Qual pronome relativo substitui QUE?
Perguntado por: Cláudio Duarte Carvalho Garcia Mota | Última atualização: 19. März 2025Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)
Uso do pronome relativo QUE O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
Como substituir o pronome que?
O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais". Exemplos: O livro que (o qual) eu li refere-se à norma do Novo Acordo Ortográfico.
O que pode ser usado no lugar do que?
1 de que, de que coisa, de qual coisa, de quais coisas, de que assunto, de qual assunto, de quais assuntos. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.
Que pronome relativo QUE?
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Como identificar o pronome relativo QUE?
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
Para Joana Marques 'fomos à disco': a loira das calças brancas combina com o pintas do cavalo branco
Quando o que não é pronome relativo?
O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.
Seria possível substituir o pronome relativo que pelo pronome relativo ONDE?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
Quais as funções do pronome QUE?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Que ou que exemplos?
Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?
Como se usa o pronome relativo?
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem.
Como evitar o uso do que?
A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.
Pode usar do que?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Qual é o uso do que?
Pronome Interrogativo Substantivo: quando vier junto de ponto de interrogação, acentuado. Exemplo: Que aconteceu? Aconteceu o quê?
Quantos é pronome de que?
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas. Exemplos de orações interrogativas diretas: “Que horas são?”
Como substituir o que nos textos?
Uma das formas mais comuns de substituir o "que" é utilizando pronomes relativos, como "o qual", "a qual", "os quais", "as quais". Esses pronomes podem ser usados para se referir a algo mencionado anteriormente, evitando a repetição do termo "que". Por exemplo: "O livro que eu li era muito interessante."
Quais são os pronomes que existem?
Os pronomes substituem ou acompanham os nomes (substantivos). Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.
Quais são os pronomes relativos variáveis?
Os pronomes relativos podem ser invariáveis, ou seja, sem gênero (masculino ou feminino) e sem número (singular ou plural): “que”, “quem” e “onde”, mas, também, podem ser variáveis, por apresentarem gênero e número: “o qual”, “os quais”, “a qual”, “as quais”, “cujo”, “cujos”, “cuja”, “cujas”, “quanto”, “quantos”, “ ...
Que como advérbio?
A palavra que será advérbio quando intensificar adjetivos e advérbios. Nesse caso, pode ser substituída por quão ou muito; em geral, é usada em frases exclamativas. – Que linda é essa garota! – Que estranha essa atitude!
O que se refere o pronome que?
Em geral, o que introduz uma oração subordinada. A concordância de número e pessoa entre o verbo da oração subordinada e o elemento ao qual o que está ligado é obrigatória. É o que ocorre quando o termo antecedente for um pronome pessoal do caso reto (eu, tu, ele e etc.)
Como usar a conjunção que?
- substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
- estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
- aparece após o substantivo que substitui;
- pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
Quando usar a conjunção que?
Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos.
Onde é pronome relativo exemplos?
O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.
Qual é a função das memórias?
Porque as orelhas crescem com a idade?