Qual foi o contexto histórico do Barroco na Europa?
Perguntado por: Letícia Leonor de Borges | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)
O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.
Qual foi o contexto histórico de barroco?
Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
Qual era o contexto histórico do barroco em Portugal?
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Quais são as características do período barroco europeu?
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
BARROCO: CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS | Resumo de Literatura para o Enem
Quais características se relacionam com o período Barroco?
- É uma 'ferramenta' da Contrarreforma. ...
- Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ...
- Cultismo e Conceptismo. ...
- Sombras e luzes: a valorização do contraste. ...
- Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ...
- Emoção sobre a razão. ...
- Valorização estética.
Qual a diferença entre o Barroco europeu e brasileiro?
Capricho No barroco europeu encontram-se obras com traços mais elaborados, pesados, dramáticos e sofisticados do que nas peças brasileiras. Artista Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor do anjo da ponte de Sant'Angelo, em Roma, é um dos mais importantes expoentes do barroco.
Quais as principais características do Barroco em Portugal?
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
O que foi o barroco no Brasil e em Portugal?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
O que foi o Barroco na língua portuguesa?
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.
Qual o principal tema da arte barroca no Brasil?
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
Qual o contexto histórico do Arcadismo?
Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
Quais as principais obras do Barroco em Portugal?
Autores e Obras
Os principais autores do barroco português foram: Padre Antônio Vieira (1608-1697): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão do Bom Ladrão (1655). Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706).
Quem são os principais representantes do Barroco em Portugal?
- Principais autores de Portugal.
- Sermões, cartas, prosa religiosa e moralística: Padre Antônio Vieira, Padre Manuel Bernardes, Francisco Manuel de Melo, Maria Alcoforado;
- Poesia e novela: Francisco Manuel de Melo;
- Teatro: Antônio José da Silva e Francisco Manuel de Mole.
Qual a relação entre o barroco europeu e o barroco brasileiro?
O Barroco no Brasil:
No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões europeus. O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Por que a arte barroca brasileira foi diferente da arte barroca europeia?
Nas regiões menos abastadas do país, onde não havia a produção de açúcar nem o ouro, o estilo arquitetônico barroco era mais simplificado. As igrejas não possuíam trabalhos tão elaborados, pois eram realizados por artistas menos experientes e renomados.
Quais são as principais diferenças entre o barroco e o rococó?
A principal diferença entre a arte barroca e a rococó é que o barroco descreve a arte européia grandiosa, exagerada e dinâmica entre 1650 e 1700, enquanto o rococó é uma resposta tardia do barroco que incorporava brincadeiras leves e mais intimidade.
Quais são as principais características do barroco e como elas se relacionam com os conceitos do teocentrismo é antropocentrismo?
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
Quais são as principais características da música barroca?
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
O que não é característica do barroco?
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
Quando e onde surgiu o estilo barroco?
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Quando terminou o período Barroco?
O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 1601 a 1768 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.
Onde e quando a arte barroca Originou-se?
A arte barroca originou-se na Itália, o grande centro artístico foi Roma, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Faz parte do contexto histórico do Arcadismo brasileiro?
O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Os autores árcades, em geral, viveram na cidade de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto (MG).
Qual melhor livro para se ler?
O que significa Decupido?