O que são bens acessórios?

Perguntado por: António Vítor Ferreira de Magalhães  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

Acessório é aquele cuja existência supõe a do principal. A regra geral é que o acessório segue sempre a sorte do principal. São bens acessórios: os frutos; os produtos; os rendimentos (frutos civis); as pertenças (art. 93 do CC); as benfeitorias (arts.

O que são bens principais e acessórios?

Quanto aos bens principais ou acessórios: O artigo 92 do CC define estes dois tipos de bens sendo principal o bem que existe por si só, abstrata ou concretamente, e o acessório, aquele cuja existência pressupõe a do principal.

O que são acessórios Direito Civil?

Art. 92 – CC: “Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal”. São exemplos de bens principais o solo que existe por si, concretamente, sem qualquer dependência, e os contratos de locação e compra e venda.

O que é um direito acessório?

DIREITO ACESSÓRIO. A multa convencional guarda natureza acessória, pelo que uma vez indeferido o pleito do direito principal, segue aquela a mesma sorte.

O que são frutos e produtos?

Os frutos nascem e renascem periodicamente da coisa, sem se desfalcar a sua substância, enquanto os produtos dela se retiram ao mesmo tempo que a diminuem quantitativamente. Os produtos são utilidades que se retiram de uma coisa, diminuindo-a até o esgotamento (ex: minério, lenha etc.).

Direito Civil - Aula 36 - Bem Acessório e Pertença - Art. 92 a 97 do Código Civil

31 questões relacionadas encontradas

Como são classificados os bens materiais?

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

O que são bens materiais exemplos?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa.

O que é bem Divisivel e indivisivel?

Assim, o bem será divisível quando, ao ser partido, formar partes reais distintas, mantendo sua substância e formando cada qual um todo perfeito. Ex.: água, ouro. Bens indivisíveis: são bens que não podem ser fracionados sem que percam suas propriedades, suas características, sua substância.

O que são frutos produtos e rendimentos?

Frutos e produtos.

Frutos são aqueles bens periodicamente produzidos por outro bem, sem que isso lhe altere a substância. ... Por fim, frutos civis são todos os rendimentos oriundos da fruição da coisa. Exemplos de frutos civis são o aluguel e os juros sobre capital.

Qual a diferença de frutos para produtos no direito civil Cite exemplos?

Frutos “são utilidades produzidas periodicamente, por uma coisa” (FIUZA, 2004, p. 178) são bens que se retiram do bem principal. Em síntese são bens ou rendimentos que a coisa principal produz. Produtos “são as utilidades que se extraem de uma coisa, diminuindo-lhe a quantidade” (FIUZA, 2004, P.

Qual a diferença entre frutos e frutos acessórios?

Vale frisar que, quando um fruto apresenta tecido acessório (tecido não carpelar), ele é denominado de fruto acessório ou pseudofruto. A maçã e a pera, por exemplo, apresentam alto grau de desenvolvimento do tubo floral, de modo que a parte carnosa é basicamente derivada dessa estrutura.

O que significa para o direito à expressão o acessório acompanha o principal?

Bens e suas classificações no Direito Civil

O acessório é aquele que acompanha o principal em seu destino, quando um bem principal se extingue, logo, o bem acessório também.... Podemos citar como exemplos as árvores (acessório do solo), uma joia (acessório de um colar; pulseira; anel etc.).

Quando o acessorio segue o principal?

natureza do acessório será a mesma do principal; se este for bem móvel, aquele também o será. Se a obrigação principal for nula, nula será a cláusula penal, que é acessória.

O que é benfeitorias voluptuárias?

Quanto às benfeitorias úteis, que são aquelas que facilitam ou aumentam o valor do bem, pode-se mencionar, como exemplo, o acrescimento de um quarto ou banheiro ou o aumento de uma garagem. Já as voluptuárias, por sua vez, são aquelas de mero deleite ou recreio e que tornam o uso do bem mais agradável.

O que são frutos estantes?

Frutos percebidos – São os já colhidos do principal e separados. Exemplo: maçãs que foram colhidas pelo produtor. Frutos estantes – São aqueles frutos que foram colhidos e encontram-se armazenados.

O que são bens fungíveis?

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. O Código Civil, em seu artigo 85, traz a definição de bens fungíveis.

O que são bens móveis?

Dentro da esfera patrimonial, bens móveis são bens de essência material e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar.

Quais as espécies de bens acessórios?

Os bens acessórios possuem algumas espécies, são elas: frutos, produtos, benfeitorias e pertenças.

O que são bens imóveis Cite três exemplos?

Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura. Também podem ser chamados de bens de raiz. Edifícios, construções, terrenos e árvores são alguns exemplos.

O que são bens cite cinco exemplos de bens?

São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis da avaliação econômica. c) Cite cinco exemplos de Bens. Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis.

O que são frutos naturais?

Os frutos são naturais ou civis; dizem-se naturais os que provêm directamente da coisa, e civis as rendas ou interesses que a coisa produz em consequência de uma relação jurídica.

O que são frutos civis do trabalho?

Os valores referentes à indenização trabalhista, bem como os relativos ao FGTS, enquadram-se na definição de frutos civis. Como tal, são incomunicáveis, pertencendo, exclusivamente, ao seu respectivo titular.

Quem tem direito aos frutos?

O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Parágrafo único. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-fé devem ser restituídos, depois de deduzidas as despesas da produção e custeio; devem ser também restituídos os frutos colhidos com antecipação.

O que são bens Divisiveis exemplos?

1) Bens divisíveis: são aqueles que se podem fracionar sem alteração de sua substância, do seu valor ou que gere prejuízo de uso a que se destinam. Exemplo: um saco de feijão é divisível, pois pode ser fracionado em duas ou mais partes, mantendo as suas características originais.

O que é um imóvel indivisível?

Um bem imóvel indivisível é aquele que não se pode fracionar sem que seja diminuído seu valor, alterada sua substância ou cause prejuízo do uso a que se destina. Podemos, com base nessa definição, ilustrar o conceito a partir de uma residência.

Artigo anterior
Quais controles são necessários no processo de sinterização?
Artigo seguinte
O que significa a cor roxa na psicologia?