O que podemos aprender com a multiplicação dos pães e peixes?

Perguntado por: Luna Patrícia de Ferreira  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O significado da multiplicação dos pães e peixes Com esses dois milagres Jesus mostrou sua compaixão e seu poder. Ele se preocupava com as pessoas que o tinham buscado. Jesus curou os doentes, ensinou o povo e cuidou de suas necessidades básicas.

O que aprendemos com a multiplicação dos pães e peixes?

A interpretação literal anuncia um Cristianismo baseado em uma relação direta entre Jesus e as pessoas, onde cada indivíduo é chamado a seguir Jesus incondicionalmente, e esperar dele o sustento e o pão de cada dia.

O que Jesus quer nos ensinar com a multiplicação dos pães?

Jesus apenas deu graças para nos ensinar o poder de um coração grato, de um coração contente diante de Deus. Se não há contentamento por tudo aquilo que o Senhor nos tem nos dado, Ele não pode multiplicar, porque isso seria incoerente com a natureza de Deus: continuar nos dando algo que nós não desejamos receber.

Quais foram os milagres da multiplicação?

Segundo a tradição cristã, diante de 5.000 homens, Jesus teria realizado a multiplicação de pães e peixes e dado de comer a todos que acompanhavam seus ensinamentos. No sítio onde se acredita que o evento tenha acontecido, foi construída pelos bizantinos, no século V, a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes.

Por que Jesus multiplicou os pães?

Que o milagre do pão era interpretado como anuncio da Eucaristia se vê no quarto evangelho, onde se diz que Jesus, depois da multiplicação dos pães, pediu ao povo que não se contentasse com o fato de comer pão e encher o estomago, senão que se buscasse outro pão: o da vida eterna (cf. Jo 6,52-58).

A Multiplicação dos Pães e Peixes (8 lições). Pregação, estudo bíblico, mensagem bíblica.

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da multiplicação?

A multiplicação serve para facilitar a notação de adições sucessivas de um número por ele mesmo.

Qual a diferença entre a primeira e a segunda multiplicação dos pães?

Contudo, na primeira multiplicação cada evangelista descreve a quantidade de cinco mil homens (Mt 14,13-21; Mc 6,30-44), enquanto na segunda multiplicação os evangelistas descrevem a presença de quatro mil homens (Mt 15,32-39; Mc 8,1-10).

Qual o significado dos sete cestos de pães que sobraram?

Na narração, percebe-se a estrutura da celebração da Eucaristia: o povo reunido em torno de Jesus; Jesus que anuncia o Reino de Deus; Jesus que toma os pães, dá graças, reparte e manda distribuir; a multidão que é alimentada; Jesus que despede o povo.

Qual era o propósito dos milagres de Jesus?

Os seus milagres, portanto, tinham como objetivo fundamental isto, e somente isto: confirmar de modo suficiente a sua legação divina, isto é, a sua qualidade de Filho enviado por Deus Pai, e suscitar a fé sobrenatural nos homens de boa vontade.

De quem era os cinco pães e dois peixinhos?

Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e o faz a partir da debilidade de um menino que portava somente cinco pães e dois peixes: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6, 9).

Como Jesus multiplicou os pães e os peixes?

E, tendo mandado a multidão sentar na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 20. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, 12 cestos cheios.

Como foi o milagre da multiplicação dos pães?

Jesus tomou os pães, disse a acção de graças e distribuiu-os àqueles que estavam sentados, e tanto quanto queriam dos peixes. Depois de terem comido a sua fartura, ele diz aos seus discípulos: "Recolham os pedaços que sobram; que nada se perca".

Qual é o significado do pão na Bíblia?

A Bíblia mostra o pão como alimento que alimenta o corpo e a alma, sacia a fome e toda necessidade humana. O pão na Bíblia representa o Corpo de Cristo que se entregou por amor pela humanidade como o verdadeiro alimento, “O Pão vivo descido do céu” (Jo 6,41.51).

O que significa peixe no mundo espiritual?

Geralmente, o peixe é um elemento de significado muito favorável, trazendo sinais de vida próspera em todos os pontos. O astrólogo Cristhopher Stoievsky explica que o peixe está relacionado com assuntos da espiritualidade e da fé —nos conecta com mundo do invisível, seja ele espiritual, onírico ou imaginativo.

Qual é o tipo de peixe que Jesus multiplicou?

Na Bíblia, Mateus (14:13-21) também narra um famoso milagre, o da multiplicação, onde cinco mil pessoas, em meio ao deserto, só tinham cinco pães e dois peixes para se alimentar. Muito provavelmente eram duas tilápias, que naquela época eram os peixes mais comuns, vendidos e consumidos entre a população.

O que significa multiplicação na Bíblia?

A multiplicação é um princípio divino. Não se resume apenas a multiplicação de valores e aquisição bens materiais. Por exemplo, a família faz parte do princípio multiplicador. A evangelização também faz parte deste mesmo parâmetro.

Qual foi o principal ensinamento de Jesus Cristo?

Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

Qual a mensagem que Jesus comunica através dos milagres?

Os milagres realizados por Jesus não eram apenas demonstrações de poder, mas também sinais do Reino de Deus. Eles eram evidências tangíveis do poder de Deus agindo no mundo e anunciavam a chegada do Reino de Deus, no qual as doenças seriam curadas, os mortos seriam ressuscitados e a justiça seria restaurada.

O que Jesus pregava em seus ensinamentos?

Aos seus seguidores, Jesus oferecia normas práticas da vida que, por vezes, eram mais duras de cumprir que a própria lei judaica. Ele ensinava às pessoas a amarem a Deus e aos seus semelhantes com toda a força de seus corações e de suas mentes.

Onde foi feita a multiplicação dos pães e peixes?

Arqueólogos israelenses encontraram nos arredores do Mar da Galileia (Lago Tiberiades ou Kinneret) os restos de Betsaida (Julias), o povoado onde, de acordo com a tradição cristã, os apóstolos Pedro, André e Felipe moravam e onde aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes.

Quantos pães e peixes Jesus usou na multiplicação?

Jesus abençoou e multiplicou cinco pães e dois peixes, e todos que lá estavam comeram e ainda sobrou. Nós somos os discípulos chamados por Jesus a dar de comer ao povo. Jesus, cheio de compaixão, toma a decisão de fazer alguma coisa pelo povo doente e faminto.

Qual é o significado do peixe na Bíblia?

Segundo a Bíblia, o significado de peixe está associado a temas como abundância, multiplicação, provisão divina, renovação espiritual e a presença de Jesus Cristo como o ""peixe"" que alimenta e sacia a alma.

Porque sobraram doze cestos de pães?

Outra lição desse milagre, é que Cristo combateu o desperdício, ordenando aos discípulos que recolhessem os pedaços que sobraram: “E dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios” (Mt 14:20).

Quantos pães tinha na segunda multiplicação dos pães?

Os discípulos responderam: “Como é que alguém poderia dar pão que os satisfizesse num deserto como este?” Ele então perguntou: “Quantos pães tendes?” Responderam: “Sete”. Mandou então que a multidão se acomodasse no chão; tomou os sete pães, deu graças, partiu-os e os entregou aos discípulos para que distribuíssem.

Qual e a ideia principal da multiplicação?

A multiplicação é uma das quatro operações básicas. Utilizamos a multiplicação para representar adições sucessivas de determinado número. A multiplicação é uma das quatro operações básicas da Matemática. Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto.

Artigo anterior
Tem como recuperar beterraba murcha?
Artigo seguinte
Como liberar limite Nubank na hora?