O que são caracteres Poligênicos?

Perguntado por: Andreia Kyara Lourenço de Ramos  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Traços que são controlados por múltiplos genes e/ou influenciados pelo ambiente.

O que é um transtorno poligênico?

Doenças poligênicas são geradas pela interação de muitas variantes genéticas comuns na população que exercem individualmente um baixo impacto no desenvolvimento de uma doença. Este tipo de doença é mais prevalente na população em comparação com as doenças monogênicas.

O que significa poligenes?

Um poligene é definido como um gene que, individualmente, exerce ligeiro efeito sofre um fenótipo, mas em conjugação com alguns ou muitos outros genes, controla um traço quantitativo, tal como o peso de um animal.

O que são caracteres qualitativos?

Caracteres qualitativos são controlados por um ou poucos genes (classes fenotípicas distinguíveis umas das outras). Ex.: cor de flor, hipocótilo, textura dos grãos de milho, etc...

Como os genes atuam na Poligenia?

A poligenia também pode ser chamada de herança quantitativa. Nesse caso, dois ou mais pares de genes acumulam seus feitos e isso resulta em fenótipos diferentes e gradativos entre si. Tais características podem ser influenciadas por fatores do ambiente, isso amplia a quantidade de variação de fenótipos.

Herança Quantitativa - Aula 13 - Módulo II: Genética | Prof. Gui

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças Poligênicas?

Doenças poligênicas: hipertensão arterial, doença de Alzheimer, diabetes mellitus, alguns tipos de câncer e obesidade.

Qual a diferença entre caracteres quantitativos e qualitativos?

As características ditas quantitativas são, de modo geral, influenciadas por muitos genes em vários loci, ao contrário daquelas chamadas características qualitativas, que são influenciadas por poucos genes em um locus, ou em um número pequeno de loci.

O que é uma característica quantitativa?

Os caracteres QUANTITATIVOS são controlados por muitos genes; As classes não são facilmente distinguíveis, havendo uma distribuição contínua do fenótipo; São muito influenciados pelo ambiente. A maioria dos características de importância econômica e agrícola são de natureza quantitativa.

Quais são os tipos de interação gênica?

A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas.

O que é uma herança epigenética?

A herança epigenética transgeracional consiste da herança de marcas epigenéticas através de células germinativas, que controla os padrões de expressão gênica e são passados de uma geração para a outra.

Como saber o meu fenótipo?

Quando falamos que uma pessoa apresenta sangue A, B, AB ou O, estamos nos referindo ao seu fenótipo. A cor da pele pode sofrer alteração devido à exposição ao Sol. A influência do meio ambiente sobre o fenótipo pode ser observada também quando verificamos a coloração do flamingo.

Como o DNA mitocondrial é herdado?

Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.

Qual a doença genética mais comum?

Diabetes. Provavelmente, também está entre as doenças mais conhecidas do país. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros são diagnosticados com a doença.

Qual a diferença entre genético é hereditária?

As doenças genéticas podem ser hereditárias, transmitidas de pais para filho ou podem ocorrer durante a vida da pessoa (mutações) decorrentes de fatores ambientais. Enquanto isso, a Doença Hereditária é aquela herdada de pai para filho ou de ambos os pais para o filho.

O que é Epistasia exemplo?

Epistasia é um tipo de interação gênica em que os alelos de um gene inibem a manifestação dos alelos de outro gene. Há dois tipos de epistasia, a dominante e a recessiva. A cor do pelo de cães labradores é determinada por dois pares de alelos, e um deles é epistático.

O que é o genótipo e o fenótipo?

O que é genótipo? Genótipo é a composição genética formada pelo conjunto de alelos presentes em um indivíduo, que foram herdados de seus pais. O que é fenótipo? Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo.

O que é a base genética?

Base genética é o ponto de referência usado para avaliar o mérito genético de animais para uma característica. Todos os valores do CPT (capacidade prevista de transmissão) são expressos como um desvio da base genética.

Quais os tipos de dados quantitativos?

Os dados quantitativos são discretos ou contínuos: Dados quantitativos discretos assumem valores numéricos fixos e não podem ser decompostos. Um exemplo de dados discretos é quando você conta algo, como o número de pessoas em uma sala. Se você contar 32 pessoas, isso é fixo e finito.

O que é quantitativo e qualitativo?

A pesquisa qualitativa e quantitativa são duas abordagens diferentes para a coleta de dados usados para testar hipóteses. A pesquisa quantitativa é um método numérico de coleta de dados, enquanto a pesquisa qualitativa é uma abordagem não numérica para a coleta de dados.

O que estuda a genética quantitativa?

É o estudo da herança dos caracteres quantitativos, os que constituem a maioria dos caracteres de importância econômica => ALVO DOS PROGRAMAS DE M.A. PELA SELEÇÃO.

Quais são características da herança quantitativa?

Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito acumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.

O que é herança quantitativa e exemplos?

A herança quantitativa estuda, especificamente, os aspectos do indivíduo que são definidos a partir de mais de um gene. Então, não é apenas uma informação genética recebida por pai e mãe, mas a interação de diversos pedaços de DNA que determinam a cor dos olhos e a cor da pele de um ser humano, por exemplo.

Qual é a diferença entre genes e alelos?

Genes e alelos, dois conceitos fundamentais em genética, diferem em suas funções. Os genes são seções de DNA que codificam proteínas específicas ou RNA funcional, desempenhando um papel crucial nas funções biológicas. Os alelos, entretanto, são variações desses genes, levando a diversos traços, como a cor dos olhos.

Artigo anterior
Quem matou Aquiles e como foi sua morte?
Artigo seguinte
Qual a diferença de prótese provisória e definitiva?