Como a Educação Física se caracteriza no artigo 26?
Perguntado por: Alexandre Filipe Torres Melo Paiva | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)
Art. 26 – [...] § 3º – A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
O que quer dizer o artigo 26 da LDB?
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
Como se caracteriza a Educação Física?
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
O que diz a LDB sobre o ensino de Educação Física?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, estabelece no artigo 26 que a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente obrigatório da Educação Básica que é constituída por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e médio. ... Verbete Educação Física.
Em qual tipo de ensino a Educação Física não é componente curricular obrigatório na escola?
A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima. A Educação Física não é mais componente curricular obrigatório do ensino superior de graduação.
LDB - Art.26 §3 A Educação Física ...
Quando a Educação Física foi obrigatória nas escolas?
Porém, somente na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, a Educação Física passou a ser considerada um componente curricular obrigatório da Educação Básica.
Quais são os componentes curriculares da Educação Física?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimentos sobre o próprio corpo.
O que a LDB 9394 96 normatiza quanto a disciplina Educação Física na escola?
A LDB no artigo 26, parágrafo 3° coloca a Educação Física como disciplina integrada a proposta pedagógica da escola e valoriza a Educação Física como área do conhecimento e disciplina importante para formação do aluno.
Quando o aluno pode ser dispensado da Educação Física?
Portanto, a dispensa só pode ocorrer em situações específicas, quando o aluno comprove estar trabalhando mais de seis horas diárias, tenha filhos, esteja cumprindo o serviço militar ou demonstre impossibilidade por razões de saúde.
É possível reprovar em Educação Física?
Em relação aos estudantes que não gostam de desempenhar a disciplina, eles devem atentar que, como outras matérias, ela também reprova, bem como possui aulas práticas e teóricas, com a necessidade de realização de provas. “A educação física é obrigatória e fundamental na formação escolar.
Qual a principal característica da Educação Física nos tempos atuais?
Nessa visão a Educação Física é entendida como uma disciplina que trata do conhecimento denominado cultura corporal, que tem como temas, o jogo, a brincadeira, a ginástica, a dança, o esporte, etc., e apresenta relações com os principais problemas sociais e políticos vivenciados pelos alunos (Darido e Rangel, 2005).
Qual o conceito de Educação Física escolar?
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
Qual é o principal objetivo da Educação Física?
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola. ... As atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental, direito fundamental de todo ser humano.
O que prevê no artigo 26 quanto à instrução educação elementar do homem é obrigatória justifique?
A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito”.
Quais devem ser os objetivos da educação de acordo com segundo parágrafo do artigo 26?
Por isso, o Artigo 26, em sua seção mais controversa, determina que o direito à educação deve se vincular a três objetivos específicos: (1) pleno desenvolvimento da personalidade humana e fortalecimento do respeito aos direitos do ser humano e às liberdades fundamentais; (2) promoção da compreensão, da tolerância e da ...
Qual a importância do currículo oculto no ambiente escolar?
O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. ... E, nesse sentido, instaurar a democracia e os debates na sala de aula e em toda a escola, para a transformação de uma comunidade democrática.
Como ser dispensado da Educação Física?
1.4 - Nos termos do Decreto-Lei 1.044/69, a dispensa por motivos de saúde somente poderá ser concedida mediante apresentação, pelo interessado, de atestado médico emitido por profissional competente, especificando a incapacidade do aluno para a prática de atividades físicas.
Sou obrigado a participar das aulas de Educação Física?
Segundo a lei 9.394/96, as aulas de Educação Física são facultativas para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas, tenham mais de 30 anos e prestem serviço militar ou estejam obrigados à prática física semelhante.
Quem não pode fazer Educação Física?
- Cardiopatias. ...
- Crianças e idosos. ...
- Pré-eclâmpsia. ...
- Após maratonas. ...
- Gripe e resfriado. ...
- Após cirurgias.
Para que a Educação Física é destinada como componente curricular?
O componente curricular da Educação Física, para Bracht (1999), contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, cabendo a ela ser uma prática de intervenção que tematiza as manifestações da nossa cultura corporal de movimento com uma intenção pedagógica, ...
Quais são as categorias da Educação Física na BNCC?
- UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS.
- UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES.
- UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.
Qual a função da Educação Física escolar enquanto componente curricular?
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.
Qual é a importância da Educação Física escolar?
Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.
Qual é a importância da Educação Física na escola?
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.
Qual a diferença da Educação Física antiga para a atual?
Analisando sob a ótica atual, é possível dizer que a Educação Física escolar daquela época segregava os alunos por gênero, favorecia os mais habilidosos em detrimento dos menos habilidosos, restringia os conteúdos a apenas algumas modalidades esportivas e ginásticas, visava à padronização dos gestos e do coletivo em ...
Quantos CM tem uma colher de sopa?
O que é período de incubação e período de transmissibilidade?