O que são cantigas satiricas?

Perguntado por: Marcos Martins de Batista  |  Última atualização: 28. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

As cantigas de escárnio e maldizer constituem um dos três géneros em que se divide a Satírica galego-portuguesa, que em Portugal encontrou expressão por volta de 1189 e 1385. Foram escritas, assim como todos os textos populares da época, em galego-português.

Quais são as cantigas satíricas?

As cantigas satíricas medievais são as cantigas de escárnio e de maldizer; O texto Cantiga da Ribeirinha inaugurou a literatura portuguesa; Os cancioneiros são coletâneas de textos medievais preservados em Portugal; Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.

O que é uma cantiga satírica?

Cantigas trovadorescas é a denominação concedida aos textos poéticos da primeira época medieval e que fizeram parte do movimento literário do trovadorismo. ... Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Quais as características das cantigas satíricas?

A principal característica dessas cantigas é a crítica ou sátira dirigida a uma pessoa real, que era alguém próximo ou do mesmo círculo social do trovador. Apresentam grande interesse histórico, pois são verdadeiros relatos dos costumes e vícios, principalmente da corte, mas também dos próprios jograis e trovadores.

Quais as características das cantigas de maldizer?

Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.

Trovadorismo - Cantigas [Prof. Noslen]

35 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma cantiga?

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.

Qual a diferença entre cantigas de escárnio e maldizer?

A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. ... A cantiga de maldizer é a sátira direta, desbocada, vulgar, grosseira, chula, por vezes obscena ou pornográfica, chegando a citar o nome da pessoa-alvo da sátira.

Qual a origem e as principais características das cantigas de labor?

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

Como são as cantigas de escárnio?

Cantigas de escárnio são aquelas em que o trovador critica sem individualizar a pessoa criticada. As cantigas de maldizer, pelo contrário, individualizam uma pessoa, valendo-se de linguagem de baixo calão.

Quais são as cantigas do trovadorismo e suas principais características?

As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.

Quando ocorre a satírica explique?

A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata.

Qual o idioma no qual as cantigas eram escritas?

É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Quais são os tipos de cantigas?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Qual tipo de cantiga teve origem na Península Ibérica?

Originárias da Península Ibérica, as cantigas de amigo constituem a manifestação mais antiga e original do lirismo português. Nelas, o trovador procura traduzir os sentimentos femininos, falando como se fosse uma mulher.

Qual a principal diferença entre as cantigas de amor e as cantigas de amigo?

Cantiga de amor

Ao contrário do que acontece nas cantigas de amigo, as cantigas de amor sempre apresentam um eu-lírico homem. O tema mais comum deste tipo específico de cantiga é o amor não correspondido.

Como eram cantadas as cantigas trovadorescas?

A maioria das cantigas trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. ... Foram várias as cantigas trovadorescas que se destacaram nesse período, dentre elas as cantigas líricas e as cantigas satíricas.

O que é a poesia palaciana?

A poesia palaciana foi desenvolvida a partir do século XV dentro do movimento literário denominado Humanismo. Recebeu esse nome pois ela era produzida nos palácios e estava destinada aos nobres. Ou seja, tinham o intuito de entreter os membros da Corte.

Como eram as cantigas de amor?

A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano. É uma composição centrada no tema do amor cortês; fala da paixão amorosa de um cavaleiro por sua senhora, que quase sempre não era correspondida.

Qual o significado de escárnio e maldizer?

1. Aquilo que é dito ou feito para caçoar de alguém ou de alguma coisa; CAÇOADA; TROÇA; ZOMBARIA: Cantigas de escárnio e maldizer. 2. Atitude, manifestação de desdém, menosprezo, desconsideração: Olhou com escárnio para aquele que o reprovou.

Quais a características mais marcantes das cantigas de amigo?

Uma curiosidade sobre as cantigas de amigo é que, embora os trovadores que escreviam as cantigas fossem homens, estas eram escritas em primeira pessoa e sempre no feminino. Estas cantigas eram caracterizadas por um forte sentimento de sofrimento, tristeza e angústia pela separação de um amigo ou do homem amado.

O que foi o trovadorismo na Idade Média e quais são as suas características?

O Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu durante a Idade Média. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

Qual a cantiga mais antiga conhecida?

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

O que são os trovadores?

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores. ... Trovadores.

Quem escreve as cantigas de amigo?

Os poetas mais destacados que compuseram cantigas de amigo foram Meendinho, Pero Meogo, Martín Codax, João Zorro, João de Cangas, Johan Airas e D. Dinis.

Quais são os principais autores do trovadorismo?

Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.

Artigo anterior
Como saber quantos pontos tenho no cartao vodafone?
Artigo seguinte
O que é quarto triplo?