O que são as variações regionais?

Perguntado por: Viviane Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.

O que é uma variação regional?

→ Variedade regional

São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.

Quais os tipos de variações?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que é linguagem regional exemplo?

A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.

O que é variação geográfica exemplos?

Variações geográficas (diatópicas)

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: histórica, regional, social e estilística || Aula de Português

30 questões relacionadas encontradas

O que é variação histórica exemplos?

Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.

O que é variação linguística exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

O que é o Vocabulário regional?

Língua regional são derivações das línguas originais, com modificações em sua estrutura, neologismos, e sotaque diferente. Geralmente acontecem em povos que foram colonizados.

O que uma fala regional?

Linguagem regional é a linguagem que possui um certo sotaque de alguns lugares. A linguagem regional daqui é bem carregada.

Quais os 5 tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

O que é variação Social exemplos?

Variação social ou diastrática

É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.

Como identificar uma variação linguística?

Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios!
...
As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:
  1. nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;
  2. no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;
  3. nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

O que significa variação cultural?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

Quais são os dialetos?

Quantos dialetos existem no Brasil?
  1. Baiano. Também conhecido como baianês, o baiano foi um dos primeiros dialetos brasileiros. ...
  2. Brasiliense. Esse dialeto, também chamado de candango, é resultado do fluxo migratório que começou em 1955, por conta da construção de Brasília. ...
  3. Caipira. ...
  4. Carioca. ...
  5. Gaúcho. ...
  6. Mineiro. ...
  7. Nordestino. ...
  8. Nortista.

O que é uma variação sociocultural?

- A variação linguística sociocultural é realçada, sobretudo, em países que comportam grande desigualdade social. São fatores determinantes a profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, sexualidade, religião etc.

O que são fatores regionais?

Regional quer dizer «referente a uma região; local». Deste modo, factores/fatores naturais são aqueles cujas acções/ações são determinadas pela natureza, e factores/fatores regionais são os que dependem da região, isto é, têm origem nas características próprias desta ou daquela região.

O que é a língua culta?

Já a culta, também chamada de formal, é uma linguagem pautada nas regras gramaticais. Ela é mais séria e se acomoda melhor a situações mais convencionais, como reuniões de trabalho e apresentações acadêmicas.

Quais são os níveis de fala?

Os níveis de linguagem, também chamados de “níveis de fala” ou “registros”, são as variações no uso da língua, ocorridas em função das diferentes situações sociais em que os falantes se encontram.

Qual é o nome que se dá à variação linguística regional?

Variação linguística regional (diatópica)

As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.

Quando usar a linguagem culta?

Língua culta:
  1. Usada em situações formais e em documentos oficiais;
  2. Maior preocupação com a pronúncia das palavras;
  3. Uso da norma culta;
  4. Ausência do uso de gírias;
  5. Variante prestigiada.

Como se chama a forma de falar de cada região?

Dialetos: são as variedades encontradas na língua dentro de uma região ou território. Ao analisarmos essas diferenças, fatores como a idade dos falantes, o sexo, classes ou grupos sociais e a própria evolução histórica da língua devem ser considerados.

O que significa dialeto antigo?

É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. Não necessariamente é originada na língua oficial do território em que se fala o dialeto.

Por que a língua muda?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

Qual é a língua geral?

A língua geral foi falada no Brasil entre o final do século XVII e o início do século XX. Formou-se a partir da evolução histórica do tupi antigo. Dividia-se em dois ramos: a língua geral setentrional (também chamada língua geral amazônica) e a língua geral meridional (também chamada língua geral paulista).

O que significa variação situacional?

Variação Situacional

É a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.

Artigo anterior
Onde está escrito na Bíblia que Jesus é Deus?
Artigo seguinte
O que ocasiona infecção nos rins?