O que retratam os romances urbanos de José de Alencar?

Perguntado por: Wilson Rui Baptista Leite Santos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Muitas vezes escritos de acordo com o padrão dos folhetins, os romances urbanos de Alencar narram a vida da alta sociedade do Segundo Império e suas intrigas amorosas. Fazem referências a logradouros e espaços de convívio, retratando de maneira fidedigna os espaços físicos do período.

Quais as temáticas dos romances urbanos?

O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.

Que característica representa o romance urbano?

Características do romance urbano

O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.

Quais são os romances urbanos de José de Alencar?

Romances Urbanos: "Cinco Minutos" (1860), "Lucíola" (1862), "A Pata da Gazela" (1870), "Sonhos d'Ouro" (1872) e "Senhora" (1875);

Como se caracteriza o romance regionalista de José de Alencar?

São os romances de fundo histórico, voltados para o período colonial brasileiro propondo uma nova interpretação para fatos marcantes do período colonial do século XVII, como a busca por ouro e as lutas pela expansão territorial.

Romances Históricos, Regionalistas e Urbanos de José de Alencar

34 questões relacionadas encontradas

O que é um romance regionalista?

Dá-se o nome de "romance regionalista" ou "romance de 30" a um conjunto de obras de ficção escritas no Brasil a partir de 1928, ano de publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida.

Quais as características que aparecem no romance do movimento indianista de José de Alencar?

O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.

Quais os principais autores do romance urbano?

José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo são os principais representantes do romance urbano brasileiro.

Quais os principais tipos de romance romântico e do que tratam?

Tipos de romances
  • Romance indianista. O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. ...
  • Romance histórico. O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade. ...
  • Romance urbano. ...
  • Romance regionalista.

Como é a linguagem do romance urbano?

O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830. ... Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida é considerado por alguns romance urbano. Os romances urbanos criam um público leitor ávido e fiel.

Qual o tipo de abordagem do romance urbano?

Por tipo de abordagem: Romance Urbano – A vida social das grandes cidade é retratada e as tramas incluem intrigas amorosas, traições, ambientes urbanos e situações cotidianas das pessoas que vivem nas cidades.

Quais são as características da prosa urbana?

- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.

Quais são os tipos de romances românticos?

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

Quais são as principais características do romantismo literário?

Características do Romantismo

sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Quais são os 4 tipos de romance?

O que é Romance?
  • Romance Histórico. O romance histórico destaca vida e costumes em determinada época e lugar na história. ...
  • Romance Romântico. O romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. ...
  • Romance Realista. ...
  • Romance Naturalista. ...
  • Romance Modernista. ...
  • José de Alencar.

Como se classifica o romance romântico exemplifique?

O Romance Romântico busca responder às exigências do público leitor mediano do fim do século XVIII e início do século XIX. Sofre as influências dos costumes urbanos e das amenidades das zonas rurais, retoma o mito do cavaleiro medieval, que agora é o herói local.

Quais os tipos de romances mais populares no Brasil durante o Romantismo?

A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional. Leia mais sobre o assunto: Romantismo.

Quem foi o responsável pelo surgimento do verdadeiro romance brasileiro?

Iniciador do romance brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo foi primeiro escritor a se dedicar a tipo de obra.

Quais os autores da prosa regionalista?

Os principais autores regionalistas são: José Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.

Porque o livro Senhora e um romance urbano?

Sendo um dos últimos de Alencar, Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX, mesma época em que o autor vivia. Nessa obra pertencente à época literária do Romantismo já é possível observar características do Realismo e do Naturalismo.

Quais as principais características do indianismo?

Principais características do Indianismo:

Ele é o representante dos valores puros da natureza, em contraposição aos vícios e defeitos do homem branco moderno (daquele período). - O índio brasileiro é apresentado e defendido como sendo um representante da identidade nacional, sendo, portanto, um “verdadeiro brasileiro”.

Quais as características específicas do romance indianista e do romance regionalista do Romantismo do Brasil?

Explora o nacionalismo literário, já encontrado no Indianismo, mas diferente das demais correntes do romantismo, não sofre as influências europeias. É fruto da tomada de consciência dos valores específicos da cultura brasileira, está ligado às particularidades de grupos sociais em suas diferentes regiões.

O que é um romance indianista?

Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. ... Com a obra de José de Alencar o indianismo romântico é expressão do épico associado ao lírico em dimensões míticas.

Quais as principais características do regionalismo?

O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.

O que é um romance na literatura?

O romance é uma forma literária narrativa escrita em prosa que se popularizou na literatura ocidental durante o século XIX. Suas origens, entretanto, remetem a Dom Quixote, novela de cavalaria escrita por Miguel de Cervantes no século XIV, considerada um precursor do romance moderno.

Artigo anterior
Qual o CFOP para o CST 060?
Artigo seguinte
Qual o papel dos avós na vida dos netos?