O que são arquivos correntes intermediários e permanentes?
Perguntado por: Fábio Carlos Rocha | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)
O que é um arquivo permanente?
Arquivo Permanente:
É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.
O que é um arquivo intermediário?
É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).
O que é um arquivo corrente?
É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
Quais são os 3 tipos de arquivo?
- Os arquivos podem ser divididos em:
- Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
- Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
- Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.
Arquivos correntes, intermediários e permanentes.
Quais são os tipos de arquivos que existem?
- TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
- DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
- PDF. ...
- PPT. ...
- JPEG. ...
- PNG. ...
- EPS. ...
- PSD, CDR e AI.
Quais são as classificações dos arquivos?
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
O que é um arquivo morto?
Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.
O que é um arquivo inativo?
Entenda o que é arquivo inativo e sua importância
E o arquivo inativo, que é composto por documentos que apresentam importância para o negócio, como rescisões de contrato, mas que não são consultados ativamente ou que não têm um papel primário na operação da empresa.
Quais documentos devem compor um arquivo corrente?
Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.
Quais são os arquivos permanentes?
Arquivo Permanente:
É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.
Qual é a diferença entre arquivo corrente e arquivo permanente?
Idades e tempo de armazenamento
No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.
São atividades de Arquivo Permanente?
As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.
O que é arquivo de terceira idade ou permanente?
Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor". Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.
Como organizar arquivos inativos?
- Faça a classificação de documentos. Para começar, é preciso classificar os documentos corretamente por meio da indexação. ...
- Tenha um espaço adequado para armazená-los. ...
- Faça a manutenção do arquivo. ...
- Tenha o suporte de uma empresa especializada.
Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?
23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.
O que são arquivos de prosseguimento?
TIPOS DE ARQUIVOS Arquivos de prosseguimento - Estes arquivos são conhecidos também pelos nomes de "imediato", "andamento", "vigilância", ou ainda pela expressão inglesa "Follow-up". ... Arquivo morto (permanente) - São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.
O que fazer com o arquivo morto?
Sua empresa pode muito bem manter seu arquivo morto em pastas dentro de caixas e armários, só que na sua administração é você quem manda. Primeiro o mais importante: papéis se desgastam com o tempo, por isso é bom digitalizar todos os documentos antes de ordená-los.
Para que serve Caixa arquivo morto?
A caixa de arquivo morto de papelão é muito utilizada em centros de documentação, escritórios, setores de recursos humanos e ambientes que desenvolvam atividades administrativas. Ela serve para que os materiais que não possuam funções cotidianas sejam arquivados corretamente.
O que é um arquivo morto Windows?
Arquivo morto = Especifica se o arquivo ou pasta deve ser arquivado. Alguns programas utilizam esta opção para controlar de quais arquivos e pastas foi feito backup. Não entendi, então quer dizer que dá na mesma, estar marcado com areqivo morto ou não.
Quais são as fases de um arquivo?
- Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
- arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
- intermediária; e fase permanente.
Quais são as principais técnicas de classificação e ordenação de arquivos?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Arquivo morto. ...
- Microfilmagem. ...
- Nuvem.
Porque devemos classificar os arquivos?
Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.
Quais os tipos de arquivos e suas funções?
Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.
O que é arquivo exemplos?
O que é arquivo
No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.
Qual é a camada interna da Terra?
Qual a sigla Europa?