SÃO OBJETIVOS E CONDUTAS TERAPÊUTICAS - POR LETÍCIA VIEIRA

15 questões relacionadas encontradas

O que é plano terapêutico na psicologia?

O Projeto Terapêutico Singular consiste em um instrumento que pactua com o que há de inovador na área de saúde mental. Ele introduz o princípio de coparticipação, corresponsabilização e de cogestão do processo terapêutico, seja um sujeito individual ou coletivo (Brasil, 2007; Oliveira, 2007).

O que é plano terapêutico individual?

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.

Como fazer um projeto terapêutico?

Uma dica para otimizar a compreensão do plano terapêutico pela equipe de fisioterapia é organizar os dados em uma tabela.
...
Tempo de execução.
  1. Atendimentos: aqui, são descritos o número de atendimentos por turno de trabalho. ...
  2. Objetivos: nesta coluna é descrito o que o profissional busca alcançar no cuidado do paciente.

Quais são as cinco etapas para construção do PTS?

Este estudo será dividido em cinco etapas: 1) Formulação do problema; 2) Coleta de dados; 3) Avaliação dos dados; 4) Análise e interpretação dos dados coletados e 5) Apresentação dos resultados.

O que é o projeto terapêutico singular e quais são os 4 momentos para construção do mesmo?

A construção de um PTS exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas, envolvendo quatro pilares: hipótese diagnóstica, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação 6. Brasil.

Como o PTS e construído?

PTS – processo em ato O PTS é construído em reunião dos profissionais, no momento que se compreende que o caso é complexo ou delicado. Todos os pacientes possuem o seu PTS. Variáveis e conhecimentos da equipe profissional, de outros setores e do usuário influenciam fortemente a construção e reavaliação do PTS.

Qual a importância do PTS?

Hoje a real importância do PTS O Projeto Terapêutico Singular (PTS), é que ele é o principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psíquico.

Quais os pilares do PTS?

A construção de um PTS exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas ,envolvendo quatro pilares:hipótese diagnóstica,definição de metas,divisão de responsabilidades e reavaliação.

Como aplicar um pts?

Conclusões: Para a execução de um PTS, é necessário consi- derar os aspectos organizacionais, subjetivos e sociais, riscos e vulnerabilidades, limites e potencialidades dos sujeitos, discutindo-os com uma equipe interdisciplinar, gerando um con- junto de condutas terapêuticas articuladas, que objetivam um melhor ...

Como funciona o processo terapêutico?

O processo terapêutico consiste em desvendar conflitos que causam sofrimento ao paciente. Ele faz com o que o paciente se entenda, se escute, e tome consciência dos padrões de repetição e sintomas de seu transtorno psicológico. Isso depende de um contrato consensual entre o paciente e o terapeuta.

Como fazer um plano de tratamento psicológico?

A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TRATAMENTO

Um Plano Individual de Tratamento deve servir como um roteiro, um caminho, a ser percorrido pelo paciente, capaz de facilitar as mudanças necessárias (internas e externas) para que ele possa estabelecer a sua recuperação em bases mais sólidas, dentro dos princípios dos 12 Passos.

O que significa ser terapêutico?

1. Relativo a terapêutica. 2. Que tem propriedades de cura ou tratamento de doenças.

Quem coordena o PTS?

Pode ser qualquer profissional da equipe de saúde. ... É ele quem coordena o PTS, suas tarefas, metas e prazos e reavaliação do processo tanto com o usuário, seus familiares, equipe e outros parceiros envolvidos.

Quanto tempo dura um pts?

5 – Quanto tempo dura o tratamento? O tratamento tem início na abordagem. A fase de desintoxicação em média tem a duração de quatro semanas, porém o tratamento completo em geral é um problema de médio e longo prazo.

Como elaborar um projeto terapêutico singular?

O Projeto Terapêutico Singular é um trabalho realizado pela equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico que envolve um sujeito ou uma comunidade. O caso trabalhado em um PTS deve ser eleito pela equipe considerando a necessidade de atenção ampliada à situação.

O que é pts e qual sua importância?

O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicosso- cial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psí- quico.

Qual a importância da equipe multiprofissional para realização do projeto terapêutico singular?

Diante disso, percebe-se que as principais vantagens da atuação multiprofissional na utilização do PTS estão: um maior número de indivíduos atendidos; melhor adesão ao tratamento; cada paciente poderá ser um replicador de conhecimentos e atitudes, favorecendo ações de pesquisa em serviço, entre outros (PINTO et al.

O que é pts na enfermagem?

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPORTÂNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO BRASIL (PTS) Introdução: O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas a partir de uma discussão coletiva interdisciplinar, sendo de extrema importância para o planejamento das ações em saúde.

Como fazer um pts enfermagem?

Diagnóstico: deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social. Deve tentar captar como o “sujeito singular” se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, como também o trabalho, a cultura, a família. Ou seja, tentar entender o que o sujeito faz de tudo o que fizeram dele.

Como fazer um Matriciamento?

Alguns instrumentos do processo de matriciamento
  1. Projeto Terapêutico Singular. ...
  2. Interconsulta. ...
  3. Consulta Conjunta. ...
  4. Visita Domiciliar Conjunta. ...
  5. Genograma e Ecomapa. ...
  6. Estigma e preconceitos. ...
  7. Dificuldade de adesão ao tratamento. ...
  8. A comunicação entre profissional e usuário.

Artigo anterior
Qual é o valor da Bolsa Família?
Artigo seguinte
Qual a importância da leitura para o ensino fundamental?