O que representa o sacrifício de Jesus?

Perguntado por: Laura Teixeira  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Os cristãos tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.

Qual é o significado do sacrifício de Jesus?

Sacrifício vicário ou sacrifício expiatório é conhecido em teologia cristã como o sacrifício substituto de Jesus Cristo pelo pecado do homem na cruz. Segundo o Dicionário Bíblico Universal, era a expiação do pecado por meio de uma vida dada em substituição.

O que o sacrifício representa?

Sacrifício (do Latim: Sacrificium; literalmente: "ofício sagrado"), também conhecido como imolação, oblação, oblata, oferenda ou oferta, é a prática de oferecer aos deuses, na qualidade de alimento, a vida (designada como "vítima") de animais, humanos, colheitas e plantações, como acto de propiciação ou culto.

O que o sacrifício de Jesus nos trouxe?

O Cristo Crucificado tornou-se a maldição que nos trouxe a bênção e a salvação, porque o madeiro, a cruz eram reservados aos malditos, para aqueles que cometiam as maiores atrocidades. Cristo se fez o último, o maldito, para que fôssemos benditos, restaurados, curados e libertos.

Qual o significado do sacrifício na Bíblia?

O Significado do Sacrifício

Sacrifício significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens terrenos e disposição para levar avante a Sua obra. O Senhor ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33).

Sacrifício de Jesus na cruz trouxe o poder da salvação para a humanidade

34 questões relacionadas encontradas

Qual o poder do sacrifício?

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados.

Como era feito o sacrifício pelo pecado?

A expiação em Israel começava pelo sacerdote e sua casa, que oferecia um novilho em sacrifício pelo pecado. Em seguida, eram tomados dois bodes, e um deles seria enviado para o deserto como emissário, no intuito de levar o pecado do povo.

O que foi feito com a cruz de Cristo?

Segundo o Evangelho, após a morte de Jesus na cruz, seu corpo foi levado para um túmulo, no que hoje é a Cidade Velha de Jerusalém. E por quase 300 anos não houve menção na narrativa cristã sobre o destino da cruz.

Por que Jesus morreu por amor por nós?

Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou. Não foi um amor por obrigação e sua morte não foi forçada. A morte de Cristo foi um ato voluntário, amoroso e expiatório, isto é, um sacrifício do justo pelo injusto.

O que Jesus veio fazer aqui na Terra?

O QUE JESUS VEIO FAZER NA TERRA? Veio aniquilar o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Hebreus 2.14.

Qual é o significado dos sacrifícios humanos praticados pelos astecas?

Para os astecas, os sacrifícios humanos eram como alimento para os deuses. Os rituais asseguravam a existência da humanidade. Segundo relatos dos conquistadores espanhóis que destruíram o Tempo Mayor, as vítimas sacrificadas eram prisioneiros de guerra, em sua maioria.

É melhor obedecer do que sacrificar Bíblia?

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à apalavra do Senhor? Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros.

Porque Jesus pagou um alto preço por nós?

Porque fostes comprados por preço. ... Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." Quando contemplo o preço que Cristo Jesus pagou pela minha salvação, sinto-me valoroso demais, pois Jesus pagou o preço com a própria vida. Um alto preço foi pago por mim.

O que significa a palavra INRI?

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus).

O que a Bíblia fala sobre a morte de Jesus?

As primeiras narrativas históricas detalhadas sobre a morte de Jesus estão nos quatro evangelhos canônicos (Mateus 27:33-44; Marcos 15:22-32; Lucas 23:33-43; João 19:17-30). Há outras referências implícitas nas epístolas do Novo Testamento. Nos evangelhos sinóticos, Jesus prevê sua morte em três ocasiões diferentes.

Qual foi a madeira da cruz de Cristo?

A ponta do prego possuía fragmentos de madeira de oliveira indicando que ele fora crucificado em uma cruz de desse tipo de madeira em uma oliveira de fato.

O que aprendemos com Simão Cirineu?

Simão de Cirene começou a chorar, reconhecendo que o bem, mesmo quando praticado por imposição, é uma força atraindo a ajuda do céu. Ora, se o Cirineu instado, ou seja, obrigado a ajudar Jesus recebeu como recompensa a cura da filha muda e cega, você já pensou fazer o bem espontaneamente?

Onde estão os pregos da cruz?

Hoje em dia são trinta os pregos remanescentes, e pertencem às dioceses católicas Roma, Veneza, Aachen, Madrid, Nuremberga, Praga, entre outras.

Como era feito o sacrifício do cordeiro?

Os hebreus ofereciam sacrifício de um cordeiro "puro, sem manchas e sem defeito" a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais era frequente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo.

Como era feita a adoração no Antigo Testamento?

Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus: a) Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (Gn 12:7-8; 13:4); b) Em seguida veio a adoração no tabernáculo e no templo, com um sistema completo de sacrifícios; c)A adoração nas sinagogas começou durante o cativeiro; d) A ...

Como era feito o sacrifício de elcana?

No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.

Qual o poder de uma oferta?

Oferta – Prosperidade.

Paga voluntária, podendo ser em dinheiro ou não, quelibera prosperidade na vida do cristão. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.

O que a Bíblia diz a respeito da obediência?

Deuteronômio vinte e oito fala sobre as bênçãos de ser obediente, esta palavra foi proferida ao povo de Israel. Se o povo obedecesse a Deus seriam exaltados entre as nações e a benção de Deus acompanharia todas as áreas da vida daquele povo. ... As bênçãos decorrentes da obediência começam com atentarmos a voz de Deus.

O que é obediência para Deus?

A obediência a Deus significa a obediência à Palavra de Deus, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar um lugar no Paraíso, após a sua morte. O sentido de obediência a Deus está presente em todas as religiões, seja cristã ou mesmo pagã.

Artigo anterior
O que acontece se não retirar a safena?
Artigo seguinte
Quantas portas tinha o muro de Jerusalém?