O que quer dizer Rdw no exame de sangue?

Perguntado por: Melissa Baptista de Cunha  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

RDW é a sigla para Red Cell Distribution Width, o que em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, e que avalia a variação de tamanho entre as hemácias, sendo essa variação denominada anisocitose.

O que acontece quando o RDW está alto?

O RDW alto no hemograma é sinal de que os glóbulos vermelhos do sangue têm tamanhos variados, o que pode indicar defeitos na forma dessas células. Apesar de ser um achado comum no eritrograma, resultados com níveis altos de RDW podem indicar anemia.

Qual o valor normal de RDW?

Valores de referência: 32 a 36 g/dL. O RDW (red distribution width) é a determinação quantitativa do grau de anisocitose dos eritrócitos. Pode variar de 11,5 a 14,5%.

O que significa RDW em um hemograma completo?

A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.

O que significa VCM baixo e RDW alto?

Possíveis alterações do VCM

O VCM alto indica que as hemácias são grandes, sendo normalmente verificado um valor aumentado de RDW, situação conhecida como anisocitose. Saiba o que significa o RDW no exame de sangue. O valor aumentado pode ser indicativo de anemia megaloblástica e anemia perniciosa, por exemplo.

RDW-Índices hematimétricos

16 questões relacionadas encontradas

O que significa VCM baixo no hemograma?

E quando o VCM está baixo, o que significa? Neste caso, quando o nível do VCM está baixo, significa que as hemácias estão pequenas e são denominadas microcíticas, indicando, por exemplo, condições como anemia por deficiência de ferro, talassemia e doenças crônicas.

O que é VCM e HCM no exame de sangue?

No hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.

O que significa Eritroblasto no hemograma?

Os precursores das hemácias maduras são os chamados eritroblastos, células nucleadas que se encontram, normalmente, apenas na medula óssea; tais células só passam ao sangue periférico em condições de estímulo aumentado à gênese da série vermelha, como por exemplo na anemia hemolítica.

O que significa RDW baixo e VCM normal?

Os valores de referência de RDW para adultos vão de 11% a 14%, podendo variar conforme o laboratório. Se o RDW estiver baixo e o VCM também, pode indicar anemia causada por doenças crônicas ou ainda talassemia heterozigótica.

O que é Eosinofilos alto no exame de sangue?

Em geral, um alto número de eosinófilos pode ser sinal de alergia como asma ou dermatite atópica. Isso porque eles auxiliam o sistema imunológico nas respostas alérgicas. Dessa forma, quando há alergias no organismo, há o aumento dessas células.

Como se calcula o RDW?

Como se calcula o RDW

O valor de RDW obtêm-se através da divisão do desvio padrão (DP) pelo volume corpuscular médio (VCM) multiplicado por 100 (RDW = DP / VCM x 100), sendo que o desvio padrão representa o volume dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos.

Como saber se estou com anemia pelo hemograma?

Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.

Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

O quê anisocitose pode causar?

A anisocitose plaquetária causa problemas na coagulação, pois as plaquetas são elementos muito importantes nesse processo. Ela pode ser tanto hereditária como também pode ser adquirida ao longo da vida.

O que causa alteração na hemoglobina?

Em um exame de sangue de rotina, a anemia é relatada como baixa hemoglobina. A hemoglobina, rica em ferro, é a principal proteína dos glóbulos vermelho, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo.

Qual o tratamento para anisocitose?

Para o tratamento da anisocitose é preciso tratar a patologia que a originou. Por exemplo, se a razão dessas hemácias desreguladas for uma anemia, será necessário identificar o grau da anemia e então tratar com medicamentos adequados ou alimentação de acordo com orientações médicas.

O que é eritroblasto policromático?

O eritroblasto policromático é menor do que o eritroblasto basófilo, tem citoplasma policromático (acidófilo e basófilo), azul-acinzentado. O núcleo é menor e mais corado, tem cromatina condensada (roxa) e nucléolo não visível.

Como relatar eritroblastos no hemograma?

São precursores eritrocitários descritos normalmente como Eritroblastos quando encontrados no sangue periférico. A recomendação é a de reportar o valor absoluto de Eritroblastos em 100 leucócitos contados na diferencial. Ou incluir a quantidade de Eritroblastos na contagem diferencial após corrigir a leucometria.

Quais os parâmetros são avaliados no hemograma?

O HEMOGRAMA é o exame de sangue onde são analisados três tipos de células produzidas pela medula óssea, são elas: – Hemácias ou eritrócitos (glóbulos vermelhos), – Leucócitos (glóbulos brancos), – Plaquetas.

Como ler um hemograma completo?

Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.

O que é hipercromia no sangue?

Anemia hipercrômica: Valor maior a 31 picogramos, pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Também pode ser causado por doença hepática e após quimioterapia. Anemia normocrômica: Valores entre 27 e 31 picogramos, indica que a causa da anemia é perda de sangue.

Como saber pelo hemograma se a infecção é viral ou bacteriana?

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

O que é VPM baixo no sangue?

O volume plaquetário médio abaixo do normal está associado com extensão reduzida de doença arterial coronariana.

O que é uma anemia Macrocitica?

A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).

O que acontece quando os leucócitos estão baixos?

Leucócitos Baixos ou Leucopenia – Em que Consiste a Leucopenia. Uma contagem baixa de glóbulos brancos significa que sua corrente sanguínea contém menos células que combatem infecções e doenças (leucócitos) do que o normal.

Artigo anterior
Quantos anos uma sucuri pode viver?
Artigo seguinte
Como chama Banana na Venezuela?