Qual é a natureza jurídica do casamento?

Perguntado por: Santiago Nuno Henriques  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

Concluímos então que o casamento é um contrato especial de direito de família. É negócio jurídico bilateral pois formado e guiado pela vontade das partes, mesmo que com normas e contornos legais/externos que não desconstituem sua junção de acordo entre os dois, como dito.

Quais são as teorias sobre a natureza jurídica do casamento?

A doutrina apresenta três teorias com relação ao casamento, a contratualista, a institucionalista e a eclética. ... Assenta-se na convicção de que o casamento é a “célula mater” da sociedade, e de interesse público, assim, a instituição do casamento dá-se por ação do juiz.

Qual o conceito e natureza jurídica do casamento?

O casamento é um ato jurídico solene pelo qual duas pessoas se unem sob as formalidades da lei, de sorte a criarem uma família, daí advindo efeitos jurídicos pessoais e patrimoniais. Pode também o casamento ser entendido como uma convenção social, sendo a família um fato decorrente e natural, daí advindo.

Qual é a natureza jurídica da solenidade inserta no casamento?

Alguns autores dizem que o casamento é um “contrato de adesão”, porque seu aceite implica a aderência de ambos os contratantes quanto ao que se define no artigo 231 do Código Civil, sendo possível aos cônjuges somente dispor a respeito do regime de bens do casal. ...

Qual a natureza jurídica da cobrança do casamento?

Natureza jurídica e Legalidade da cobrança de taxa pela reprodução pública de músicas pelo ECAD em casamentos. ... Determinado o que é execução pública, insta salientar que tal reprodução é passível de cobrança pelo ECAD, na forma da lei 9610/98, enquanto a execução privativa é imune.

Casamento e União Estável - Natureza Jurídica do Casamento

38 questões relacionadas encontradas

Qual teoria é aplicada no que tange à natureza jurídica do casamento?

NATUREZA JURÍDICA DO CASAMENTO

A teoria Contratualista, acolhida pelo código Napoleão, e que flo- resceu no século XIX, defende que o casamento seja um contrato inter pars possuindo validade e eficácia que decorrem exclusivamente da vontade dos nubentes, enquanto ele existir.

Qual a natureza jurídica dos emolumentos?

A natureza jurídica do emolumento notarial e registral reveste-se, portanto, de essência privatística, funcionando como uma contraprestação remuneratória, salarial, de propriedade do notário e registrador, e que tem como fim o cometimento dos seus misteres públicos e sociais.

Qual a natureza jurídica do direito?

A natureza jurídica é um conceito que busca explicar o princípio ou a essência de um instituto jurídico, ou seja, de uma medida, situação ou um fato que existe no Direito. ... Assim, a partir destas características, a natureza jurídica é utilizada para fazer a classificação dentro de uma determinada categoria.

Qual é a natureza jurídica do direito de família?

O direito de família constitui o ramo do direito civil que disciplina as relações entre pessoas unidas pelo matrimônio, pela união estável ou pelo parentesco, bem como os institutos complementares da tutela e curatela, visto que, embora tais institutos de caráter protetivo ou assistencial não advenham de relações ...

O que é casamento solene?

A celebração do casamento é um ato solene e formal. De posse da certidão de habilitação, expedida pelo Oficial do Registro Civil de Pessoas que conduziu o procedimento de habilitação, os nubentes dirigem-se à autoridade designada pelo Estado para que ele designe dia, hora e local para celebrar a cerimônia de casamento.

Qual é o conceito de casamento?

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. ... Para o cristianismo, o casamento é interpretado como a união de um homem e uma mulher sob a presença de Deus.

Qual conceito de casamento?

Nas palavras do professor César Fiuza “o casamento é a União Estável e formal entre homem e mulher, com o objetivo de satisfazer-se mutuamente, constituindo família” (FIUZA, 2011, p. 1031). O objetivo do casamento é estabelecer a comunhão de vida entre os cônjuges, constituindo família.

Qual espécie de fato jurídico o casamento representa?

O casamento, por ser ato jurídico, percorre os três planos, mas a união estável, por ser ato-fato jurídico, percorre apenas os planos da existência e da eficácia. O art. 1.725 do Código Civil admite que os companheiros possam celebrar contrato escrito para regular “as relações patrimoniais”.

Qual a finalidade do casamento segundo o Código Civil?

Casamento civil – É a união entre duas pessoas, que estabelecem comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres. ... Se não for acompanhado de registro em cartório (casamento religioso com efeito civil), a união não é legalmente formalizada e os noivos permanecem com o estado civil de solteiros.

O que é um casamento contratual?

Um contrato de casamento é geralmente feito antes da cerimônia, por isso é chamado de pré-nupcial. Tanto no casamento quanto em uma união estável, quando não é definido qual o regime de divisão de bens, a Justiça considera que o regime é parcial.

Quais as principais características do casamento?

Principais Características Do Casamento

O casamento é ato pessoal, porque deve ser realizado por pessoa. Todavia, em razão de ser possível sua realização por meio de procurador, não é ato personalíssimo; O casamento é ato civil; O casamento é ato gratuito, o que significa que a celebração do casamento é gratuita.

Qual a natureza jurídica do direito das famílias público ou privado?

O Direito da Família é o ramo do direito privado que se destina a reger as relações familiares, prevendo um conjunto de regras sobre a família e as relações que se estabelecem entre os seus membros (relação matrimonial, relações de parentesco, relações de afinidade e relações de adoção).

Quais são as normas do direito de família?

Estatuto da Criança e do Adolescente

Conhecido como ECA, a Lei nº 8.069 de 1990 traz temas muito relevantes para o Direito de Família, principalmente no que diz respeito ao direito à convivência familiar. A lei dispõe sobre a família natural e a família substituta, que abrange a guarda, a tutela e a adoção.

O que é considerado família pela lei?

Art. 2º Para os fins desta Lei, define-se entidade familiar como o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

O que significa a palavra natureza jurídica?

A natureza jurídica de uma empresa é o seu regime jurídico, pois define exatamente quais exigências e normas os sócios terão que obedecer. ... Existem algumas naturezas jurídicas que se enquadram a negócios de pequeno porte, portanto, saiba aqui como descobrir a natureza jurídica de uma empresa.

Qual é a natureza jurídica do processo?

Por conseguinte, a natureza jurídica do processo é ser um procedimento, isto é, uma cadeia de atos, previstos por normas, necessários à produção de um efeito jurídico final.

Qual a natureza jurídica do direito de ação?

Capítulo I: Natureza jurídica da ação. Ação é o direito do particular de solicitar prestação jurisdicional. ... O exercício do direito de ação é a forma de provocar a jurisdição, ou seja, a ação é o direito de pedir a tutela jurisdicional e não a tutela jurisdicional em si, no sentido da procedência da ação."

O que é emolumentos de cartório?

Emolumentos são taxas remuneratórias de serviços públicos, tanto notarial, quanto de registro, configurando uma obrigação pecuniária a ser paga pelo próprio requerente. Fundamentação: Artigos 98, §2º; e 236, §2º, ambos da CF.

O que são emolumentos Cartorarios?

Os emolumentos são taxas sobre serviços prestados e que dizem respeito tanto ao âmbito financeiro quanto judicial, especialmente em relação aos cartórios.

Quanto à natureza jurídica do casamento Pode-se afirmar que a adotada no Brasil?

Concluímos então que o casamento é um contrato especial de direito de família. É negócio jurídico bilateral pois formado e guiado pela vontade das partes, mesmo que com normas e contornos legais/externos que não desconstituem sua junção de acordo entre os dois, como dito.

Artigo anterior
Quantos anos Harry Potter tinha quando foi para Hogwarts?
Artigo seguinte
Com quantos meses de gravidez aparece a barriga?