O que que é gerúndio?

Perguntado por: Dinis Fábio Campos Cunha Abreu  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. ... O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

O que é um exemplo de gerúndio?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Como identificar o gerúndio?

Gerúndio
  1. O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  2. Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  3. Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O que é falar no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. ...

O que é gerúndio e particípio?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

GERÚNDIO | PORTUGUÊS | Prof. Kel

26 questões relacionadas encontradas

O que é um verbo no particípio?

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.

O que é verbo no particípio exemplos?

Verbos que têm apenas particípio regular

Verbo comer: comido; Verbo viver: vivido; Verbo partir: partido; Verbo dividir: dividido.

É errado falar no gerúndio?

Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso. Abolir definitivamente o gerundismo de seus textos.

Quais são os Gerundios?

Exemplos de verbos no gerúndio
  • Verbo cantar: cantando.
  • Verbo pular: pulando.
  • Verbo correr: correndo.
  • Verbo viver: vivendo.
  • Verbo ouvir: ouvindo.
  • Verbo sentir: sentindo.

Como aplicar o gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Estou verificando é gerúndio?

Embora esse tipo de erro seja chamado de “gerundismo”, ele não se origina no pobre gerúndio, mas sim em um dos vários recursos que a língua oferece para expressarmos a ideia de futuro.

Como tirar o gerúndio de uma frase?

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.

Como conjugar no gerúndio?

Terminações do gerúndio
  1. ª conjugação (-ar): radical + -ando.
  2. ª conjugação (-er): radical + -endo.
  3. ª conjugação (-ir): radical + -indo.

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

É correto falar estarei enviando?

A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”... Nessa história toda tem sempre verbo demais.

Porque telemarketing fala no gerúndio?

Com o telemarketing o "gerundismo" instituiu-se como sendo um padrão mais educado de passar as informações para o cliente. Os operadores sentem que transmitem uma linguagem mais formal e mais culta. Errado! O uso do tempo verbal no gerúndio em excesso não transmite objetividade, nem tão pouco prontidão no atendimento.

Como fazer o particípio?

O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado). Eles tinham dançado muito na festa.

Como saber se é particípio ou adjetivo?

Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).

Quais são os tipos de verbos que apresentam dois tipos de particípio?

Particípio Irregular e Regular

Muitos verbos apresentam duas formas de particípio (ou duplo particípio), o particípio regular e o particípio irregular. São, assim, chamados de verbos abundantes, pelo fato de apresentar mais do que uma forma aceitável de utilização. Exemplos: aceitar: aceitado e aceito.

O que é o particípio em espanhol?

O particípio possui duas formas, a dos verbos terminados em -ado (cantar: cantado) e em -ido (comer: comido / sorrir: sorrido). Expressa uma ação terminada e, na oração, costuma desempenhar a função de adjetivo. Quando está acompanhado do verbo “haver”, indica um tempo verbal composto.

O que é verbo infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Como não falar gerúndio?

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

Estou no gerúndio?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Artigo anterior
De quem é a competência para executar as contribuições previdenciárias relativas ao 13º pleiteado?
Artigo seguinte
Quem não pode chupar limão?