O que são cláusulas pétreas da Constituição?

Perguntado por: Eva Baptista de Abreu  |  Última atualização: 30. November 2024
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado.

Quais são cláusulas pétreas da Constituição?

São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

O que é pétrea?

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “pétrea” é um adjetivo que significa “de pedra”, “com aparência ou resistência de pedra”. Assim, o uso do termo para designar conteúdo constitucional tem o intuito de apontar para um conteúdo “duro”, imutável, que não pode ser alterado.

Porque as cláusulas pétreas não podem ser modificadas?

As cláusulas pétreas representam um esforço do legislador constituinte para assegurar a integridade da Constituição, impedindo que eventuais alterações provoquem a sua destruição, conservando o seu núcleo essencial, sendo a garantia da permanência da identidade da Constituição e dos seus princípios fundamentais.

O que são cláusulas pétreas explícitas e implícitas?

E cláusulas pétreas implícitas: as próprias regras relativas à aprovação de emendas constitucionais e a regra de titularidade do poder constituinte originário, o povo. A forma federativa de estado é cláusula pétrea explícita; a forma republicana de governo não. FILHO, J. T. C.

CLÁUSULAS PÉTREAS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM? | Direito Constitucional | Cíntia Brunelli

31 questões relacionadas encontradas

Quando uma cláusula pétrea pode ser mudada?

Para alterar conteúdo disposto em cláusulas pétreas, é preciso promulgar uma nova Constituição. As chamadas cláusulas pétreas estão enumeradas no artigo 60, §4º da Carta Magna.

O que é cláusulas pétreas implícita?

Cláusulas pétreas implícitas. Tudo o que puder ser identificado como opção jurídica central para o projeto do constituinte originário cabe ser considerado como imune à ação do poder constituinte de reforma, dada a natureza desse poder.

Como revogar cláusula pétrea?

As cláusulas pétreas são consideradas classicamente como obstácu- los intransponíveis em uma reforma consti- tucional, que só podem ser superados com o rompimento da ordem constitucional vi- gente, mediante a elaboração de uma nova Constituição.

Quando pode haver uma intervenção federal?

Se em algum estado ou no Distrito Federal a atividade de qualquer um dos poderes (Legislativo, Executivo ou Judiciário) estiver em risco, a União pode intervir.

Quem tem o poder de mudar a Constituição?

A Constituição Federal, principal lei do País, só poderá ser alterada por meio de uma proposta de emenda constituição (PEC), apresentada com apoio de 1/3 dos parlamentares da Câmara ou do Senado, pelo presidente da República ou por mais da metade das Assembléias Legislativas.

Qual é a finalidade das cláusulas pétreas?

Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado. A relação das cláusulas pétreas encontra-se no art. 60, § 4º, da Constituição Federal de 1988.

Como explicar o artigo 5?

O Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 determina o exercício dos direitos sociais e individuais, assim como a liberdade dos indivíduos, a segurança e o bem-estar, além do direito de se desenvolver com igualdade e justiça.

Qual origem da palavra pétrea?

Origem etimológica:latim petreus, -a, -um.

O que quer dizer a palavra cláusula?

Cláusula (do termo latino clausula) é toda a disposição de um contrato, ou seja, todos os artigos de um contrato, tratado, testamento, ou qualquer outro documento semelhante, político ou privado, em suma, qualquer negócio jurídico.

Quem pode fazer uma PEC?

Em regra, a tramitação de uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem início na Câmara dos Deputados (CD). Apenas excepcionalmente, caso tenha sido apresentada por Senadores (CF, art. 60, I) ou por Assembleias Legislativas (CF, art. 60, III), uma PEC poderá ter início no próprio Senado Federal.

Quais são as garantias individuais?

Podemos classificar os direitos individuais nos grupos seguintes: 1o) direito à vida; 2o) direito à intimidade; 3o) direito de igualdade; 4o) direito de liberdade; 5o) direito de propriedade. Tais categorias incluem os direitos individuais expressos (e implícitos), conforme seu objeto imediato.

O que acontece se o presidente fechar o STF?

Um presidente que tentar fechar o Congresso ou o STF pode perder o cargo e responder na Justiça comum por isso, segundo as leis brasileiras. De acordo com a Constituição, entre os crimes de responsabilidade do presidente estão atentar contra o "livre exercício" dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Quem decreta a intervenção?

Além disso, a decretação de intervenção federal é de competência privativa do presidente da República (artigo 84, X, da Constituição). Porém, no prazo de 24 horas, o Congresso Nacional deve autorizar a intervenção, apreciando se o decreto observa todos os requisitos e preceitos constitucionais.

Qual foi a última intervenção federal?

A intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018 foi a decisão do Governo Federal do Brasil de intervir na autonomia do estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira aplicação do art. 34 da Constituição Federal de 1988.

O que é cláusula pétrea exemplo?

Contudo, isso não se aplica a algumas cláusulas, que não podem jamais serem modificadas/revogadas enquanto a atual Constituição estiver imperando. Essas são as Cláusulas Pétreas. Então, de forma resumida, Cláusula Pétrea é aquilo que não pode ser alterado na Constituição.

O que não constitui cláusula pétrea da Constituição de 1988?

o voto direto, secreto, universal e periódico.

Quem tem legitimidade para propor mandado de injunção?

3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.

Quais são os tipos de poder constituinte?

O poder constituinte pode ser dividido em três espécies: supranacional, originário e derivado. Este último, por sua vez, se subdivide em outras três, que seriam: derivado de reforma, derivado difuso e derivado decorrente.

Quais são as sete Constituições brasileiras?

O Brasil teve sete Constituições desde o Império: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e a de 1988, que completa 30 anos.

Quando é cabível a ADPF?

Quando é cabível ADPF? A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental pode ser utilizada em situações em que alega-se que um ato normativo está em desacordo com preceitos fundamentais estabelecidos na Constituição Brasileira.

Artigo anterior
Porque usar o vidro?
Artigo seguinte
Quais são os bairros da zona norte de Franca SP?