Quais são as principais diferenças entre a Alta Idade Média e Baixa Idade Média?
Perguntado por: Vitória Fernandes Campos | Última atualização: 15. Juni 2024Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)
Durante a Alta Idade Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do Império Romano e o feudalismo estava em formação. A Baixa Idade Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer transformações oriundas do renascimento urbano e comercial.
Quais as principais características que marcaram a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média?
Alta e Baixa Idade Média: diferenças
Alta Idade Média: do século V ao XI, enfraquecimento do comércio, fortalecimento da Igreja medieval e filosofia patrística; Baixa Idade Média: surgimento da burguesia, fortalecimento da vida urbana, crise do século XIV.
O que foi o feudalismo na Alta e Baixa Idade Média?
O feudalismo foi estruturado ao longo da Alta Idade Média, chegando a sua forma clássica no período citado. Tal sistema dependia exclusivamente de duas coisas: a dependência do trabalho agrícola e a relação de fidelidade entre o rei e o nobre. Assim, nele, o local que centralizava a vida medieval era o feudo.
O que foi a alta da Idade Média?
A Alta Idade Média é um termo utilizado pelos historiadores para referir-se a um período específico da Idade Média que se estendeu do século V até o século X. Nele a Europa Ocidental passou por inúmeras transformações devido à desagregação do Império Romano do Ocidente e ao estabelecimento dos povos germânicos.
Quais foram os principais acontecimentos da Baixa Idade Média?
A Baixa Idade Média ficou marcada por diversos acontecimentos importantes. Um deles foi a consolidação do Estado nacional e das monarquias europeias. O sistema feudal entrou em decadência, uma vez que os reis passaram a investir na centralização do poder e estabeleceram uma burocracia para auxiliar-lhes em seu reinado.
ALTA E BAIXA IDADE MÉDIA: clero, feudalismo e cruzadas | RESUMO DE HISTÓRIA PARA O ENEM
Quais são as principais características da Alta Idade Média?
A Alta Idade Média foi, portanto, marcada pelo crescimento do feudalismo, pela ocorrência de diversos impérios (como os Francos e os Bizantinos), pelo fortalecimento massivo do catolicismo (que se tornou quase uma entidade, como um rei, no período) e o surgimento de novas religiões, como é o caso do islamismo.
O que marca o início da Baixa Idade Média?
Baixa Idade Média estendeu-se do século XI ao XV, sendo marcada pelo renascimento comercial e urbano e pela Peste Negra, surto epidêmico que matou milhões de pessoas. A Baixa Idade Média é um dos períodos que formam a Idade Média e refere-se aos acontecimentos do século XI ao século XV.
Como era a vida na Alta Idade Média?
A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica.
Como era a economia da Alta Idade Média?
Dentro da História Medieval, a economia do feudo girava em torno do consumo local, ou seja, da agricultura e pastoreio. O comércio era inexistente, já que as trocas eram feitas com apenas produtos. Já existiam moedas, porém eram pouco utilizadas.
O que caracteriza a Baixa Idade Média?
A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.
Como era a vida cultural na Baixa Idade Média?
Na Baixa Idade Média, o clima de insegurança, medo e pessimismo do período veteromedieval é substituído por uma crescente atmosfera de otimismo, cuja base estava nas transformações econômicas e sociais vividas no período: Renascimento Comercial e Urbano, progressiva centralização do poder, redescoberta das obras ...
Como era a política na Alta Idade Média?
Política. A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.
Como era a educação na Alta Idade Média?
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Por que a Idade Média foi considerada a idade das trevas?
Com certeza você já ouviu falar da Idade Média como sendo uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências, impedindo-as de florescer livremente. Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas.
Qual era a força predominante na alta da Idade Média?
A Alta Idade Média aconteceu entre os séculos V e X. Foi a fase em que o feudalismo - sistema socioeconômico predominante na era medieval - teve um importante destaque. Todavia, no Oriente, essa parte da história foi subdividida em dois impérios: o Bizantino e o Árabe.
Como era a religião na Baixa Idade Média?
A religião na Europa Medieval era uma combinação das crenças e práticas cristãs e pagãs. Os cristãos ainda acreditavam em adivinhações, astrologia e outras práticas místicas condenadas pela doutrina oficial da Igreja. Além do mais, a Europa também contava com judeus e muçulmanos em sua população.
Como era a religião na Alta Idade Média?
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias (destaque para o combate ao arianismo). Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta.
Qual era a principal religião da Idade Média?
Resumo. A Idade Média, período marcado pelo sistema feudal e pelo domínio da Igreja Católica, foi uma época de conflitos ideológicos, por conta do domínio e do poder dos eclesiásticos e dos senhores feudais sobre os servos, e espirituais, uma vez que o homem se dividia entre a Fé e a Razão.
O que marcou o início da Alta Idade Média?
Alta Idade Média foi a fase inicial da Idade Média e estendeu-se do século V ao século X. A ruralização, o fraco comércio e a redução populacional foram marcas desse período. Ruínas do foro romano como símbolo da decadência que levou ao fim do Império Romano do Ocidente, no século V.
Onde ocorreu a Baixa Idade Média?
A Baixa Idade Média começou após o ano 1000. Durante esse período foi verificado na Europa um grande crescimento demográfico e o ressurgimento do comércio, à medida que novas técnicas agrícolas permitiam maior produtividade de solos e colheitas.
O que causou a crise da Baixa Idade Média?
A crise do século XIV é como os historiadores resolveram chamar a sucessão de acontecimentos catastróficos que afetaram a Europa medieval. Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra.
Quanto tempo durou a Idade Média?
A Idade Média é um período de aproximadamente mil anos da história ocidental, que se inicia no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina no século XV, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453.
Como era a cultura da Idade Média?
A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.
O que marcou o fim da Alta Idade Média?
O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.
Qual é a língua oficial da França?
Quais são as três concepções da verdade?