O que são as razões recursais?

Perguntado por: Carlota Pacheco  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

São os motivos pelos quais o recorrente pleiteia pela invalidação, reforma, esclarecimento ou integração da decisão recorrida.

O que quer dizer razões de apelação?

Trata-se de recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao tribunal superior amplo conhecimento da matéria. A apelação constitui, portanto, um recurso com incidência ampla tendo em vista que tem o condão de devolver todo o conjunto da decisão impugnada.

Qual o endereçamento das razões do recurso?

Endereçamento: A interposição é dirigida ao juiz da causa que proferiu a sentença. As razões, ao tribunal competente ou à Turma Recursal. Legitimados: a defesa e a acusação (MP ou querelante), inclusive o assistente de acusação, se houver, conforme os interesses em causa.

Como fazer razões de apelação?

Para fazer um recurso de apelação penal, ele deve ser interposto em primeiro grau, como já foi dito. Depois, o juiz deve atribuir a este os efeitos previstos na lei (regra de suspensividade) e encaminhar o processo a um tribunal. Já encaminhado, um relator será sorteado a examinar o caso e julgar a apelação.

É possível a apresentação das razões recursais na segunda instância?

STJ garante a réu direito de apresentar razões recursais em segundo grau. Se há previsão em lei para que as razões recursais sejam apresentadas em segunda instância, não pode o juiz subtrair esse direito da parte.

[Petição Recursal] Aula 4 - Elaborando as razões recursais

20 questões relacionadas encontradas

Qual o recurso que pode ser apresentada as razões em segunda instância?

Se o art. 600, § 4º, do CPP prevê expressamente a possibilidade do apelante de apresentar as razões recursais em segundo grau, sem qualquer ressalva, é legítima a atuação do assistente da acusação que, interpondo recurso de apelação, requer a apresentação de suas razões em segunda instância.

É possível apresentar as razões de apelação apenas em segunda instância?

600, § 4º, do CPP, autoriza que o apelante opte por apresentar as suas razões recursais diretamente na segunda instância, ou seja, perante o órgão do tribunal responsável pelo julgamento do recurso.

O que alegar em razões de apelação criminal?

g) ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: As teses alegadas no recurso de apelação podem envolver: a) nulidades; b) extinção da punibilidade; c) absolvição (art. 386 do Código de Processo Penal); d) redução de pena; e) direitos subjetivos do acusado.

Como fazer uma apelação de acordo com o novo CPC?

Assim sendo, a apelação, que deverá ser interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
  1. os nomes e a qualificação das partes;
  2. a exposição do fato e do direito;
  3. as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; e,
  4. o pedido de nova decisão.

O que alegar em preliminar de apelação?

Assim, a parte deverá, em preliminar de apelação, trazer as razões pelas quais determinada decisão interlocutória deve ser reformada e no final do recurso, deve-se pedir para que a apelação seja provida naquela parte. Se a decisão for reformada pelo tribunal, o efeito prático será o mesmo de um agravo retido.

Como endereçar um recurso em sentido estrito?

Nome completo do recorrente, já qualificado nos autos de nº em epígrafe, que lhe move a Justiça Pública, por seu advogado signatário, inconformado com a r. decisão, que o pronunciou, vem, respeitosamente, dentro do prazo legal, perante Vossa Excelência, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, com fulcro no art.

Para quem é endereçado o recurso em sentido estrito?

O recurso em sentido estrito deve ser endereçado ao Tribunal competente para apreciá-lo, mas a sua interposição deve ser feita perante o juiz recorrido, para que este possa rever a sua decisão, ocorrendo aqui o juízo de retratação.

É possível apresentar razões de apelação diretamente no tribunal?

O art. 600, § 4º, do Código de Processo Penal estabelece que as razões do recurso de apelação poderão ser apresentadas na superior instância, ou seja, o recorrente será intimado para tanto pelo próprio tribunal competente para processar o recurso, e não pelo juízo no qual tramitou o processo em primeiro grau.

O que acontece depois do recurso de apelação?

O que acontece depois do recurso de apelação? Depois de interposta a apelação, a parte contrária será intimada para oferecer contrarrazões. Após, os autos serão remetidos para o Tribunal competente, para reanálise.

Qual o prazo para razões de apelação criminal?

Art. 600. Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias.

Quanto tempo demora um recurso de apelação?

Conforme previsto no art. 593 do CPP, os prazos de apelação criminal pelo querelante são: Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias.

Como fazer um recurso de apelação civil?

Ele deve ser realizado por meio de petição dirigida ao juiz, contendo os nomes e a qualificação das partes do processo, a exposição do fato e do direito, as razões do pedido de alteração ou anulação da sentença, assim como o pedido por uma nova decisão judicial.

Qual a estrutura de uma apelação?

Nome das partes (apelante e apelado); Origem: dados do processo. Saudação aos julgadores. Síntese do processo: Fazer um resumo de todo o ocorrido e destacar a decisão impugnada.

Onde deve ser protocolada a apelação?

A petição da apelação será protocolada perante o juiz da causa. O cartório juntara a apelação aos autos do processo e dará conclusão ao juiz da causa. O juiz limitar-se-á a despachar mandando intimar o apelado para apresentar contrarrazões em 15 dias.

Qual o recurso cabível contra acórdão de apelação criminal?

O recurso cabível é o de Embargos Infringentes previsto no artigo 609 do CPP. Art. 609. Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.

Pode inovar na apelação criminal?

Caso em que as razões de apelação da parte demandada inovam na tese defensiva ao trazer fundamento novo não amparado na sua contestação e não submetido ao crivo do juízo de origem....IMPOSSIBILIDADE.

É possível juntar as razões de apelação no segundo grau de jurisdição?

Razões recursais em segundo grau ainda são válidas, diz ministro do STJ. Mesmo que exista uma discussão sobre a não recepção do artigo 600, parágrafo 4º, do Código de Processo Penal pela Emenda Constitucional 45/2004, a norma ainda é válida.

É possível interpor o recurso de apelação desacompanhado das razões?

As razões de apelação, contendo os fundamentos de fato e de direito em que se encontra calcado o pedido de reforma da sentença, devem ser apresentadas juntamente com a peça de interposição do recurso, nos termos do art. 514, II, do CPC/1973, não se admitindo, no sistema processual civil, a apresentação posterior.

É possível que haja recurso de apelação por parte do réu mesmo que ao final a sentença proferida seja absolutória?

Como a sentença penal absolutória tem efeitos no direito civil "é possível apelar o réu absolvido da decisão para obter a modificação do fundamento legal quando preenchido o necessário pressuposto do recurso (eventual prejuízo em tese) que lhe confere legítimo interesse".

Qual o prazo legal para a apresentação das razões recursais caso não tenham sido manejadas junto com o pedido de interposição recursal?

600, parágrafo 4º, do CPP — apresentação das razões recursais em segundo grau — quanto; (ii) a tolerância como “mera irregularidade” da apresentação das razões recursais fora do prazo de oito dias previsto no CPP (artigo 600).

Artigo anterior
Como limpar o pâncreas?
Artigo seguinte
Qual é o adjetivo de 6 meses?