O que são bens de consumo duráveis?

Perguntado por: José Soares de Valente  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Os bens de consumo duráveis são aqueles que têm um ciclo de vida e uso, junto ao consumidor, durante um período razoável de tempo, não sendo consumidos ou sofrendo um desgaste imediato. Exs: automóveis, televisor, geladeira, etc...

O que são bens de consumo não duráveis dê exemplos?

De forma resumida, podemos dizer que os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos de forma imediata, como comida e cosméticos.

São exemplos de bens duráveis?

Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, como um automóvel, e os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que se desgastam com o tempo. Em geral, os melhores exemplos de bens de consumo são alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc.

O que são bens duráveis e não duráveis?

Produto durável é aquele que não desaparece com o seu uso. Por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa... Produto não durável é aquele que acaba logo após o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes... ... Assim como os produtos, os serviços podem ser duráveis e não duráveis.

O que é um bem durável?

Bens duráveis ou duradouros são bens tangíveis que só deterioram-se ou perdem a utilidade com o uso persistente ou o largo período de tempo. Portanto, esta categoria de bens abrange tanto os bens de consumo duradouros, como um automóvel ou máquina de lavar roupa, e os bens de capital.

Bens de Consumo

27 questões relacionadas encontradas

O que é um serviço durável cite 1 exemplo?

O autor João Gabriel Ribeiro Pereira Silva define produto durável como aquele que não se esgota com a sua primeira utilização, ou com a sua aquisição, tendo como exemplos carro, celular, vestido de casamento, roupa etc.

Quanto tempo dura um bem durável?

Ao comprar um produto, o consumidor deve saber que, sobre a garantia legal, o Código de Defesa do Consumidor prevê: será de 30 (trinta) dias para os produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para os duráveis.

Quais são os bens não duráveis?

Os bens de consumo não duráveis são os chamados de consumo imediato (ou de curta duração). Exs.: alimentos, roupas, calçados, etc.. Os bens de consumo são classificados em três grandes grupos.

O que é produto Cite exemplos de produtos duráveis e não duráveis?

Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser usados várias vezes e durante longos períodos de tempo, como um carro, uma geladeira ou uma máquina de lavar, os bens de consumo semi-duráveis, são os que se desgastam aos poucos, devido à sua utilização, exemplo, o vestuário e o calçado, por último os bens não ...

O que são os bens finais?

Bens finais são os tipos de bens utilizados por um breve período de tempo, como alimentos, produtos de limpeza, combustíveis, produtos de higiene pessoal etc. ... Bens de consumo não duráveis são os utilizados no sistema produtivo para a produção de outros bens.

Quais são os materiais duráveis?

Bens duráveis são uma categoria de bens cujo uso não causa o imediato desgaste. Assim, são bens que podem continuar sendo utilizados em longo prazo, como veículos, imóveis, roupas, aparelhos eletrônicos.

O que são produtos duráveis e não duráveis Cite 3 exemplo de cada?

Elas se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Os bens duráveis são aquelas mercadorias que podem ser usadas por bastante tempo, como eletrônicos, roupas e calçados etc. Os não duráveis são os produtos perecíveis, ou seja, que seu prazo de validade é curto, como alimentos, remédios etc.

Quais são os tipos de bens?

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

O que são bens inferiores exemplos?

Exemplos de bens inferiores

Um muito simples que é possível citar logo de cara são as passagens de ônibus. ... Mais exemplos de bens inferiores são: restaurantes populares, cervejas mais baratas, planos de celulares pré pagos, enfim, tudo que tem um valor de mercado inferior a outro produto com maior qualidade.

Quais são as 4 classificações de bens de consumo?

Os bens de consumo são classificados em 3 divisões principais, que são: Não duráveis; Semiduráveis; Duráveis.
...
3. Duráveis
  • Carros;
  • Motos;
  • Maquina de lavar;
  • Micro-ondas;
  • Geladeira;
  • Computador;
  • Televisão.

O que é um bem de consumo?

Os produtos de consumo, também designados por bens finais, são produtos comprados por indivíduos ou famílias para uso pessoal. Em outras palavras, os produtos de consumo são bens comprados para consumo pelo consumidor médio.

Quais são os tipos de produtos?

Existem vários tipos de produtos:
  • produtos ao consumidor (ou bens de consumo) - usados por usuários-finais.
  • produtos industriais - usados na produção de outros bens.
  • bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo.
  • bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato.

O que são os vícios do produto?

O vício do produto, previsto no artigo 18, caput, do Código de Defesa do Consumidor, abrange os vícios aparentes e de fácil constatação, ocultos e também os produtos que estejam em desacordo com normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

O que são produtos duráveis no CDC?

Já os produtos duráveis, são aqueles que têm uma vida útil mais duradoura, ou seja, cuja utilização, mesmo que continuada, não deteriora suas qualidade, característica e utilização.

O que são bens não procurados?

Produtos Não Procurados: são aqueles em que os consumidores ainda não o desejam ou não sabem que existem. Por sua própria natureza exigem muita propaganda, venda pessoal e esforço de marketing. Exemplo: seguro de vida, enciclopédias, lotes em cemitérios, etc.

Quais são as 3 classificações de bens industriais?

São classificados em três grupos – materiais e peças; bens de capital; e suprimentos e serviços.

Qual o tempo de garantia de um bem durável?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Qual a garantia de um bem durável?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, estabelece que o consumidor tem o prazo legal de 30 dias para reclamar de problemas com bens não duráveis (alimentos e outros), ou 90 dias se for um bem durável (máquina de lavar, TV, etc.), contando a partir do recebimento do produto.

Qual o prazo de garantia para bens duráveis?

O PL 1.750/2019 altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), estabelecendo o período de 60 dias de garantia para bens duráveis e de 30 dias para bens não duráveis — prazo que deverá ser contado após o término da garantia estipulada pelo fornecedor.

O que é uma garantia contratual?

A Garantia Contratual é aquela concedida pelo fornecedor, por uma liberalidade sua, ou seja, não há uma obrigação em sua oferta, mas, uma vez concedida, deve ser cumprida em seus exatos termos pelo fornecedor. O Art. ... A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Artigo anterior
Quais as variações do samba de roda?
Artigo seguinte
Como fazer uma bigorna no Mine?