O que saber antes de constelar?

Perguntado por: Luísa Alexandra Freitas de Assunção  |  Última atualização: 18. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

O facilitador(a) da constelação familiar (constelador(a)) desempenha um papel muito importante. Antes de constelar, pesquise sobre ele (ela), verifique suas qualificações, experiência e filosofia de trabalho. A conexão e confiança com o profissional são fundamentais para uma sessão bem-sucedida.

O que você precisa saber antes de constelar?

Antes de abrir uma Constelação Familiar, o facilitador precisa perguntar para o cliente o que ele deseja trabalhar naquela sessão. O assunto precisa ser definido da forma mais objetiva possível, em duas ou três frases de preferência. Este sempre será o ponto de partida para este tipo de trabalho.

Como se preparar para fazer uma constelação familiar?

O primeiro passo para se preparar para uma constelação familiar é buscar o autoconhecimento. Refletir sobre sua história de vida, seus relacionamentos e suas emoções pode ajudar a identificar pontos de conflito e temas que precisam ser trabalhados.

O que devo falar na constelação familiar?

Constelação Familiar é um tipo de terapia integrativa em que o cliente revisa todas as situações familiares que moldaram seu estágio atual de vida. Assim, vemos a importância e o papel de nossos avós, tios, pais, mães e outros membros em nossa constituição como indivíduos.

Quais os riscos da constelação familiar?

No documento enviado ao Ministério dos Direitos Humanos, o grupo afirma que a prática "pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou de desorganização psíquica, exigindo assim um acompanhamento profissional psicológico que não é oferecido durante as sessões".

O que você precisa saber antes de Constelar?

33 questões relacionadas encontradas

Porque não acreditar em constelação familiar?

A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...

Porque a constelação familiar foi proibida?

A prática da constelação familiar está em desacordo com as diretrizes normativas relacionadas a gênero e sexualidade estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia porque reproduz conceitos patologizantes, ou seja, que tendem a classificar como anormais condições relacionadas a identidades de gênero, orientações ...

O que pode acontecer depois da constelação familiar?

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Quem não pode fazer constelação familiar?

Veja abaixo 10 casos em que uma pessoa não pode ser constelada:
  1. Quem quer a constelação de graça. ...
  2. Quem quer pagar, mas acha caro ou diz que não tem condições. ...
  3. Quem quer constelar por outras pessoas. ...
  4. Quem quer constelar para que outras pessoas façam algo.

Qual o prazo sobre os resultados de uma constelação familiar?

Uma constelação pode atuar por meses com um efeito dominó.

Quais temas posso constelar?

TEMAS A CONSTELAR
  • Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs);
  • Conflitos entre casais;
  • Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros;
  • Dificuldades de relacionamento, de uma forma geral;
  • Dificuldades para se comunicar, se expressar;
  • Problemas de saúde;

Quando preciso constelar?

Quem sente uma dor ou tem um problema específico pode constelar e, a partir do que se mostra no campo, encontrar as raízes e um caminho de solução para a sua questão. No momento da constelação, o constelado entra em contato com o seu tema e fala de forma breve o que o trouxe até o atendimento.

O que é constelação familiar tem a ver com espiritismo?

A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.

Quanto custa para constelar?

Para saber o quanto custa constelação familiar, deve-se ter em mente que podem existir algumas variações causadas por conta da localidade, da qualificação do profissional ou do estilo de sessão. Em termos gerais, o valor fica entre R$ 150,00 e R$ 400,00.

Quantas vezes posso constelar?

Em geral com apenas uma Constelação é possível resolver a questão. Porém se depois de um tempo a pessoa desejar, ela pode constelar novamente o mesmo tema. Apenas recomenda se um certo intervalo de tempo entre uma constelação e outra, para que haja tempo do efeito que surge poder atuar.

Por que devo constelar?

Traumas e questões passadas: Constelações Sistêmicas podem ajudar a trazer à luz traumas passados ou questões não resolvidas que podem estar afetando o presente. Luto e perda: Constelações podem ser úteis para lidar com a dor e o luto, ajudando os indivíduos a encontrar uma maneira de se moverem através da perda.

O que os psicólogos falam sobre constelação familiar?

O Conselho Federal de Psicologia aponta divergências éticas e de conduta profissional no uso da técnica de constelação familiar; e considera que não é compatível com legislações da área e o código de ética da profissão.

O que a Psicologia diz sobre constelação familiar?

Recomendação nº 01/CEVID/TJPR/2022– recomenda a não utilização das constelações familiares ou sistêmicas em violência doméstica e familiar contra a mulher. Resolução CFP nº 18/2022– cria o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito e estabelece diretrizes para o seu funcionamento.

O que é constelação familiar é de Deus?

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica que busca identificar e resolver problemas familiares através da representação simbólica das relações familiares. Muitas pessoas se perguntam o que a Bíblia tem a dizer sobre essa prática.

É seguro fazer constelação familiar?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Quantas sessões são necessárias na constelação familiar?

A constelação familiar é uma terapia breve e, por isso, não necessita de muitas sessões para elucidar uma questão. Isso acontece porque a constelação familiar atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez.

Tem como fazer constelação familiar sozinho?

Como fazer constelação familiar sozinho
  1. Preparação. Antes de iniciar a constelação familiar sozinho, é importante criar um ambiente tranquilo e seguro. ...
  2. Defina o tema. ...
  3. Represente as pessoas. ...
  4. Posicione os objetos. ...
  5. Observe as sensações. ...
  6. Faça perguntas. ...
  7. Registre suas percepções. ...
  8. Busque apoio profissional.

Quais são as 3 Leis da constelação familiar?

O filósofo, teólogo e psicólogo Bert Hellinger, criador das constelações familiares, observou em seus estudos que existem 3 leis universais que regem as dinâmicas familiares: A lei da Hierarquia, a lei do equilibro e a lei do pertencimento.

Quais as três leis da constelação familiar?

Assim, ele reconheceu três leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos, também denominadas por ele como ordens do amor, a saber: pertencimento, hierarquia ou ordem e equilíbrio.

Qual a diferença de constelação familiar e sistêmica?

A Constelação Familiar é considerada e ensinada como uma prática sistêmica, no entanto, fica a pergunta: o que se entende ao afirmar que ela é sistêmica? O autor não esclarece teoricamente o que chama de sistêmico, uma vez que sua técnica se dedica mais à prática do que à teoria.

Artigo anterior
São competências básicas para os profissionais do futuro?
Artigo seguinte
Quais os alimentos que aumentam o fluxo menstrual?