O que propôs o modelo atómico de Thomson?

Perguntado por: Vasco Matos Pinheiro  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

Thomson propôs que o átomo apresentava uma estabilidade em relação à distribuição uniforme dos elétrons, o que poderia ser modificado por influência de energia.

Quais são os postulados da teoria de Thomson?

Thomson admitia que o átomo fosse composto por cargas positivas e negativas (ambas foram detectadas em suas pesquisas). Segundo seu postulado, a esfera maciça possuiria carga positiva. A carga negativa seria representada por incrustações nesta esfera positiva.

O que propôs o modelo atómico de Rutherford?

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

Quem propôs o modelo atómico planetario?

Esse modelo de Rutherford ficou conhecido como sistema planetário ou sistema solar, porque o Sol seria o núcleo, enquanto os planetas seriam os elétrons que ficam girando ao redor.

O que e o modelo planetário?

Modelos Planetários: Concepções antigas da estrutura do Universo, até Ptolomeu, Geocentrismo: Dificuldades e aperfeiçoamentos de Ptolomeu, Heliocentrismo: Órbitas circulares (Copérnico), importância de Tycho Brahe, Leis de Kepler, Dinâmica do movimento dos corpos e gravitação de Newton.

O Átomo de Thomson - Brasil Escola

40 questões relacionadas encontradas

O que e um modelo planetário?

Modelo planetário do átomo

O modelo criado por Ernest Rutherford, em 1911, compara o sol ao núcleo do átomo e os elétrons aos planetas do sistema solar. ... Posteriormente, a teoria desenvolvida por Rutherford foi aprimora por Niels Bohr, originando o modelo Rutherford-Bohr (1913).

O que o experimento de Rutherford permitiu concluir?

A conclusão que ele chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons. O átomo seria constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente.

Qual o principal problema do modelo de Rutherford?

A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletromagnetismo, que aponta que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda eletromagnética.

Como Rutherford propôs que os elétrons orbitam ao redor do núcleo?

Com base no modelo do pudim de passas de Thomson, Rutherford previu que a maioria das partículas α passariam direto pela folha de ouro. Isso porque supunha-se que a carga positiva do modelo do pudim de passas estivesse espalhada por todo o volume do átomo.

Quais postulados de Dalton são válidos até hoje?

Esses postulados são numerados a seguir:
  1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.
  2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.
  3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

Quais são as três partes fundamentais de um átomo?

1.1. Estrutura Atômica

Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons. A Tabela I mostra algumas características das partículas atômicas.

Quando foi proposto o modelo atômico de Thomson?

Proposto pelo físico Joseph John Thomson, em 1903, afirmava que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas em mesmas quantidades, distribuídas por uma esfera.

Como é possível explicar o retorno de algumas partículas no experimento de Rutherford?

Em razão de o átomo ter sua maior parte vazia, a maioria das partículas não sofreu alteração no seu percurso. Além disso, visto que as partículas alfa são positivas – da mesma forma que os núcleos dos átomos que compõem a lâmina de ouro – ao passarem próximas a estes núcleos, elas se desviavam.

Como Rutherford descobriu os prótons?

O próton é uma partícula positiva presente na estrutura atômica, estando presente no núcleo atômico. Foi descrito, pela primeira vez, pelo célebre cientista neozelandês Ernest Rutherford, no começo do século XX, após experimentos de transmutação nuclear de elementos.

O que o modelo de Rutherford não explicou?

Embora tenha explicado questões importantes da composição do átomo, o modelo de Rutherford não conseguia explicar porque o elétron não perde energia e “colide” com o núcleo ao se movimentar em órbita do mesmo, uma vez que na Física a atração de cargas elétricas de sinais opostos já era conhecida.

Quais eram as falhas do modelo atómico de Rutherford e como Bohr chegou a teoria do modelo atómico atual?

Falha no Modelo de Rutherford

Seguindo o modelo de Rutherford é o que aconteceria com o elétron que, neste caso, perderia energia e cairia sobre o núcleo, mas não é o que acontece. O modelo atômico continuou em evolução e Niels Bohr completou a lacuna que havia no modelo de Rutherford.

Qual a importância do experimento de Rutherford?

No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.

O que levou Rutherford a concluir que o núcleo do átomo era pequeno em relação ao seu tamanho real?

“A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória.” - Isso mostrou que o núcleo era muito pequeno e a maior parte dele era composta de um vazio que permitia ao átomo atravessar a lâmina.

Por que Rutherford concluiu que o núcleo atômico era muito pequeno denso é carregado positivamente?

Segundo o modelo de Rutherford, o tamanho do átomo seria de 10 000 e 100 000 vezes maior que seu núcleo. Observemos que Rutherford teve que admitir os elétrons orbitando ao redor do núcleo, porque, sendo eles negativos, se estivessem parados, acabariam indo de encontro ao núcleo, que é positivo.

Quais eram os modelos de sistema planetário que eram conhecidos?

O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico.

Qual é o modelo planetário de Aristóteles?

Aristóteles, por volta de 350 a.C., na Grécia Antiga, defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e que nove esferas giravam em torno dela, sendo a primeira a Lua. Depois vinha Mercúrio, seguido de Vênus. Só então aparecia a quarta esfera: oo Sol.

Quais foram os modelos planetários propostos e qual a diferença entre eles Qual deles está correto?

De posse dos dados astronômicos de seu antecessor, Kepler mostrou que o modelo planetário correto era o heliocêntrico e, em 1619, publicou a sua obra mais importante, A harmonia do mundo, na qual ele relacionou as distâncias entre os planetas e o sol.

Como surgiu o modelo de Thomson?

O experimento de J.J. Thomson sugeria que os elétrons situavam-se numa parte do átomo que apresentava carga positiva. Desse modo, o átomo de Thomson teria o aspecto de ameixas em um pudim. Por esse motivo, o seu modelo, que surgiu por volta de 1898, ficou conhecido como o “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.

O que é átomo é quais suas três partículas fundamentais?

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Toda matéria é formada de átomos sendo que cada elemento químico possui átomos diferentes.

Quais as principais partes da estrutura de um átomo?

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

Artigo anterior
Qual a quantidade de batata doce deve ser ingerida por dia?
Artigo seguinte
São efeitos da insulina exceto?