O que sao arras?

Perguntado por: Samuel Jorge de Gomes  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Arras ou sinal é a entrega, por parte de um dos contratantes, de coisa ou quantia que significa a firmeza da obrigação contraída ou garantia da obrigação pactuada. Quando a coisa entregue é do mesmo gênero do restante da obrigação, as arras são consideradas como princípio de pagamento. Existem dois tipos de arras:

O que é um contrato de arras?

Na celebração de um contrato, principalmente na compra e venda de imóveis, é muito comum a presença de uma cláusula que estabelece as arras. Trata-se de uma garantia, geralmente em dinheiro ou bens móveis, que tem como finalidade de firmar o negócio e obrigar que o contrato seja cumprido...

O que é arras e quando ele pode ser aplicado?

Trata-se de entendimento aplicado pelo Superior Tribunal de Justiça[5]. As arras serão penitenciais (ou arrha poenitentiales) quando o bem patrimonial dado em garantia for acompanhado pelo direito de qualquer uma das partes revogarem o contrato por arrependimento. Está prevista no Código Civil no art. ... 122 CC).

O que são arras quais suas espécies e principais efeitos?

Palavra utilizada somente no plural, que significa uma garantia ou um sinal de um contrato como, por exemplo, o penhor. O termo arras possui duas espécies, confirmatórias e penitenciárias. As arras confirmatórias têm a função essencial de confirmar o contrato, tornando-o obrigatório após a entrega do sinal.

São chamadas de arras?

É o mesmo que sinal de negócio? Visando confirmar a pactuação de um contrato e garantir uma penalidade em caso de inadimplemento de qualquer das partes contratantes, surgiram as ARRAS, que também são chamadas de “sinal de negócio”, termo mais conhecido popularmente.

ARRAS - DIREITO CIVIL - AULA A DOIS

15 questões relacionadas encontradas

Qual a origem da expressão arras?

Em latim é frequentemente expressa como arrha ou arra, ou também arrabo, que tem origem semita e foi introduzida no latim pelo grego, Aῤῤαβωη[1](restante), o que faz sentido em tradução literal, pois as arras são o pagamento inicial que celebra a prestação a ser inadimplida.

Qual é o percentual de arras?

Assim, é comum que o sinal de negócio, independentemente da modalidade, seja convencionado entre os percentuais de 10% a 30% (dez a trinta por cento). Embora, também há casos de condenação em valor superior a 50% do preço da compra e venda do imóvel. Mas, não basta convencionar apenas o valor das arras.

Quais são os três principais efeitos das arras?

Sendo assim, nota-se que as arras confirmatórias tem duas funções: tornar o contrato definitivo, bem como antecipação de perdas e danos – penalidade. As arras penitenciais têm como principal função garantir o direito de arrependimento entre as partes, vedando indenização suplementar por perdas e danos aos contraentes.

Qual é a natureza jurídica das arras ou sinal?

Natureza Jurídica

As arras, além da natureza acessória, têm caráter real, pois se aperfeiçoam com a entrega do dinheiro ou de coisa fungível, por um dos contraentes ao outro, sintetizando-se, assim, tem-se que as arras têm natureza acessória e real.

O que é evicção explique?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é arras ou sinal?

Arras ou sinal é a entrega, por parte de um dos contratantes, de coisa ou quantia que significa a firmeza da obrigação contraída ou garantia da obrigação pactuada. Quando a coisa entregue é do mesmo gênero do restante da obrigação, as arras são consideradas como princípio de pagamento.

Quando dar o sinal na compra de um imóvel?

O sinal pode ser abatido no valor da compra, desde que isso seja descrito em contrato, e mostra a intenção de aquisição do imóvel e a venda dele. O valor é colocado em uma conta bancária até que a oferta feita seja concretizada. Já a entrada nada mais é do que primeira parcela para quitação do valor a se pagar.

Qual a diferença entre arras confirmatórias e arras penitenciais?

Com as arras penitenciais, diferentemente das confirmatórias, não é cabível a indenização suplementar. Em virtude do direito de arrependimento, as arras ou sinal, funcionam apenas a título indenizatório, ou seja, que as deu perdê-las-á em vantagem da outra parte e quem as recebeu devolvê-las-á em dobro.

Como funciona o sinal de negócio?

Arras ou sinal de negócio é um instituto muito comum nos CONTRATOS DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS. Previsto entre os artigos 417 a 420 do Código Civil Brasileiro, objetiva a garantia de que um negócio (geralmente uma promessa) venha a ser fechado.

Qual a modalidade de arras estabelecida no contrato?

O artigo 417 do Código Civil fala sobre as arras confirmatórias de modo que o Sinal ou Arras dado, torna obrigatório o contrato, não permitindo o arrependimento. ... Nesta modalidade, que é a mais comum, este sinal é também conhecido como arras confirmatórias.

O que é sinal de pagamento?

O sinal de pagamento, também chamado de “entrada para reserva” ou arras, é um pagamento inicial que o comprador deve realizar a fim de assegurar a entrega de um produto ou a prestação de um serviço em transações de alto valor, como a compra de um imóvel.

O que é um contrato comutativo?

Contratos comutativos são aqueles em que as prestações são equivalentes e insuscetíveis de variação. As partes realizam o negócio sabendo, de antemão, o que vão ganhar e o que vão perder. As prestações são certas, determinadas e definitivas, apresentando uma relativa equivalência de valores.

Pode ser objeto de arras dinheiro coisa móvel e imóvel?

Como bem prevê o artigo mencionado, as ARRAS podem ser pagas através de: DINHEIRO – forma mais comum nos contratos de compra e venda de imóveis; ou outro. BEM MÓVEL – ou seja, é possível a utilização de um (ex.) carro como Arras.

O que é multa de arras?

O valor dado em arras servirá para indenizar a outra parte, diante dos prejuízos e transtornos que lhe advirão em razão do arrependimento daquele que desistiu do negócio. Nesta hipótese, as arras serão perdidas por quem as prestou, ou devolvidas por quem as recebeu, em dobro do seu valor.

Qual a tríplice função das arras?

Tríplice a função das arras. Além de confirmar o contrato, tornando-o obrigatório, e de servir de prefixação das perdas e danos quando convencionado o direito de arrependimento, como visto, as arras atuam, também, como começo de pagamento.

Qual a porcentagem do sinal na compra de um imóvel?

VAI PAGAR QUANTO? Em relação aos valores, o sinal geralmente é de 10% para imóveis avulsos e entre 7% e 12% para as unidades na planta. Luz recomenda que o sinal seja o menor possível, pois em caso de o comprador ter o financiamento negado, por exemplo, ou problemas na documentação, o prejuízo é menor.

Quanto se paga de sinal na compra de um imóvel?

Via de regra, o valor de entrada, também conhecido como sinal, corresponde a 20% do valor do imóvel. Em alguns casos, o atual proprietário pode pedir uma porcentagem desse montante no ato de assinatura da promessa de compra e venda, como uma forma de registrar o compromisso com a evolução do negócio.

O que significa sinal de compra?

Termo corriqueiro nas vendas de imóvel o “sinal” tem como finalidade garantir a compra do imóvel, pois o interessado dá certa quantia em dinheiro para o vendedor a fim de garantir que este se comprometa a vender-lhe o bem.

Em que hipótese as arras podem ser computadas na prestação quando da execução do negócio?

A esse respeito estatui o Código Civil, no art. 417, in fine, que as arras, quando o contrato concluído for executado, deverão ser computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal, ou restituídas, se não o forem. ... As arras confirmatórias não são incompatíveis com a indenização do dano (...).

Qual das duas espécies de arras qualquer das partes poderá pedir indenização suplementar?

A parte inocente pode pedir indenização suplementar, se provar maior prejuízo, valendo as arras como taxa mínima. ... Neste caso, quem as deu perdê-las-á em benefício da outra parte; e quem as recebeu devolvê-las-á, mais o equivalente. Em ambos os casos não haverá direito a indenização suplementar.

Artigo anterior
Como descobrir o codigo postal da minha rua?
Artigo seguinte
Quanto tempo a galinha leva para chocar o ovo?