O que acontece se não retirar a safena?

Perguntado por: Iris Teresa de Magalhães  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Quando dilatadas, as safenas deixam de promover o retorno venoso adequadamente, podendo sobrecarregar outras veias, causando inchaço e dores nas pernas.

Quais os perigos da veia safena?

O refluxo da veia safena pode comprometer a circulação de retorno do sangue, resultando em edema e dor nos membros inferiores e aumentando riscos de trombose e embolia pulmonar e feridas nas pernas.

O que acontece se não operar a safena?

A fase final da doença são as úlceras venosas. Grandes feridas nas pernas de difícil cicatrização. A evolução é muito lenta, mas progressiva. tudo depende do grau de comprometimento da safena e das repercussões cutâneas que estão presentes.

É perigoso tirar a veia safena da perna?

A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.

Qual o perigo da safena entupida?

Riscos da cirurgia para retirar a safena

Trombose nas pernas; Hematoma; Lesão de nervos próximos à veia safena; Embolia pulmonar.

Quando retirar a veia safena? Não vai fazer falta?

39 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas da safena entupida?

Inchaço em apenas uma das pernas
  • Palidez nas pernas;
  • Cãibras frequentes;
  • Sensação de fraqueza e cansaço muscular;
  • Ferimentos na pele de difícil cicatrização;
  • Dedos com pontas escurecidas;
  • Dormência nas pernas;

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com ponte de safena?

Expectativa de vida após cirurgia de ponte de safena aproxima-se de 18 anos, diz epidemiologista.

Como fica a perna depois de tirar a safena?

A retirada de safena pode ocasionar problemas na circulação venosa das pernas, prejudicando a remoção de excesso de líquidos nas pernas. O acumulo de líquidos nas pernas pode causar inchado e dor nas pernas.

Como é feita a cirurgia de retirada da veia safena?

Após identificar a veia safena, o cirurgião insere um fio de aço por dentro da veia safena de uma incisão a outra e, orientado pelo fio, o cirurgião desconecta a veia safena e a extrai por uma das incisões. As duas incisões são suturadas com pontos internos e externos.

Quem tira a safena pode ter trombose?

Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.

Qual o perigo de varizes nas pernas?

As varizes oferecem riscos à saúde e, quando não são tratadas, podem dar origem a outros problemas, como explica Carlos Peixoto: “As principais complicações e que apresentam maior risco são as flebites, as tromboses, as manchas nas pernas e as feridas (úlceras)“.

Quando é indicada a cirurgia de ponte de safena?

Indicação da Cirurgia de Ponte de Safena

No geral, ela acontece quando os médicos identificam a falência do tratamento clínico ou que o tratamento clínico requer uma intervenção complementar. Em alguns casos, a doença coronariana pode apresentar características em que o tratamento cirúrgico é o mais indicado.

Qual a importância da veia safena?

Ela vai do dedão do pé até a virilha e é responsável por fazer circular grande parte do sangue que irriga as pernas. Para isto, esta veia possui pequenas válvulas que vão levando o sangue de volta ao coração.

Qual a veia da perna que vai para o coração?

A ponte de safena, também conhecida por bypass cardíaco ou revascularização do miocárdio, é um tipo de cirurgia cardíaca no qual um pedaço da veia safena da perna e colocado no coração, para transportar sangue desde a aorta até ao músculo cardíaco.

Como tratar veia safena?

Os principais tratamento para a veia safena são:
  1. Cirurgia tradicional de varizes (safenectomia), radiofrequencia.
  2. Laser endovenoso.
  3. Radiofrequencia.
  4. Escleroterapia com espuma.
  5. Flebogrif.
  6. Tratamento com cola (Clarivein)

Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia de varizes?

De acordo com as recomendações do cirurgião vascular, o paciente deve ficar em repouso, em casa, nas primeiras 24 horas após a cirurgia, retornar à rotina diária entre 1 e 2 dias, realizar atividades físicas depois de uma semana e não expor a pele ao sol por pelo menos 30 a 45 dias após o procedimento.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma veia estourada?

Na maioria dos casos, vemos que em até 6 meses, ja temos um resultado bastante satisfatório, porém algum "sinal" pode permanecer mesmo após bastante tempo.

É perigoso cirurgia de varizes?

A cirurgia de varizes é extremamente segura.

O risco de morrer em decorrência desse tipo de cirurgia é praticamente zero e o risco de complicações maiores como amputações e tromboses também é bastante pequeno.

Como fica uma perna depois de uma cirurgia de varizes?

É comum que algumas manchas escuras apareçam após o procedimento cirúrgico: elas irão sair com o tempo. Porém, caso você sinta muita dor e queimação nas pernas durante o período de recuperação, fale com o médico que te operou. Saiba mais: Como evitar varizes: não perca essas 7 dicas!

Como elevar as pernas após cirurgia de varizes?

É importante elevar as pernas na hora de dormir

Outra opção é elevar os pés da cama ou colocar uma espécie de apoio embaixo do colchão para elevar toda a perna e não apenas o calcanhar e os pés. Esta atitude facilita o retorno do sangue das pernas em direção à parte superior do corpo.

Porque as pernas incham após cirurgia de varizes?

O inchaço nas pernas após o tratamento de varizes pode representar de uma simples falta de repouso adequado ou do uso de meias elásticas a até complicações mais sérias como a trombose.

Quanto anos vive uma pessoa com stent?

O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent.

Pode um paciente q fez cirurgia de ponte de safena infartar?

Um grupo de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido busca maneiras de aumentar a durabilidade da ponte de safena, procedimento cirúrgico que consiste em usar parte de uma veia da perna para revascularizar o coração que teve o fluxo de sangue reduzido -- condição que pode levar ao infarto se não tratada.

Quem tem ponte de safena pode infartar?

O risco de morte é de cerca de 1 a 2%. Complicações cirúrgicas que podem ocorrer são infecciosas, que geralmente aparecem ao término da primeira semana pós-operatória. Além disso, o infarto pode acontecer pela manipulação das artérias, sendo geralmente intraoperatório, apesar de raro.

Como saber se tenho veia entupida no coração?

Pulsação acelerada e irregular: acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia. Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal.

Artigo anterior
Porque o barulho da água acalma?
Artigo seguinte
O que representa o sacrifício de Jesus?