O que quer dizer liberdade provisória?

Perguntado por: Letícia Correia Faria  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Trata-se da possibilidade de alguém aguardar o seu julgamento em liberdade, desde que comprometa-se a comparecer a todas as exigências legais.

Quem tem direito a liberdade provisória?

311 e 312 do CPP. Assim, o juiz pode conceder liberdade provisória, a qualquer criminoso, independentemente do crime cometido, desde que a decisão seja fundamentada na lei. ... A princípio todos os crimes que forem apenados com detenção, independentemente do tamanho da pena, ou com prisão simples, admitem fiança.

Quando se concede a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

O que significa uma liberdade provisória?

A modalidade de Liberdade Provisória é um instituto que permite ao acusado responder ao processo em liberdade até a sentença penal condenatória transitada em julgado, caso atenda a certos requisitos ou não. Caso descumpra algumas da regras, a liberdade provisória poderá ser revogada.

Quanto tempo dura liberdade provisória?

Nos outros casos, ele terá de pagar uma fiança para poder permanecer provisoriamente em liberdade até que haja uma sentença. A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade.

Liberdade Provisória com ou sem fiança - Art. 5º, LXVI, da CF/88

16 questões relacionadas encontradas

Quando a liberdade provisória pode ser revogada?

O relaxamento da prisão em flagrante é cabível sempre que o flagrante for realizado de forma irregular, em desconformidade com a lei, enquanto que a liberdade provisória tem como pressuposto uma prisão... A liberdade provisória pode ser revogada; o relaxamento de prisão, realizado em desconformidade com a lei, não.

Quem está em liberdade provisória pode sair da cidade?

O acusado fica livre para ir onde quiser e quando quiser. Ele só precisa comparecer ao processo sempre que for convocado. Já a opção da prisão preventiva só poderá ser aplicada em alguns crimes e quando⁶: a) O juiz tiver certeza da existência do crime e acreditar que a pessoa presa é o provável autor do delito.

Quais são os crimes que admitem liberdade provisória?

Vamos lá: crime de racismo (lei 7.716/89); crime de tortura (lei 9.455/97); tráfico ilícito de entorpecentes (lei 11.343/06); terrorismo (lei 9.455/97); crimes hediondos (lei 8.072/90); crime organizado (lei 9.034/95). Todos esses elencados no art. 323 do CPP.

Quais crimes admitem liberdade provisória?

Comentários: Desde 2007, os crimes hediondos e equiparados admitem liberdade provisória, desde que estejam ausentes os requisitos e fundamentos da prisão preventiva.

Quais os requisitos para concessão da liberdade provisória?

Requisitos para conseguir a liberdade provisória
  • Garantia à ordem pública, da ordem econômica;
  • Conveniência da instrução criminal;
  • Assegurar a lei penal;
  • Quando a liberdade do acusado gerar perigo à sociedade;
  • Quando não estiverem presentes os requisitos de autoria e materialidade do crime.

Quais são os tipos de liberdade provisória?

Existem três categorias: obrigatória, permitida e vedada. A liberdade provisória obrigatória é aquela que não pode ser negada ao infrator, em função do tipo de infração cometida.

Quais crimes não admitem a liberdade provisória?

Aplicação a crimes inafiançáveis

A nossa constituição prevê crimes inafiançáveis, como o de racismo (art. 5º, XLII, CF) e os crimes hediondos e equiparados (art. 5º, XLIV, CF). Estes crimes não admitem a concessão de liberdade provisória com fiança.

Pode haver liberdade provisória nos crimes inafiançáveis?

Portanto, nos crimes inafiançáveis, só pode ser concedida a liberdade provisória quando não está presente o fumus boni iuris, ou seja, quando não há prova da existência do crime ou quando não há indício suficiente da autoria.

Estou em liberdade provisória posso visitar meu marido?

Responder a processo não impede visita a companheiro preso, decide juiz. O direito do preso de receber visitas de seu cônjuge, companheira, parentes e amigos é garantido pela Lei de Execução Penal, não podendo ser negado sob o argumento de que a visitante cumpre pena ou responde a processo criminal.

Quem está respondendo processo em liberdade pode viajar?

Boa noite, você deve pedir para o seu advogado informar ao juiz sobre a viagem. ... Se não possui advogado, pode ir até a vara criminal e informar .

Quem responde processo em liberdade pode viajar para o exterior?

Réu primário com bom comportamento pode viajar ao exterior

Réu primário que não apresenta comportamento prejudicial ao andamento da ação penal pode se ausentar do país desde que comunique suas viagens previamente ao juízo criminal.

O que é revogar liberdade provisória?

A Liberdade Provisória é a situação substitutiva da prisão processual. A Revogação da Prisão Preventiva acontece nos casos de antecipação cautelar da pena. O Relaxamento da Prisão em Flagrante ocorre nos casos que haja ilegalidade material ou formal no flagrante.

Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória. Se a pessoa está presa por força de decisão que decretou a prisão preventiva, o mais correto é formular pedido de revogação da prisão preventiva.

O que fazer quando o pedido de liberdade provisória é negado?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Não será cabível fiança Mas será possível a concessão de liberdade provisória sem fiança?

Assim, apesar dos referidos crimes serem, por força do inciso XLIII, do artigo 5°, da Constituição Federal, inafiançáveis, admite-se liberdade provisória sem fiança. O que se veda, portanto, é a possibilidade de concessão de liberdade provisória mediante o pagamento de fiança.

É vedada a liberdade provisória com em sem fiança para os crimes de tráfico ilícito de entorpecentes?

A fiança e a liberdade provisória são institutos distintos e autônomos. Assim, pode ser concedida a liberdade provisória com ou sem fiança, independentemente da natureza do crime. E em relação ao tráfico de drogas, por ser vedada a fiança, cabe apenas a liberdade provisória sem fiança.

São insuscetíveis de liberdade provisória?

O ESTUPRO E O ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR, INCLUÍDOS NO ROL DOS CRIMES HEDIONDOS PELA LEI Nº 8.072 /90, SÃO INSUSCETÍVEIS DE LIBERDADE PROVISÓRIA, COM FIANÇA OU SEM ELA (INCISO II DO ART. 2º DA LEI Nº 8.072 /90), POSTO QUE AUSENTES OS REQUISITOS DA PRISÃO PREVENTIVA.

Quais são os crimes e as situações consideradas pelo CPP como impeditivos a concessão a liberdade provisória com fiança?

Não será concedida fiança: I - nos crimes de racismo; II - nos crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; e 324Art. 324.

Quando não cabe fiança?

Dentre os impeditivos legais, ressalta-se o constante no art. 324, inc. IV4 do Código de Processo Penal, o qual dispõe que não será concedida fiança quando presentes os motivos que autorizam a decretação da prisão preventiva.

Quando um crime pode ser afiançável?

Juiz: nas situações em que a pena máxima do crime do qual uma pessoa está sendo acusada superar quatro anos – a fiança será fixada entre 10 e 200 salários-mínimos. O Juiz tem o prazo de até 48h para decidir.

Artigo anterior
Qual a diferença entre escritura e contrato?
Artigo seguinte
Qual o fundamento da pedagogia crítica e quais seus principais pedagogos?