O que quer dizer Coombs indireto negativo?
Perguntado por: Valentim Garcia | Última atualização: 26. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)
Quais são os resultados possíveis para o exame Coombs Indireto? O resultado normal é negativo, ou seja, ausência de anticorpos contra células vermelhas Rh positivas. Resultados positivos indicam a presença desses anticorpos, sugerindo que já houve contato com um tipo sanguíneo diferente.
O que fazer se o Coombs indireto for negativo?
Caso o Coombs indireto resulte negativo, ele deve ser novamente solicitado a cada 4 semanas, após a 24ª semana gestacional.
Quando o Coombs indireto da Negativo precisa tomar vacina?
Quando identificada a incompatibilidade da mãe com o feto, a partir do teste chamado Coombs indireto, ou seja, o Rh da mãe é negativo (A -, B-, AB-, O-) e do bebê é positivo, é administrada a vacina entre 28 e 32 semanas da gravidez em todas as gestantes negativas com o objetivo de diminuir a chance de sensibilização.
Para que serve o exame Coombs indireto negativo na gravidez?
Como protocolo, todas as gestantes Rh negativas que gerarem filhos Rh positivos devem realizar o exame de Coombs indireto mensalmente. O objetivo é identificar os fetos com risco potencial de anemia fetal e de desenvolvimento da doença hemolítica perinatal.
O que acontece se o exame de Coombs indireto der positivo?
Caso este exame tenha como resultado coombs indireto positivo, essa gestante deve ser encaminhada para o pré-natal de alto risco para seguir com a investigação e intervenções pertinentes ao caso.
TESTE DE COOMBS DIRETO E INDIRETO: O QUE É, COMO É FEITO E PARA QUE SERVE?
O que acontece quando o sangue da mãe é negativo?
Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.
Para que serve o exame de sangue Coombs indireto?
Esse teste normalmente é realizado para detectar anemias hemolíticas autoimunes. Teste de Coombs indireto: Avalia o plasma do sangue, identificando os anticorpos ali presentes, e geralmente é solicitado em situações de transfusão, para garantir que o sangue que vai ser doado é compatível com quem está recebendo.
O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?
A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.
O que significa um teste de Coombs Direto positivo?
Um resultado positivo sugere a presença de autoanticorpos nos eritrócitos.
É possível um bebê nascer com o tipo de sangue diferente dos pais?
Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.
Quando repetir o Coombs indireto?
Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana.
Sou Rh negativo e estou grávida pela primeira vez?
A incompatibilidade do fator Rh não afeta a primeira gravidez, porque a mãe apenas desenvolve os anticorpos anti-Rh depois que tiver dado à luz ao primeiro bebê ou tiver tido um aborto espontâneo. A incompatibilidade do fator Rh pode ser prejudicial à segunda gravidez (e a todas as outras depois dela).
O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?
Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.
O que é Coombs indireto positivo na gravidez?
Um resultado positivo do teste de Coombs indireto indica isoimunização (nomeadamente, incompatibilidade Rh com o feto), estando assim em circulação anticorpos contra os glóbulos vermelhos fetais e podendo o feto desenvolver a doença hemolítica perinatal.
Quando pedir Coombs na gestante?
No início do pré-natal o obstetra sempre solicita o exame para a tipagem sanguínea da gestante e, se ela tiver o fator Rh negativo, irá solicitar o exame de Coombs indireto e repeti-lo periodicamente durante a gestação.
Como saber se o feto e Rh positivo?
O fator Rh está ligado à tipagem do sangue e é isso o que define se ele será positivo ou negativo. As gestantes que precisam realizar esse exame podem solicitar no RDO a partir da 8a semana de gestação, quando já é possível identificar essa característica no bebê.
Qual o valor do exame Coombs indireto?
Coombs Indireto - R$55,00 - Labi Saúde.
Como tratar Coombs?
O teste direto da antiglobulina (Coombs direto) firma o diagnóstico e pode sugerir a causa. O tratamento depende da causa e pode incluir corticoides, esplenectomia, globulina imunitária IV imunossupressores e interrupção dos fármacos.
O que é o fator Rh negativo?
O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo). Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal.
Qual a combinação de sangue que não pode ter filhos?
Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.
De quem o filho herda o sangue?
Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.
Quais os tipos de sangue que não podem ter filhos?
Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes. Caso a mãe seja RH negativo e o pai RH positivo, por exemplo, existe o risco do bebê ser RH positivo, como o pai, e o organismo da mãe produzir anticorpos contra as suas células sanguíneas. Esta situação é conhecida como incompatibilidade Rh.
O que quer dizer Coombs indireto?
O Teste de Coombs Indireto, por outro lado, avalia o soro do sangue para identificar os anticorpos presentes. É mais utilizado em pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais.
Como avaliar Coombs indireto?
Caso o coombs indireto tenha resultado positivo, deve-se avaliar se houve feto anterior com acometimento. Se a resposta for negativa, deve-se avaliar a titulação do coombs indireto (CI) da seguinte forma: CI menor que 1:16, deve ser avaliado mensalmente até 24 semanas.
O que é Coombs reagente?
No teste de Coombs direto, uma amostra de sangue do paciente é tratada com um reagente que contém anticorpos anti-imunoglobulina humana. Se houver a presença de anticorpos ou fragmentos de anticorpos ligados às células vermelhas, ocorrerá aglutinação, indicando um resultado positivo.
O que é bisavós maternos?
Como identificar real condutor?