O que são as feridas?

Perguntado por: Mariana Constança de Magalhães  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

O que são feridas? Feridas representam a perda de solução de continuidade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias) ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida.

Quais são os tipos de feridas?

Tipos de feridas

Feridas superficiais: quando atingem apenas as camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme superficial ou intermediária); Feridas profundas: quando atingem níveis mais profundos da pele (derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens, ligamentos).

O que é ferida enfermagem?

Ferida ou lesão de pele pode ser definida como uma ruptura estrutural e fisiológica do tegumento cutâneo (pele), da membrana mucosa ou de qualquer parte do corpo, podendo ser causada por agentes físicos, químicos ou biológicos.

O que são feridas e curativos?

Os curativos são um meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida. Eles têm a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.

Quais são os 3 tipos de feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

Avaliar lesão/ferida

27 questões relacionadas encontradas

O que é o Esfacelo?

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).

Como são classificados os ferimentos?

As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.

Quais os tipos de feridas e curativos?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Qual o conceito de curativo?

Curativo ou cobertura é definido como um meio terapêu- tico que consiste na limpeza e aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem, com o in tuito de melhorar as condições do leito da ferida e auxiliar em sua resolução.

Qual é a função do curativo?

Os objetivos do curativo são a proteção da ferida, prevenção de infecção em caso de fechamento por segunda intenção ou uso de dreno e facilitação do processo de cicatrização.

Como descrever feridas enfermagem?

Avaliação da ferida

Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Como tratar feridas enfermagem?

Na prática, o tratamento consiste na limpeza da ferida, avaliação por um profissional capacitado e utilização de materiais específicos sobre o leito da ferida. Esses materiais são como medicamentos locais, que auxiliam no alcance das condições ideais.

Como cuidar de feridas enfermagem?

Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
  1. Lavagem das mãos antes e depois do procedimento;
  2. Comunicar ao paciente o procedimento que será realizado e explicar o tratamento em curso;
  3. A limpeza da ferida deve ser feita com soro fisiológico 0,9%;
  4. Avaliar se a técnica deve ser estéril ou limpa;

Quais as doenças que aparecem feridas na pele?

O surgimento de feridas no corpo é um problema que preocupa várias pessoas, sendo que muitos têm dúvidas sobre a causa e, por isso, buscam informações sobre o assunto. Além do incômodo, elas podem indicar outras doenças e complicações mais graves.
...
Acompanhe a leitura!
  • Pé diabético. ...
  • Úlcera venosa. ...
  • Câncer. ...
  • Alergias.

Como saber o grau da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Quais são os quatro tipos de feridas abertas?

Existem quatro tipos de feridas abertas, sendo elas a abrasão, que ocorre quando a pele raspa ou esfrega em uma superfície áspera ou dura, a laceração, que é ocasionada após um corte profundo na pele, a perfuração, que é quando um objeto pontiagudo perfura sua pele e a avulsão, que é uma ruptura parcial ou completa da ...

Qual a classificação de um curativo?

Curativos abertos: realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos.
  1. Os curativos são divididos em: Primários – quando usados em contato direto com o tecido lesado. ...
  2. Hidrogel: ...
  3. Alginato de cálcio: ...
  4. Filme transparente: ...
  5. Hidrocoloide extrafino. ...
  6. Papaína. ...
  7. Gaze não aderente e não impregnada. ...
  8. Apósito absorvente.

Quais são as técnicas de curativos?

CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.
  • CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
  • CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.

O que é atendimento curativo?

4.1. Curativo: é o conjunto de cuidados dispensados a uma úlcera, visando a proporcionar segurança e conforto ao paciente e favorecer a cicatrização.

Como fazer um curativo em uma ferida aberta?

Principais tipos de curativos
  1. Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
  2. Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  3. Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Como limpar feridas abertas?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

Qual curativo fazer primeiro?

O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado; O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco.

Como são classificadas as feridas cirúrgicas?

Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante: Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas. Excisão: quando dá remoção de uma área da pele. Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.

O que causa o Esfacelo?

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

O que passar em ferida com Esfacelo?

O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato. O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3).

Artigo anterior
O que verificar na vistoria?
Artigo seguinte
Qual é a linguagem de uma reportagem?