O que são as medidas de proteção coletiva?

Perguntado por: Verónica Ana Barbosa  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O que são medidas de proteção coletiva e quando deve utilizá-las? As medidas de proteção coletiva têm essa designação porque protegem mais do que uma pessoa. Protegem um grupo, ou mesmo todos os grupos dentro de uma empresa, quando desempenham as suas tarefas.

O que significa proteção coletiva?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

Quais são as medidas de proteção coletiva NR 10?

Medidas de Proteção Coletiva
  • Isolação das partes vivas;
  • Obstáculos;
  • Barreiras;
  • Sinalização;
  • Sistema de seccionamento automático de alimentação;
  • Bloqueio do religamento automático; etc.

Quais são os exemplos de EPC?

Exemplos de EPCs são cercas de segurança, extintores de incêndio, sistemas de ventilação, corrimãos, sinalizações de segurança, entre outros.

Quais são as medidas de controle coletivo?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:
  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Equipamentos de Proteção Coletiva: quais são eles?

16 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de medidas de proteção?

Quais os tipos de medidas protetivas? As medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha podem ser de dois tipos: aquelas que obrigam o agressor e aquelas que protegem a ofendida.

O que são medidas de proteção?

Dessa forma, as medidas protetivas são mecanismos de proteção para pessoas que estejam em situação de risco. Em outras palavras, são medidas assecuratórias que ajudam a garantir os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, buscando preservar a saúde física e mental das vítimas.

Quais os tipos de EPC e suas funções?

Tipos de EPC:
  • Placas de Sinalização;
  • Sensores de presença;
  • Cavaletes;
  • Fita de Sinalização;
  • Chuveiro Lava-Olhos;
  • Sistema de Ventilação e Exaustão;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;
  • Sistema de Iluminação de Emergência.

O que são EPIs e EPCs exemplos?

É que os EPIs atuam na proteção direta do colaborador, minimizando acidentes e riscos físicos. Já os EPCs são utilizados para a proteção coletiva do ambiente de trabalho. Eles também indicam riscos presentes no ambiente.

O que são EPI e EPC de exemplos?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Quais são os 3 tipos de medidas de controle dos riscos?

Para cada uma dessas ameaças, Medidas de Controle do Riscos são adotadas. Tais riscos podem ser tanto operacionais (riscos de acidente), ambientais ou comportamentais (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos).

Qual a principal medida de proteção coletiva em eletricidade?

Cone de sinalização

A finalidade desse equipamento é a sinalização de eventuais áreas de risco, orientando o fluxo das pessoas em segurança. O material a ser utilizado nesse equipamento de proteção coletiva para eletricista é o polietileno, por causa da capacidade de resistência a intempéries e a impacto.

Qual a NR de proteção coletiva?

A obrigatoriedade do fornecimento dos EPCs está prevista na Norma Regulamentadora 9 (NR 9) – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O que não é considerado EPC?

EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. Enquanto o EPI é individual, o EPC não é usado por cada pessoa: ele é colocado no ambiente, protegendo a todos que se encontram naquele espaço.

O que é EPC na biossegurança?

EPI/EPC: Todo dispositivo ou produto, de uso individual/coletivo utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

São considerados EPC exceto?

O equipamento de proteção coletiva (EPC) que não está na lista é o cinto de segurança, pois este é um equipamento de proteção individual (EPI).

Quais são os EPIs e EPCs mais utilizados?

Os itens obrigatórios para os colaboradores de laboratórios de análises clínicas são jalecos, luvas, máscaras ou respiradores, óculos de segurança ou protetores faciais. Se houver ruídos além dos níveis permitidos, deve ter também protetores de ouvido para trabalhos muito demorados.

O que é mais importante EPI ou EPC?

Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Os EPCs têm como objetivo proporcionar a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, em geral. O EPI (Equipamento de Proteção individual) também tem como objetivo a proteção do trabalhador, porém é de menor eficiência, confira o porquê mais à frente.

Qual é o EPI mais importante?

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

Quais são os 5 categorias de proteção coletiva?

Quais são os equipamentos de proteção coletiva?
  1. Exaustores para gases e vapores. ...
  2. Placas sinalizadoras. ...
  3. Piso antiderrapante. ...
  4. Sistema de purificação do ar. ...
  5. Protetor de partes moles das máquinas. ...
  6. Enclausuramento. ...
  7. Sistema de proteção contra agentes químicos.

Qual a principal função do EPC?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

O que é EPC e qual a sua importância?

O que são os EPCs? Ao contrário dos EPIs, os EPCs abrangem todos os trabalhadores e pessoas que eventualmente venham a circular pelo lugar, seja para uma visita ou por outros motivos. O intuito principal é proteger o local de trabalho, evitando que acidentes possam ocorrer naquele ambiente.

O que é medida de proteção coletivo Cite 3 exemplos?

Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio. Lava-olhos. Chuveiros de segurança.

O que são medidas de proteção de exemplos?

Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; Evitar visitas a hospitais; Ventilar os ambientes.

Quem pode aplicar as medidas de proteção?

19. As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

Artigo anterior
São Miguel do Gostoso é perigoso?
Artigo seguinte
O que significa juntada de cálculos judiciais?