Quais os fatores que contribuem para a decomposição do pescado?

Perguntado por: Fabiana Domingues Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

O pescado é mais susceptível à decomposição por enzimas e bactérias devido à menor quantidade de tecido conjuntivo; elevada atividade de água; gordura facilmente oxidável e pH próximo da neutralidade, levando a alterações de natureza física e química, ocasionando riscos à saúde do consumidor (AGNESE et al., 2001; ...

Quais são os fatores que influenciam na vida de prateleira do pescado?

Sendo assim, a vida útil do pescado é determinada pelas reações enzimáticas e pelo número e espécies de microrganismos presentes, fatores estes dependentes de sua microbiota natural e pelo modo de manuseio desde a sua captura até a estocagem, fatores relacionados com as “Boas práticas de manipulação ou fabricação”.

Quais os fatores que influenciam no tipo e velocidade da deterioração do pescado?

Os principais parâmetros intrínsecos que levam à rápida deterioração do pescado fresco estão relacionados com o teor de água intramuscular do pescado (cerca de 80%), o pH próximo da neutralidade, à pouca quantidade de tecido conjuntivo, que deixa vulnerável a musculatura aos ataques das enzimas endógenas e à ação ...

Quais os possíveis produtos gerados na deterioração de peixe fresco?

Um produto decorrente da deterioração do pescado é a histamina. Trata-se de uma diamina biogênica primária e heterocíclica, não volátil, termoestável.

Quais os principais métodos de conservação do pescado?

A conservação dos pescados pode ser realizada de duas formas: a frio, com o uso de gelo, ou por meio do congelamento.

Deterioração do pescado: como ocorre esse processo

30 questões relacionadas encontradas

Como deve ser o armazenamento do pescado?

Se o pescado fresco for consumido em até dois dias após a compra, o mesmo pode ser armazenado no refrigerador com temperatura entre 4°C e 5°C. Períodos superiores a dois dias recomenda-se que o peixe seja armazenado em freezer. O peixe esviscerado e congelado pode ser mantido por até um mês no freezer doméstico.

Quais os cuidados devemos ter ao comprar e armazenar pescados frescos?

Preste atenção nas condições de higiene e veja se as instalações, equipamentos, uniformes e funcionários estão rigorosamente limpos e organizados. O termômetro é outro detalhe importante que deve estar presente em geladeiras, balcões e freezers para que o consumidor verifique a temperatura de conservação dos produtos.

Como ocorre a deterioração dos pescados?

Os peixes frescos resfriados são deteriorados por bactérias enquanto os salgados e secos são na maioria dos casos, deteriorados por fungos. ... A parte do peixe mais suscetível à deterioração são as brânquias. Os primeiros sinais de deterioração organoléptica são notados quando elas exalam odor desagradável.

Qual o principal produto do processamento do pescado?

O nitrato de sódio ou potássio e nitrito de sódio ou potássio servem para desenvolver a cor característica do peixe curado e funcionar como bacteriostático em meio ácido.

O que proporciona o cheiro ruim aos peixes quando estão em deterioração?

A TMA é considerada um dos principais agentes na produção do odor do pescado deteriorado.

Por que o pescado se deteriora mais rápido?

Por causa das bactérias! As bactérias não conseguem penetrar na carne dos pescados vivos, devido às defesas naturais do organismo, que lhes permitem resistir à invasão. ...

Como a captura pode influenciar a deterioração do pescado?

Durante a captura, se o pescado se debater ao tentar libertar-se das redes ou morrer em stress nos barcos pesqueiros ocorrem, consequentemente, alterações ao nível molecular como o esgotamento das reservas de glicogénio, originando uma deterioração mais acelerada e intensa.

Quais são os fatores que contribuem para dificultar a comercialização com qualidade do pescado no Brasil?

O baixo consumo de pescado pelos brasileiros pode estar relacionado com a qualidade, preço elevado, pouca diversidade de produtos oferecidos, tempo e praticidade de preparo, tabus alimentares, bem como à comercialização maléfica, que tem sido praticada durante os últimos anos (BOMBARDELLI et al., 2005; GALVÃO e ...

Quais fatores podem interferir na qualidade do pescado para comercialização na forma de refrigerado em um supermercado?

Depende de cada tipo de pescado, do tempo entre a morte e a deterioração, da espécie, tamanho, forma de captura ou despesca, época do ano, manipulação e temperatura. O pescado refrigerado capturado ou oriundo da despesca corretamente e bem armazenado no gelo a 0 °C tem uma durabilidade de 10 a 15 dias [4].

Qual a opção que apresenta condições ideais para aumentar o tempo de vida de prateleira de pescado?

a) A utilização de gelo muito grosseiro é ideal para a conservação do pescado, pois aumenta o tempo de conservação, devido à lentidão do derretimento do gelo.

Por que se faz o beneficiamento do pescado?

A adoção de técnicas de beneficiamento do pescado proveniente da piscicultura, possibilita a comercialização do produto de forma mais racional, higiênica, com maior vida útil e de melhor qualidade. O piscicultor agrega valor ao produto in natura e oferece novas opções ao consumidor.

O que é o processamento do pescado?

O objetivo do processamento dos peixes é prolongar a vida útil da matéria-prima. Logo após a morte, os pescados sofrem uma série de alterações físicas, químicas e microbiológicas, cujo estado final é a sua completa deterioração.

Como é feito o processamento do pescado?

O objetivo é garantir uniformidade ao produto final. No processo, a carne é submetida a esmagamento, corte e ruptura, o que impacta diretamente nos tecidos da carne do peixe. Além de facilitar a mistura para o processamento, a trituração homogeniza a massa.

O que é a tecnologia do pescado?

Ciência e Tecnologia do Pescado: área do conhecimento que inclui o estudo das características físicas, químicas, biológicas e nutricionais do pescado, assim como das técnicas de conservação pós-colheita ou pós-abate, estocagem, processamento, transporte e distribuição até os pontos de venda, garantindo a qualidade e ...

Quais são as vias de contaminação do pescado?

Os pescados podem ser contaminados com o mais amplo e variado grupo de microrganismos, e também, por resíduos de produtos químicos, através de águas contaminadas ou poluição dos estuários e bacias pesqueiras.

Quais as alterações causadas por microrganismos nos peixes?

Alguns microrganismos encontrados em pescados

São bactérias que invadem o intestino causando infecções e pequenas ulcerações.

O que o peixe faz quando vai às compras?

O que o peixe faz quando vai às compras? Pechincha.

O que deve ser observado na hora de comprar um peixe?

Os peixes devem ter as brânquias úmidas e brilhantes, e apresentar uma cor avermelhada ou rosa. As embalagens também auxiliam na hora da compra. É importante notar se elas não estão sujas, amassadas, estufadas, trincadas, furadas ou abertas.

Quais as características que um pescado fresco deve apresentar para o consumo e beneficiamento?

  • aspecto geral brilhante, úmido;
  • corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes;
  • carapaça bem aderente ao corpo;
  • coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha;
  • olhos vivos, proeminentes;
  • odor próprio e suave; e.
  • lagostas, siris e caranguejos, estarem vivos e vigorosos.

Como conservar o peixe?

Então preste atenção no período de armazenamento e anote essas dicas.
  1. Limpe o peixe por completo antes de guardar. ...
  2. Depois de bem limpo, coloque o peixe em um prato e envolva em um pano úmido. ...
  3. Se você optar pelo congelamento, envolva o peixe em um papel filme e bote em um pote de vidro ou de plástico com tampa.

Artigo anterior
Como se chama a esposa de um sheik?
Artigo seguinte
Como validar o cartão TEU?