Como é feito teste de Finkelstein?

Perguntado por: Lucas André Pires Nascimento  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

O que o teste de Finkelstein avalia?

O diagnóstico da síndrome de De Quervain é fortemente sugerido pelo teste de Finkelstein. O paciente aduz e envolve o polegar com os dedos. O teste é positivo se o desvio ulnar passivo do punho provocar dor forte nas bainhas dos nervos afetados.

O que é sinal de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de de Quervain em pessoas que têm dor no punho. Para realizar o teste, o polegar é colocado na mão fechada e a mão é torcida em direção ao dedo mínimo - desvio ulnar (como visto na figura) - para testar se ocorre dor no punho abaixo do polegar.

Qual o exame para detectar ler?

Para diagnosticar tenossinovite, o médico ou médica irá examinar a mão para ver se o paciente sente dor quando é aplicada pressão. O médico irá também realizar um teste chamado teste de Finkelstein, em que a pessoa dobrar o polegar sobre a palma da mão e dobra os dedos para baixo sobre o polegar.

Como diagnosticar tenossinovite de Quervain?

A tenossinovite do primeiro compartimento extensor do punho ou também reconhecida como Tenossinovite de Quervain é uma doença musculoesquelética comumente associada à sobrecarga. Seu diagnóstico é clínico através de anamnese e exame físico baseado na ocorrência de dor local e positividade ao Teste de Finkelstein.

Filkenstein

20 questões relacionadas encontradas

Como detectar tenossinovite?

Os sintomas mais comuns nos casos de Tenossinovite são:
  1. Dor e sensibilidade ao redor da junta;
  2. Presença de inchaço no local;
  3. Vermelhidão;
  4. Dor ao tentar movimentar a articulação afetada;
  5. Limitação dos movimentos.

Como Desinflamar tendinite De Quervain?

Tendinite de De Quervain - tratamento

A prescrição de medicamentos analgésicos e, sobretudo, anti-inflamatórios, complementam o efeito de desinflamar os tendões que são a sede da dor. Nos casos mais resistentes, a infiltração local com corticóides, também pode ser útil.

O que significa Síndrome de Quervain?

(Síndrome de Quervain; entorse da lavadeira)

A síndrome de Quervain é o inchaço e inflamação dos tendões ou bainha dos tendões que movem o polegar para fora. O principal sintoma da síndrome de Quervain é dor latejante no pulso do lado do polegar que se estende até sua base e que piora com o movimento.

O que é a tendinite?

Quando uma pessoa é diagnosticada com tendinite, isso significa que um de seus tendões está passando por um processo inflamatório, que pode ser causado por diversos motivos. A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, também chamada de LER.

O que significa sinovite e tenossinovite?

Sinovite é uma inflamação da membrana sinovial de uma articulação, enquanto que tenossinovite é um processo inflamatório ou infeccioso da bainha que recobre o tendão (bainha tendínea).

Como é realizado o teste de Speed?

Para realizar o Teste de Speed, o examinador coloca o braço do paciente em flexão do ombro, rotação externa, extensão total do cotovelo e supinação do antebraço; a resistência manual é então aplicada pelo examinador em uma direção descendente.

Qual o objetivo do teste de abdução do polegar?

Descrição do teste: teste utilizado para diagnosticar a tenossinovite estenosante De Quervain, que abrange o primeiro compartimento dorsal (tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar).

Como é feito o teste de Thomas?

A execução do teste de Thomas consiste em posicionar o participante em decúbito dorsal na marquesa, o qual executa flexão da anca contralateral ao membro inferior em teste (no mínimo a 90º de flexão) e eleva o joelho contralateral ao membro em teste até ao peito, com o objetivo de diminuir a curvatura lombar e ...

Para que serve o teste de Mill?

O teste de Mill é um outro teste disponível na ortopedia que pode ser aplicado pelo especialista durante a realização do exame físico para investigar lesões na articulação do cotovelo. Assim como o teste de Cozen, o teste de Mill auxilia na avaliação do epicôndilo lateral e na identificação da epicondilite lateral.

Para que serve o teste de Phalen?

Manobra de Phalen é um exame diagnóstico para a síndrome do túnel do carpo descoberto por um ortopedista norte-americano chamado George S. Phalen.

Como é feito o teste de McMurray?

O teste de McMurray positivo para menisco medial é demonstrado com a rotação externa da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão. Já para menisco lateral, ele é demonstrado com a rotação interna da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão.

O que a tendinite causa?

Certamente você já ouviu falar em tendinite. Muito comum em quem realiza movimentos repetitivos e que sobrecarregam os tendões, essa doença causa dores severas e limita a mobilidade. Pode causar até mesmo rupturas e levar à necessidade de cirurgia se não for tratada de maneira adequada.

O que é tendinite tem cura?

Infelizmente, a tendinite crônica não possui cura, mas existe tratamento para tornar os sintomas mais brandos e diminuir a chance de ruptura do tendão.

Que remédio é bom para tendinite?

Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são Ibuprofeno, Naproxena, Paracetamol, Cataflan, Voltaren e Calminex, por exemplo.

O que causa a tenossinovite De Quervain?

Causas. Os médicos não têm certeza do que causa a Tenossinovite de De Quervain, mas as mudanças no padrão de uso da mão podem ser uma causa. Movimentos repetitivos, alterações nos hormônios e inchaço são fatores prováveis. As mulheres podem desenvolver a doença após o parto, surgindo após quatro ou seis semanas.

Quem tem tenossinovite pode se aposentar?

Por se desenvolver a partir da exaustão do tendão, causada por movimentos repetitivos, a tendinite está diretamente ligada com doenças ocupacionais do trabalho, pelo fato de gerar incapacidade laboral, o portador da LER-DORT tem direitos a obter benefício previdenciário conforme a situação.

Como tratar a síndrome do polegar?

O tratamento é feito a partir de prática de imobilização do punho e dedo polegar com o objetivo de evitar o agravamento da inflamação. Além disso, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor. As infiltrações com corticoides também podem ser indicadas para acelerar a recuperação.

Qual o melhor antiinflamatório para tendinite?

Os melhores remédios para tendinite são:
  • Flanax 550mg.
  • Ibupril 300mg.
  • Ibupril 400mg.
  • Ibupril 600mg.
  • Ibuprofeno.
  • Meloxicam.
  • Naproxeno.
  • Profenid.

Qual o melhor antiinflamatório para tendinite na mão?

O médico também poderá indicar o uso de pomadas anti-inflamatórias como Cataflan, Biofenac ou Gelol, realizando uma breve massagem no local da dor até que o produto seja completamente absorvido.

Como curar uma tendinite no polegar?

O tratamento inicial da tendinite da base do polegar inclui um protocolo de reabilitação / readaptação laboral específico, a aplicação de uma tala de imobilização temporária ou uma injecção peri-tendinosa com corticoide em baixa dose.

Artigo anterior
Qual é o significado de Trick or Treat é pq as crianças dizem isso?
Artigo seguinte
Qual a importância dos sistemas integrados?