O que são aforismos?

Perguntado por: Núria Silva de Vaz  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

Aforismo é um gênero textual ou uma obra deste gênero caracterizado por frases breves que possuem uma definição de um preceito moral ou prático.

O que é um aforismo exemplos?

Significado de Aforismo

substantivo masculino Máxima que, em poucas palavras, explica uma regra ou princípio moral; apotegma; ditado: tal pai, tal filho é um famoso aforismo.

O que significa eu aforismo?

Aforismo é um texto breve que enuncia uma regra, um pensamento, um princípio ou uma advertência. ... Do grego “aphorismus”, que significa “definição breve”, “sentença”. Alguns sinônimos de aforismos são: ditado, máxima, adágio, axioma, provérbio e sentença.

O que é aforismo para Nietzsche?

O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de «eternidade»: a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro -, o que outro qualquer «não» diz nem num livro inteiro....

O que é ser Aforista?

Pessoa que faz ou usa aforismos.

Definição de aforismos, reflexões e desabafos.

31 questões relacionadas encontradas

O que é estilo Aforismático?

Significado de Aforismático

adjetivo Que pode ser semelhante ou característico de aforismo. Em que há aforismo. ... Aforism(o) + ático.

O que Nietzsche queria dizer sobre a reavaliação da moral?

De acordo com a discussão que Nietzsche realiza sobre a origem dos valores morais, pode-se afirmar que: a) na avaliação reativa, os fracos primeiro avaliam a si mesmos como bons e daí decorre a avaliação do outro, o forte, como mau.

Qual a diferença entre provérbio e aforismo?

Em suma, o provérbio e o aforismo distinguem-se pelo facto de o primeiro ter origem popular e o segundo ser criado no quadro da reflexão filosófica. O dístico é uma forma poética que pode conter uma máxima.

O que é uma máxima na filosofia?

Uma máxima é um princípio subjetivo do querer e o princípio objetivo é uma lei, porém, o princípio objetivo, ou seja, a lei prática, serviria também de princípio prático subjetivo (máxima) caso a razão fosse a única governante no homem.

Qual a origem do aforismo Conhece-te a ti mesmo?

"Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia. Não há certeza absoluta em relação a quem foi autor desta máxima, mas há vários autores que atribuem a autoria da frase ao sábio grego Tales de Mileto.

O que Bacon crítica nesse?

Francis Bacon elaborou uma crítica ao método indutivo de Aristóteles antes de detalhar a sua própria teoria. O filósofo Francis Bacon defendia que o método indutivo era o mais eficaz para se compreender o funcionamento da natureza.

O que significa o brocardo?

Significado de Brocardo

substantivo masculino Aforismo, máxima ou texto breve que explica uma regra ou princípio moral; provérbio (vox populi, vox Dei: voz do povo, voz de Deus). [Jurídico] Máxima jurídica; texto que expressa concisamente um conceito e regra jurídica. Etimologia (origem da palavra brocardo).

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que significa a palavra pernóstica?

Que ou quem gosta de usar palavras ou expressões difíceis ou pouco usuais e cujo significado, geralmente, não conhece bem.

O que é uma máxima?

Significado de Máxima

substantivo feminino Princípio admitido em qualquer arte ou ciência; axioma. Preceito que serve, ou pode servir, de regra de conduta; aforismo.

O que quer dizer a máxima?

Preceito importante para servir de norma na vida. 2. Dito sentencioso; axioma; conceito. 3.

O que é uma máxima na filosofia kantiana?

Segundo a definição kantiana, máxima é o princípio subjetivo da ação e precisa ser distinguido do princípio objetivo – a saber, a lei moral9, isso é, um princípio cujo escopo contempla um agente (e por isso é dito subjetivo) e motiva sua ação, de forma que ela seja, então, uma lei representada.

Como Nietzsche compreende a moral?

Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.

Qual o papel da moral em Nietzsche?

Já no século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche teceu duras críticas à moral ocidental, ainda fortemente determinada pelos valores cristãos, acusando-a de ser uma moral que subjuga o ser humano como ser natural, castra sua força e sua capacidade de criação e nega a sua própria vida.

O que Nietzsche quer dizer ao afirmar que a ética e portanto a reflexão moral acerca da ação?

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação. É a ética que vai garantir às ações das pessoas a correção moral, sendo que, muitas vezes, uma ação moralmente ética pode não se enquadrar na moral de uma determinada sociedade.

Como usar o quanto?

quanto: coordenação de dois elementos. A expressão tanto... quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Quanto é junto ou separado?

As duas grafias estão corretas, mas a colocação deve ser observada. A expressão “em quanto” separado é formada pela preposição em e pelo pronome ou determinante interrogativo quanto (o mesmo que quantidade de, que número de, que quantia).

Como usar a palavra quanto?

Entenda quando usar em quanto

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

O que é um brocardo jurídico?

Os brocardos jurídicos, também chamados de axiomas ou de máximas jurídicas, constituem um pensamento sintetizado em uma única sentença, que expressa uma conclusão reconhecida como verdade consolidada.

O que significa o brocardo in claris cessat interpretatio?

O brocardo jurídico "in claris cessat interpretatio", de origem medieval, representou o mais absoluto império da lei, no processo interpretativo. ... Preconizava-se que, quando a lei fosse clara, cuja leitura não mostrasse nenhuma obscuridade ou ambigüidade, não haveria necessidade de interpretação.

Artigo anterior
Qual é a importância da observação de aula para o processo de ensino e aprendizagem?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para colher a batata doce?