O que são as taxas?

Perguntado por: Henrique Rui Faria de Pinto  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

Taxa é a exigência financeira imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia. É uma das formas de tributo.

Qual o conceito de taxas?

A taxa é uma espécie tributária cuja cobrança é vinculada a uma atuação estatal. Prevista no art. 145, II, da Constituição Federal de 1988, o tributo em estudo caracteriza-se por sua natureza vinculada e pela referibilidade que a atuação estatal deve guardar com o contribuinte.

O que são taxas e exemplos?

Alguns exemplos de taxas são: Taxa de Emissão de Documentos: quando pedimos para emitir RG, CPF, Passaporte, carteira de motorista e outros; Taxa de Licenciamento Anual do Veículo; Taxa de Registro do Comércio.

O que são impostos e taxas?

Diferenças entre taxa e imposto

A taxa é destinada para fins específicos, financiando o mesmo serviço em razão do qual ela foi recolhida. O imposto pode ser usado para uma série de finalidades, e você não tem como saber exatamente quais atividades foram financiadas com o valor que recolheu.

Qual é a diferença entre taxa e imposto?

Ambos são dinheiro que os contribuintes pagam ao Estado para garantir o funcionamento de serviços públicos e coletivos; a diferença é que os impostos podem variar, já as taxas são fixas. Um imposto pode incidir sobre o patrimônio de uma pessoa (como IPTU e IPVA), sobre a renda (IRPF) ou sobre o consumo.

O que são Impostos, Taxas e Contribuições?

18 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do imposto?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal.

Qual a finalidade das taxas?

A taxa trata-se de um tributo definido pelo artigo 5º da Lei nº 5172/1966 Código Tributário Nacional – CTN lançado de forma compulsória com finalidade de retribuir a despesa total de erário público necessário para a prestação do serviço ou colocado à disposição do contribuinte.

O que são impostos taxas e contribuições de melhoria?

81° do CTN, a contribuição de melhoria “é um tributo cobrado pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra a valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite ...

Qual a diferença entre impostos e contribuições?

Impostos e contribuições sociais são tributos distintos. Não são sinônimos. Contribuições sociais têm finalidade específica e não podem ser utilizadas livremente pelo governo. Por exemplo, para financiar o sistema previdenciário (aposentadorias etc).

Quais são os tipos de taxas que existem?

Veja, agora, cada uma dessas modalidades.
  1. Impostos. O imposto é um tipo de tributo não vinculado. ...
  2. Taxas. O conceito de taxa no Direito Tributário faz referência a uma cobrança diretamente relacionada à prestação de serviços públicos e do poder de polícia. ...
  3. Contribuições de melhoria. ...
  4. Contribuições. ...
  5. Empréstimos Compulsórios.

O que são taxas Brainly?

Já as taxas, também segundo o CTN, é um tributo que “têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”.

Quais as principais características das taxas?

Sendo assim, as características da taxa são: efetividade, potencialidade, especificidade e divisibilidade. Caso falte qualquer das características acima, o que estiver sendo cobrado não será taxa e sim qualquer outro tributo. As características estão previstas no art. 79, do CTN.

Quais são os elementos da taxa?

São, portanto, elementos das taxas:
  • Serviço Público Prestado ou Disponibilizado.
  • Serviço público específico e divisível.

O que são contribuições é um exemplo?

Contribuições sociais

Saúde, Previdência Social, Assistência Social e Educação são alguns exemplos. A maior parte das Contribuições Sociais é exigida das empresas, que repassam esse custo no preço final do produto vendido ou do serviço prestado.

Qual é a diferença entre os impostos diretos indiretos e as taxas e contribuições?

Os impostos que pessoas físicas e jurídicas pagam rotineiramente são divididos em diretos e indiretos. Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. ... O ICMS, por exemplo, é um tributo indireto, pois o imposto é aplicado somente sobre a parte da renda que é usada no consumo.

São características comuns aos impostos taxas e contribuições de melhoria?

São características comuns aos impostos, taxas e contribuições de melhoria: a) todos têm competência comum. b) todos são vinculados a uma prévia atividade estatal. c) todos têm sempre relação com serviço público. d) todos são compulsórios.

Quais as finalidades autorizam a instituição de taxas?

A competência para instituir taxas é do ente a quem a União atribua a competência para a atuação que configura a hipótese de incidência, isto é, para prestar certo serviço público ou para exercer certo poder de polícia.

Como são cobradas as taxas?

Por que são cobradas as taxas? As taxas podem ser exigidas dos cidadãos em duas situações: (1) quando o Poder Público prestar ao contribuinte um serviço público, específico e divisível. Neste caso denominamos de taxa de serviço. Ou então (2) quando houver o exercício regular do Poder de Polícia.

Quem institui taxas?

A instituição de taxas é de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Para que a taxa possa ser cobrada é fundamental e imprescindível que o serviço exista e esteja em funcionamento, de forma que a sua não utilização decorra unicamente do fato do contribuinte não querer usá-lo.

Qual a importância dos impostos para a sociedade?

Parte integrante do cotidiano da população brasileira, o pagamento de impostos é uma das principais formas do Estado de arrecadar recursos para desenvolver políticas públicas e realizar investimentos na sociedade.

Quem determina os impostos?

Segundo a maior parte das legislações modernas, quem determina a incidência de impostos é o estado. Contudo, este, ao cobrar os impostos sobre as organizações e empresas, não determina de que forma este custo deve ser distribuído entre os consumidores.

Como as taxas devem ser calculadas?

As taxas não podem ter bases de cálculos próprias de impostos. A base de cálculo da taxa deve se guiar pelo critério da mensuração da atividade estatal. Então o poder público não pode exigir uma taxa com alíquota mais pesada, por exemplo daquele que por ventura ostentar maior riqueza.

Quais os requisitos para a cobrança da taxa de serviço?

OS SERVIÇOS DEVEM SER ESPECÍFICOS E DIVISÍVEIS

Para que o tributo possa ser cobrado em razão da prestação de um serviço, é necessário que este seja específico e divisível. Isso significa que os serviços que ensejam a cobrança da taxa, devem ser divisíveis.

O que é taxa de serviço público?

As taxas de serviço são criadas para custear serviços públicos prestados pelo poder público à população em geral. Cabe observar, como é do conceito dos tributos, que o contribuinte não poderá fazer opção por não receber determinada prestação de serviço estatal.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Artigo anterior
Quanto custa uma ama em portugal?
Artigo seguinte
O que fazer quando a cirurgia infecciona?