Como a Educação Física se caracteriza no artigo 26?

Perguntado por: Alexandre Filipe Torres Melo Paiva  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Art. 26 – [...] § 3º – A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

O que quer dizer o artigo 26 da LDB?

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

Como se caracteriza a Educação Física?

A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.

O que diz a LDB sobre o ensino de Educação Física?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, estabelece no artigo 26 que a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente obrigatório da Educação Básica que é constituída por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e médio. ... Verbete Educação Física.

Em qual tipo de ensino a Educação Física não é componente curricular obrigatório na escola?

A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima. A Educação Física não é mais componente curricular obrigatório do ensino superior de graduação.

LDB - Art.26 §3 A Educação Física ...

23 questões relacionadas encontradas

Quando a Educação Física foi obrigatória nas escolas?

Porém, somente na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, a Educação Física passou a ser considerada um componente curricular obrigatório da Educação Básica.

Quais são os componentes curriculares da Educação Física?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimentos sobre o próprio corpo.

O que a LDB 9394 96 normatiza quanto a disciplina Educação Física na escola?

A LDB no artigo 26, parágrafo 3° coloca a Educação Física como disciplina integrada a proposta pedagógica da escola e valoriza a Educação Física como área do conhecimento e disciplina importante para formação do aluno.

Quando o aluno pode ser dispensado da Educação Física?

Portanto, a dispensa só pode ocorrer em situações específicas, quando o aluno comprove estar trabalhando mais de seis horas diárias, tenha filhos, esteja cumprindo o serviço militar ou demonstre impossibilidade por razões de saúde.

É possível reprovar em Educação Física?

Em relação aos estudantes que não gostam de desempenhar a disciplina, eles devem atentar que, como outras matérias, ela também reprova, bem como possui aulas práticas e teóricas, com a necessidade de realização de provas. “A educação física é obrigatória e fundamental na formação escolar.

Qual a principal característica da Educação Física nos tempos atuais?

Nessa visão a Educação Física é entendida como uma disciplina que trata do conhecimento denominado cultura corporal, que tem como temas, o jogo, a brincadeira, a ginástica, a dança, o esporte, etc., e apresenta relações com os principais problemas sociais e políticos vivenciados pelos alunos (Darido e Rangel, 2005).

Qual o conceito de Educação Física escolar?

Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...

Qual é o principal objetivo da Educação Física?

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola. ... As atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental, direito fundamental de todo ser humano.

O que prevê no artigo 26 quanto à instrução educação elementar do homem é obrigatória justifique?

A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito”.

Quais devem ser os objetivos da educação de acordo com segundo parágrafo do artigo 26?

Por isso, o Artigo 26, em sua seção mais controversa, determina que o direito à educação deve se vincular a três objetivos específicos: (1) pleno desenvolvimento da personalidade humana e fortalecimento do respeito aos direitos do ser humano e às liberdades fundamentais; (2) promoção da compreensão, da tolerância e da ...

Qual a importância do currículo oculto no ambiente escolar?

O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. ... E, nesse sentido, instaurar a democracia e os debates na sala de aula e em toda a escola, para a transformação de uma comunidade democrática.

Como ser dispensado da Educação Física?

1.4 - Nos termos do Decreto-Lei 1.044/69, a dispensa por motivos de saúde somente poderá ser concedida mediante apresentação, pelo interessado, de atestado médico emitido por profissional competente, especificando a incapacidade do aluno para a prática de atividades físicas.

Sou obrigado a participar das aulas de Educação Física?

Segundo a lei 9.394/96, as aulas de Educação Física são facultativas para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas, tenham mais de 30 anos e prestem serviço militar ou estejam obrigados à prática física semelhante.

Quem não pode fazer Educação Física?

Quando a atividade física não é indicada
  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

Para que a Educação Física é destinada como componente curricular?

O componente curricular da Educação Física, para Bracht (1999), contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, cabendo a ela ser uma prática de intervenção que tematiza as manifestações da nossa cultura corporal de movimento com uma intenção pedagógica, ...

Quais são as categorias da Educação Física na BNCC?

ENSINO FUNDAMENTAL
  • UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS.
  • UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES.
  • UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS.
  • UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS.
  • UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS.
  • UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.

Qual a função da Educação Física escolar enquanto componente curricular?

Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.

Qual é a importância da Educação Física escolar?

Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.

Qual é a importância da Educação Física na escola?

Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.

Qual a diferença da Educação Física antiga para a atual?

Analisando sob a ótica atual, é possível dizer que a Educação Física escolar daquela época segregava os alunos por gênero, favorecia os mais habilidosos em detrimento dos menos habilidosos, restringia os conteúdos a apenas algumas modalidades esportivas e ginásticas, visava à padronização dos gestos e do coletivo em ...

Artigo anterior
Quantos CM tem uma colher de sopa?
Artigo seguinte
O que é período de incubação e período de transmissibilidade?