Como funciona um shunt?

Perguntado por: Tatiana Matias de Barbosa  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Resistência de derivação para medição de corrente contínua. O Shunt é principalmente empregado para medições de correntes elevadas, sendo calculado de tal maneira que, a uma determinada corrente nominal, se tenha uma queda de tensão, geralmente de 60, 150 ou 300 mV.

Como funciona o resistor tipo shunt?

Shunt (derivador resistivo):

Os shunts ou derivadores resistivos são utilizados para a medição de correntes de amplitudes geralmente elevadas. São na verdade resistores com baixo coeficiente térmico que ao serem percorridos por uma corrente elétrica (im) geram sobre si uma tensão elétrica (vm).

Qual deve ser o valor de uma resistência shunt?

Na prática, podemos aproximar o valor para 0,01 ohm em função da própria precisão do instrumento.

Como medir DC?

Siga os passos a seguir para medir corrente elétrica:
  1. Determine o limite de amperagem para seu multímetro digital. ...
  2. Selecione a função apropriada no multímetro. ...
  3. Selecione a escala no multímetro. ...
  4. Insira os plugues nos terminais apropriados. ...
  5. Conecte o multímetro ao circuito para medir a corrente.

Como saber a queda de tensão em um resistor?

A corrente é sempre a mesma em qualquer ponto do circuito. Para calcular a tensão, não importa o local do resistor dentro do circuito.
...
Calcule a tensão de cada resistor.
  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

RESISTOR SHUNT - O QUE É, COMO FUNCIONA E COMO UTILIZAR [APRENDA A FAZER O SEU]

26 questões relacionadas encontradas

Como medir corrente em paralelo?

Também é possível encontrar a corrente total do circuito realizando a associação de resistores em paralelo, dividindo a tensão do circuito pela resistência equivalente e através da potência de cada resistor, como no exemplo anterior, no circuito em série.

Como medir corrente em série?

A medição de corrente elétrica com o multímetro deve ser realizada colocando-se o aparelho em série com o ramo do circuito que desejamos medir, pois a corrente deve atravessá-lo para que possa ser mensurada.

Como se calcula o Amperimetro?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como pode ser realizado o aumento do fundo de escala do amperímetro?

Uma maneira de aumentar a corrente de fundo de escala de um Amperímetro é conectar uma resistência Rs em paralelo/shunt com o galvanômetro, conforme mostra a Figura 3.4. Figura 3.4 – Conexão de uma resistência shunt para aumento da escala do Amperímetro. Sendo Im a corrente mostrada pelo galvanômetro.

Como fazer um resistor de fio?

Para fazer um fio resistor, escolha um fio com base nas suas propriedades, anexe conectores a ele e, em seguida, meça sua resistência. O fio escolhido deve ter um diâmetro grande, uma vez que fios longos e finos têm mais resistência.

Como realizamos a medição de corrente elétrica em um circuito?

Para medir a corrente em um circuito elétrico deve-se ligar o amperímetro em série com o circuito. Contudo, esse aparelho possui em seu interior uma resistência elétrica, cujo valor deve ser acrescido à resistência do circuito ao realizar os cálculos.

Como medir amperagem AC com multímetro digital?

  1. Desligue o aparelho da tomada. Corte o fio energizado do dispositivo com um alicate. ...
  2. Descasque cerca de 1 cm de isolamento da extremidade de ambos os fios cortados. ...
  3. Ajuste o botão do medidor para a configuração de corrente (A). ...
  4. Leia a quantidade de amperes do dispositivo específico no visor do medidor.

Qual escala do multímetro é utilizada para medir a corrente elétrica?

Como medir a tensão elétrica numa tomada de 127V? Se a tomada é de 127 volts pode-se usar também a escala de 200 V. Se você não tem certeza qual é a tensão da tomada, usar a escala de maior valor, ou seja, 750 volts.

Como calcular resistor para reduzir tensão?

Para dividir a tensão ao meio, tudo o que você deve fazer é colocar 2 resistores de igual valor em série e, em seguida, coloque um fio de ligação entre as resistências. Neste ponto em que o fio de ligação é colocado, a tensão será metade do valor da tensão que fornece o circuito. O 24V é agora 12V.

Como calcular a queda de tensão em um circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.

Qual o cálculo para descobrir a tensão do gerador?

Para facilitar os cálculos podemos obter uma equação que relaciona a tensão com a corrente no gerador, essa equação é chamada de equação característica e é assim escrita: U = E - Ri .

O que é DC na eletricidade?

A corrente contínua (também chamada de CC ou DC, do inglês) possui tensão e corrente unidirecionais, exercendo sua função por meio do fluxo de elétrons, portanto, seu circuito possui polaridade positiva e negativa, não comprometendo seu sentido de circulação.

O que é DCV é ACV no multímetro?

Assim, mesmo os multímetros de menor custo (Figura 2), permitem medir as seguintes grandezas: • Tensão em corrente contínua (DCV – direct current voltage); • Tensão em corrente alternada (ACV - alternate current voltage); • Corrente em corrente contínua (DCA - direct current amperage); • Resistência (Ω); • Teste de ...

Artigo anterior
Quantas horas tem um curso de especialização?
Artigo seguinte
Quando é o auge da beleza?