O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Perguntado por: Cláudio Wilson Torres de Matias  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

São transitivos diretos os verbos: “dizem”, “sabe”, “comprou”, “derrubar”, “construir”, “descobriu” e “disse”. São transitivos indiretos: “gosto” e “acredite”. E são intransitivos: “chegou”, “morrer” e “viver”.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos.
  1. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição.
  2. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Como saber se o verbo é Vtd ou VTDI?

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Como saber se o verbo e transitivo ou intransitivo exemplos?

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Quais são os verbo intransitivo?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Aprenda Fácil: VERBO TRANSITIVO DIRETO, INDIRETO E INTRANSITIVO

15 questões relacionadas encontradas

Como identificar a regência verbal de um verbo?

Regência verbal: veja como identificar

Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Qual a diferença entre o verbo transitivo é intransitivo?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

Como saber se é verbo transitivo indireto?

Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

Foi é verbo transitivo direto ou indireto?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

Como saber qual é o verbo da frase?

O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural. É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Quais verbos exigem regência?

Regência Verbal - Alguns verbos que causam dúvidas
  • • Agradar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Aspirar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. ...
  • • Chamar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Implicar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Precisar: transitivo direto e indireto.

O que é regência verbal é um exemplo?

A regência verbal é a parte da gramática que estuda a relação entre o verbo e seu complemento. Nesse processo, o verbo é regente, enquanto o complemento é o termo regido. Alguns verbos podem ter mais de uma regência, como “assistir”, que pode ser transitivo direto ou transitivo indireto.

Como aprender regência verbal?

A regência verbal estuda a relação correta (no sentido prescritivo) que se estabelece entre o verbo (termo regente) e seu complemento ou seu adjunto (termo regido). a) No sentido de fazer carinho, empregamos o verbo "agradar" como transitivo direto.

Como saber se é OD ou OI?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

Como explicar o que é objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes.

O que faz um verbo ser intransitivo?

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.

Sou é um verbo intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

Artigo anterior
Para que serve o Altilix?
Artigo seguinte
Quanto é 100 bilhões em notação científica?