O que radioatividade?

Perguntado por: Miguel Tiago Monteiro de Branco  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência e atravessar corpos opacos à luz.

O que é a radioatividade?

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

Quando ocorre a radioatividade?

O que é Radioatividade:

A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear.

O que é radioatividade e para que serve?

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

Quais os principais tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ). Não pare agora...

O que é a radioatividade? Como ela funciona?

18 questões relacionadas encontradas

Quais as 3 principais partículas radioativas com suas características?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais os tipos de desintegração radioativa e explique cada um deles?

Desintegração radioativa é um fenômeno nuclear em que um átomo, ao eliminar radiações (alfa e beta), transforma-se em um novo núcleo, ou seja, em um novo átomo. ... O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

O que é o material radioativo?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. ... O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

Em que é usada a radioatividade?

Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. ... Outra aplicação na Medicina é o tratamento de doenças, especialmente o câncer. A radioterapia consiste na destruição das células do tumor cancerígeno pelo uso de fontes de radiação.

Quais os perigos do uso da radioatividade?

A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).

Onde a radioatividade é utilizada em nosso cotidiano?

A radioatividade pode ser aplicada em indústrias, centros de pesquisas, medicina nuclear, reatores nucleares, usinas de beneficiamento de minério de urânio e tório, e ainda unidades de ciclo do combustível nuclear. Na medicina a radioatividade é muito útil em raios X e tomografias.

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Porque um átomo emite radioatividade?

Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo. ... Como exemplo temos o Urânio, seja em seu estado sólido, líquido ou gasoso, ou ainda ligado a outra espécie, este elemento radioativo natural sempre emite radiações.

Onde tem radiação?

Veja abaixo alguns itens que você provavelmente não sabe que são radioativos:
  • 1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ...
  • 2 – Castanha-do-pará ...
  • 3 – Granito. ...
  • 4 – Cigarro. ...
  • 5 – Páginas brilhantes de revistas.

Quais os tipos de materiais radioativos?

Principais Elementos Radioativos
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Qual é o material mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Como saber a presença de material radioativo?

O sinal que indica a presença de radiação pode ser sonoro, uma luz ou a deflexão do ponteiro do medidor. Normalmente, ouvem-se estalos no contador, o que permite a contagem das partículas radioativas.

Qual é o elemento formado na desintegração?

Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).

Quais são as leis de desintegração radioativa?

As leis da desintegração radioativa

São elas: O átomo que libera uma partícula alfa tem seu número atômico diminuído em duas unidades e seu número de massa do átomo diminuído em quatro unidades. ... Não há variação no número de massa e no número atômico de um núcleo excitado que emite radiação gama.

Quais são as leis da radioatividade explique?

As leis da radioatividade estudam a transmutação natural de um núcleo atômico quando emite partículas radioativas alfa ou beta. As leis da radioatividade referem-se aos fenômenos nucleares estudados pelo químico inglês Frederick Soddy, com a co-autoria de Ernest Rutherford.

Quais as partículas associadas às radiações nucleares e suas características?

As partículas emitidas por um elemento radioativo podem ser de três tipos: Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ). ... Sua capacidade de penetração é, portanto, maior do que todas as outras formas de partículas. Esta radiação é de natureza eletromagnética e portanto, não precisa de um meio material para se propagar.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

Quais são as três partículas fundamentais de um átomo?

Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons.

O que acontece com um átomo ao emitir a partícula beta?

Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.

Quem criou o termo radioatividade?

Com a ajuda do marido Pierre Curie, que era físico, Marie Curie explorou o mineral chamado pechblenda, descobriu os dois novos elementos já citados, e inventou o termo radioatividade, foi a partir daí que se intensificaram os estudos neste assunto.

Artigo anterior
Quanto tempo dura um cd?
Artigo seguinte
Quanto ganha um garçom na suiça?