O que são arquivos correntes intermediários e permanentes?

Perguntado por: Fábio Carlos Rocha  |  Última atualização: 20. April 2022
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Terceira idade: arquivo permanente
Cada ciclo de arquivo corrente, intermediário e permanente compreende rotinas e procedimentos diferentes de tratamento e conservação dos documentos e, consequentemente, uma organização apropriada. As três idades são complementares.

O que é um arquivo permanente?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

O que é um arquivo intermediário?

É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).

O que é um arquivo corrente?

É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?
  1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  3. PDF. ...
  4. PPT. ...
  5. JPEG. ...
  6. PNG. ...
  7. EPS. ...
  8. PSD, CDR e AI.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

O que é um arquivo inativo?

Entenda o que é arquivo inativo e sua importância

E o arquivo inativo, que é composto por documentos que apresentam importância para o negócio, como rescisões de contrato, mas que não são consultados ativamente ou que não têm um papel primário na operação da empresa.

Quais documentos devem compor um arquivo corrente?

Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.

Quais são os arquivos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Qual é a diferença entre arquivo corrente e arquivo permanente?

Idades e tempo de armazenamento

No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

São atividades de Arquivo Permanente?

As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

O que é arquivo de terceira idade ou permanente?

Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor". Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

Como organizar arquivos inativos?

Como organizar o arquivo inativo da empresa?
  1. Faça a classificação de documentos. Para começar, é preciso classificar os documentos corretamente por meio da indexação. ...
  2. Tenha um espaço adequado para armazená-los. ...
  3. Faça a manutenção do arquivo. ...
  4. Tenha o suporte de uma empresa especializada.

Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?

23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.

O que são arquivos de prosseguimento?

TIPOS DE ARQUIVOS Arquivos de prosseguimento - Estes arquivos são conhecidos também pelos nomes de "imediato", "andamento", "vigilância", ou ainda pela expressão inglesa "Follow-up". ... Arquivo morto (permanente) - São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

O que fazer com o arquivo morto?

Sua empresa pode muito bem manter seu arquivo morto em pastas dentro de caixas e armários, só que na sua administração é você quem manda. Primeiro o mais importante: papéis se desgastam com o tempo, por isso é bom digitalizar todos os documentos antes de ordená-los.

Para que serve Caixa arquivo morto?

A caixa de arquivo morto de papelão é muito utilizada em centros de documentação, escritórios, setores de recursos humanos e ambientes que desenvolvam atividades administrativas. Ela serve para que os materiais que não possuam funções cotidianas sejam arquivados corretamente.

O que é um arquivo morto Windows?

Arquivo morto = Especifica se o arquivo ou pasta deve ser arquivado. Alguns programas utilizam esta opção para controlar de quais arquivos e pastas foi feito backup. Não entendi, então quer dizer que dá na mesma, estar marcado com areqivo morto ou não.

Quais são as fases de um arquivo?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Quais são as principais técnicas de classificação e ordenação de arquivos?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

Porque devemos classificar os arquivos?

Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

O que é arquivo exemplos?

O que é arquivo

No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.

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