O que são as boas práticas agrícolas?

Perguntado por: Santiago Pinto  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

Boas práticas agrícolas (BPAs) consistem em um conjunto de princípios, tecnologias, normas, práticas e recomendações técnicas que devem ser aplicadas desde a produção de insumos agrícolas até o transporte dos alimentos e entrega dos produtos ao consumidor.

Por que se deve se aplicar as boas práticas agrícolas?

As Boas Práticas Agrícolas são um conjunto de protocolos e recomendações técnicas para nortear todo o processo de produção, processamento e transporte de alimentos, que têm como objetivo aumentar a produtividade da lavoura e reduzir prejuízos à saúde humana, aos trabalhadores rurais e ao meio ambiente.

São etapas da aplicação das boas práticas agrícolas?

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo. São elas: Dessecação pré-plantio. ... Refúgio Agrícola.

O que são as boas práticas agrícolas citadas na produção integrada de frutas?

As Boas Práticas Agrícolas são padrões que indicam como se deve lidar com a produçãd primária, transporte e embalagem de produtos agrícolas para garantir a segurança alimentar, a qualidade do produto e a rentabilidade da atividade.

O que são boas práticas de manejo?

Boas Práticas de Manejo (BPM) são recomendadas para reduzir eventuais impactos ambientais negativos que possam ser causados pelos sistemas de produção de peixes, camarões e outros organismos aquáticos.

Emater-DF - Boas Práticas Agrícolas

45 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo de fazer boas práticas de manejo?

Com o objetivo de divulgar estratégias adequadas para a correta utilização e manutenção de plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, o CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia) desenvolveu um programa de técnicas de manejo denominado “Boas Práticas Agronômicas”.

Quais as boas práticas no manejo de insetos?

É necessário ter o receituário agronômico e consultar a assistência técnica, além de aplicar o produto específico de acordo com o inseto-praga e o cultivo em questão. A pessoa que for aplicar o produto precisa estar orientada como fazer e também usar Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Quais são as boas práticas agrícolas recomendadas sobre o uso de produtos fitossanitários?

Os três princípios fundamentais do SPD são: manutenção da cobertura do solo durante todo ano, revolvimento mínimo do solo, restringindo-se a linha de plantio e rotação de culturas.

O que são as boas práticas agrícolas Quem se beneficia com a BPA e por que se deve se aplicar as boas práticas agrícolas?

Quem se beneficia com as Boas Práticas Agrícolas? Todos se beneficiam com a adoção das Boas Práticas Agrícolas. Os produtores terão produtos mais sadios para a alimentação de sua família e oferecerá um alimento de melhor qualidade ao consumidor final, conseguindo preços mais competitivos no mercado.

Quais são os tipos de práticas agrícolas?

As principais delas são sistema de plantio direto, manejo integrado de pragas, adubação verde, controle biológico, manejo racional de águas e sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Quais as práticas agrícolas defendidas por grande parte dos assentamentos agrícolas?

Dentro do assentamento eram realizadas as práticas agrícolas da agricultura convencional, ecológica e consorciada.

Como as boas práticas agropecuárias podem contribuir na prevenção de resíduos e contaminantes em alimentos?

O controle destes agentes biológicos e químicos é imprescindível para que os produtos agropecuários não ofereçam risco à saúde do consumidor. As Boas Práticas Agropecuárias (BPA), entre outras finalidades, contribuem para o controle de perigos químicos, físicos e microbiológicos à saúde do consumidor.

Quem se beneficia com a BPA?

O BPA é concedido apenas aos participantes ativos saldados do PS-I que forem aposentados no INSS por idade, por caráter especial e/ou tempo serviço.

Quais são as práticas agrícolas recomendadas para que o solo seja preservado?

Além do sistema de plantio direto, a utilização de semeadura em nível, para que a água da chuva fique na propriedade, fazem parte das boas práticas agrícolas”, amplia o agrônomo. ... Quando você coloca outras culturas no sistema, você tem uma melhor utilização dos nutrientes”, afirma Dantas.

Qual o produto usado para eliminar pragas na agricultura que pode causar intoxicação?

Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater pragas. Também são chamados de praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, agroquímicos ou biocidas.

O que é plantio direto na agricultura?

O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.

Quais são as principais boas práticas de colheita?

A colheita dos vegetais deve ser realizada nos horários mais frescos do dia e os produtos mantidos protegidos de temperaturas elevadas. Deve-se evitar colher após chuvas intensas, bem como quedas excessivas das frutas e hortaliças e o super enchimento das caixas no campo.

O que é manejo de pragas?

O manejo integrado de pragas (MIP) é definido como “uso de táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente” (Kogan, 1998).

O que é controle comportamental de insetos?

Métodos comportamentais

No controle comportamental, são utilizadas substancias ou organismos para alterar o comportamento da praga. Essas substancias podem ser feromônios, atraentes ou repelentes, por exemplo. ... No MIP, são utilizadas armadilhas contendo feromônios para atração e posterior coleta dos insetos.

Qual o objetivo do manejo integrado de pragas?

O manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças ...

Qual a relação entre ordenha higiênica é mastite?

Antes do início da ordenha, recomenda-se retirar os primeiros jatos de leite para diagnóstico da mastite clínica. 3.1.3 Rotina de ordenha: um bom manejo de ordenha reduz o risco de mastite e de contaminação do leite. ... Para os animais em tratamento, recomenda-se o descarte do leite até o do período de carência.

Qual a importância de se fazer a higiene correta na hora da ordenha para a saúde humana?

Eles são patógenos oportunistas, que sobrevivem e se multiplicam em locais fora da glândula mamária; assim, a higiene do local de ordenha se faz necessária com o intuito de reduzir a possibilidade de multiplicação destes microrganismos. Deve-se evitar o acúmulo de fezes e a proliferação de moscas.

O que é manejo efetivo?

Para seu manejo realmente efetivo é necessário compreender as condições favoráveis em que as doenças podem atacar ainda mais a cultura, além das formas de controle após a verificação do problema em campo.

Para que serve o BPA free?

Algumas empresas tiraram esta substancia da produção do plástico para que o consumidor possa esquentar alimentos no micro-ondas sem preocupação. Então, quando você observar na embalagem a sigla BPA free (livre de Bisfenol A) fique tranquilo que este produto não transmitirá nenhum risco a sua saúde e da sua família.

Como saber se o pote e livre de BPA?

Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.

Artigo anterior
Qual a principal função dos mastócitos?
Artigo seguinte
Quanto vale um empate no futebol?