O que é pubalgia?

Perguntado por: Valentim Santiago Lopes  |  Última atualização: 23. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

A palavra pubalgia significa dor (algia) na região do púbis, ou seja, na união dos ossos da bacia (à frente, entre as coxas), mas é uma palavra normalmente utilizada para referir dor neste local e também na região abdominal inferior, na região inguinal (virilha) e na região superior da coxa (sobretudo nos adutores, que ...

O que é pubalgia e quais os sintomas?

"Pubalgia" é um termo médico utilizado para descrever a dor que surge na região baixa do abdômen e virilha, que é mais comum em homens que praticam alguma atividade física frequente, especialmente futebol ou corrida.

Onde dói a pubalgia?

A principal queixa do paciente com pubalgia é dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para a parte de dentro das coxas, região genital, testículos ou períneo. Esta dor ocorre durante a prática esportiva e é frequente durante episódios de chute ou ao realizar abdominais.

Como é a dor no púbis?

A pubalgia é um quadro que gera dor na virilha e na região central do osso púbis e é conhecida também por nomes como osteíte púbica, pubeíte, hérnia do esporte e outros. A doença afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores e a articulação da sínfise púbica, que se localiza na parte da frente da bacia.

Quais os tipos de pubalgia?

Existem dois tipos de pubalgia: a aguda e a crônica.

Pubalgia. Programa - Quer Saber ?

15 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor remédio para pubalgia?

Alguns dos medicamentos usados para o alívio das dores e da inflamação da pubalgia são:
  • Cataflampro.
  • Cetoprofeno.
  • Cloridrato de tramadol.
  • Diclofenaco Dietilamônio.
  • Flanax.
  • Nimesulida.
  • Profenid.
  • Tramal.

O que fazer para tratar dor no púbis?

O tratamento da pubalgia (osteíte púbica) varia desde medidas conservadoras com repouso das atividades esportivas e analgésicos, até o tratamento cirúrgico. Este tratamento deve ser realizado por ortopedista se outras causas de dor na virilha puderem ser descartadas.

Como fortalecer o púbis?

Através do tratamento fisioterapêutico, e através de técnicas como a osteopatia promoverá o realinhamento dos ossos do púbis, normalizará os ilíacos, a coluna lombar e a extremidade inferior; Através de técnicas de cadeias musculares, cinesioterapia e eletroterapia promovendo o reequilíbrio muscular e o alívio da dor.

Quais são os sintomas de dor na virilha?

Geralmente, a dor na virilha não é um sintoma grave, podendo surgir tanto do lado esquerdo, como do lado direito da virilha devido às mesmas causas, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções e dor ciática.

O que é o púbis?

1. [ Anatomia ] Eminência triangular, na extremidade inferior do baixo-ventre, que se cobre de pêlos ao começar a puberdade. 2. [ Anatomia ] Parte anterior de cada um dos ossos ilíacos.

Como avaliar a pubalgia?

Para confirmação do diagnóstico da pubalgia, utiliza-se a manobra de Grava, (Figura 1), que pesquisa se há instabilidade da sínfise púbica por meio do desequilíbrio da musculatura adutora e do reto abdômen.

Quais os possíveis diagnósticos diferenciais para a pubalgia?

86-99. Devem-se considerar, entre os diagnósticos diferenciais, a pubalgia do atleta, patologias intra-articulares do quadril (como lesão labral/impacto femoroacetabular), roturas miotendíneas traumáticas (adutores do quadril; reto abdominal), além de doenças da parede abdominal, principalmente as hérnias inguinais. 2.

Quem tem pubalgia pode fazer sexo?

“A depender do grau dessa lesão e intensidade da dor, nos casos mais sintomáticos, a pessoa pode ter dor durante a atividade sexual, podendo interferir, sim, na performance”, explica o Dr.

O que pode causar pubalgia?

Causas da pubalgia. A pubalgia pode ter causas músculo-esqueléticas (relacionadas com músculos, tendões, ossos, articulações, etc.) ou causas não músculo-esqueléticas (relacionadas com patologia do aparelho digestivo, do aparelho urinário, da próstata, dos testículos, dos órgãos ginecológicos, etc.).

Como evitar pubalgia?

Grande parte das lesões é causada pela falta de alongamento ou a realização inadequada dele, por isso um ponto importante para evitar a pubalgia é manter a musculatura adutora da coxa bem aquecida antes da realização de atividades físicas.

Onde fica a sínfise púbica?

A sínfise pubiana, também denominada sínfise púbica, trata-se da articulação responsável por unir os ramos direito e esquerdo do osso pubiano. As extremidades de ambos os ossos pélvicos que dão origem à sínfise púbica são recobertas por uma delgada camada de cartilagem hialina, que se encontra ligada à fibracartilagem.

Como chama a dor na virilha?

Pubalgia, pubeíte, ou osteíte púbica são nomes dados ao quadro de dor na virilha, no púbis e/ou na parte interna da coxa. O problema ortopédico é tipicamente causado por movimentos repetitivos e explosivos, em especial os que envolvem torções da pelve, como futebol, patinação, corrida e rugby.

Qual infecção causa dor na virilha?

A epididimite, a orquite, e a torção testicular podem se apresentar de forma aguda com dor na virilha. Há várias patologias ginecológicas que podem causar dor na virilha, dentre elas a endometriose que está presente em aproximadamente um terço dos casos.

Qual órgão fica acima da virilha?

Quando o desconforto é sentido na parte inferior direita, o “pé da barriga”, e mais perto da virilha é possível que tenha ligação com o intestino, apêndice ou útero. Essa região do organismo é identificada como fossa ilíaca direita, fica abaixo da linha do umbigo e mais próxima do quadril.

Como fortalecer o core?

10 exercícios para fortalecer o core
  1. Flexão abdominal completa. Alvos: O psoas (músculo profundo que flexiona o quadril), bastante exigido em esportes como a corrida e o ciclismo. ...
  2. Cachorro mau. ...
  3. Limpador de para-brisa. ...
  4. Três apoios. ...
  5. Remador de caiaque. ...
  6. Super flexão de braço. ...
  7. Elevação de perna em suspensão. ...
  8. Ponte.

Como fortalecer a região inguinal?

Uma boa maneira de evitar hérnia inguinal consiste em praticar exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana. Isso porque esse hábito ajuda a manter os músculos abdominais fortalecidos, o que diminui significativamente o risco de hérnia na virilha.

O que o gelo faz na inflamação?

O gelo é um anti-inflamatório e analgésico natural, tornando-o indicado para diminuir o fluxo sanguíneo local, reduzir o inchaço e amenizar inflamações imediatamente após um trauma, pancada, dor de dente, tendinite, torções e esporte de impacto. O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada.

O que é uma lesão no púbis?

Também chamada de doença pubiana, a pubalgia é bastante reincidente em jogadores de futebol, corredores profissionais e amadores. A lesão se dá pela inflamação na articulação do púbis, mais precisamente na região da virilha.

É normal sentir dor no pé da barriga depois da relação?

A dor no "pé da barriga" após uma relação sexual, que acontece com muita frequência, pode ser um tipo de "dor pélvica crônica". Trata-se de uma situação comum entre as mulheres, que não é grave, e o tratamento depende da doença de base.

Artigo anterior
Quanto custa ps4 no brasil?
Artigo seguinte
O que é responsabilidade social?