Quando começa a contar o prazo para embargos de terceiro?

Perguntado por: Isabela Eduarda Nunes de Brito  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

PRAZO PARA AJUIZAMENTO. I - Os embargos de terceiro podem ser opostos a qualquer tempo, com termo final em 5 (cinco) dias contados da arrematação, adjudicação ou remição, desde que antes da assinatura da respectiva carta.

Quando começa a contar o prazo para embargos à execução?

O prazo para apresentação de embargos à execução é de 15 dias úteis contados a partir da juntada do mandado de citação, penhora ou avaliação nos autos.

Quais os requisitos específicos de admissibilidade dos embargos de terceiro?

Os embargos de terceiro subordinam-se a dois requisitos. O primeiro é a existência de medida executiva em processo alheio. O segundo é o atingimento de bens de quem tenha direito ou posse incompatível com a medida.

Quem pode entrar com embargos de terceiros?

674 do CPC/2015, os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Importa destacar que o art. 677, 'caput' do Novo CPC, reforça este parágrafo 1º. Afinal, ele expressamente determina que na petição inicial o embargante faça prova sumária de sua posse 'ou' de seu domínio.

Quem deve estar no polo passivo da ação de embargos de terceiro?

“Devem integrar o pólo passivo da ação de embargos de terceiro todos aqueles que, de algum modo, se favoreceram do ato constritivo, situação na qual se insere o executado, quando parte dele a iniciativa de indicar à penhora o bem objeto da lide” (Resp n. 739.985-PR, rel.

Tire todas as DÚVIDAS sobre os EMBARGOS DE TERCEIRO no atual CPC

24 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para os embargos à penhora?

O prazo para oferecimento desses embargos é de 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação, conforme dita o art. 915, caput, do CPC/15 (art. 738, caput, do CPC/73).

O que fazer quando se perde o prazo para embargos à execução?

Examinada doutrina e jurisprudência, domina o entendimento de que, perdido o prazo para embargos de devedor, preclui somente a chance de usar o rito e a via processual desta ação judicial, sem que se cogite de preclusão dos direitos do executado, em vista da garantia constitucional, prevista no art.

Qual é o prazo para impugnar a penhora?

Impugnação à penhora: embargos

O executado, contudo, pode impugnar a penhora no prazo de 15 dias, nos moldes do art. 525 do Novo CPC, que, assim, dispõe: Art. 525.

Como impugnar um mandado de penhora?

JUNTADA DO MANDADO DE INTIMAÇÃO DA PENHORA DEVIDAMENTE CUMPRIDO. O termo inicial do prazo de quinze dias para impugnação da execução, na forma do art. 475-J, § 1º, do CPC , segue a diretriz geral do art. 241 do CPC , fluindo a partir da juntada aos autos do mandado de intimação da penhora devidamente cumprido.

Qual prazo para impugnar penhora On-line?

O prazo é de cinco dias e tem início da intimação do executado. Enquanto não rejeitada a impugnação ou expirado o prazo para oferece-la não pode acontecer a conversão da apreensão em penhora e o dinheiro permanece na conta do executado.

O que alegar na impugnação a penhora?

III — penhora incorreta ou avaliação errônea; IV — ilegitimidade das partes; V — excesso de execução; VI — qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença.

O que acontece se não apresentar embargos à execução?

O CPC ainda prevê que, no caso acima, o executado deverá indicar o valor que entende correto como sendo o devido ao credor. Caso ele não faça a indicação, os embargos à execução serão rejeitados liminarmente, ou, então, prosseguirão com relação a outras alegações aduzidas na petição.

O que vem depois dos embargos à execução?

Já o recurso que pode ser interposto pelo executado é chamado de "embargos à execução". Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias.

Quais os requisitos para embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar:
  • inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
  • penhora incorreta ou avaliação errônea;
  • excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
  • retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa;

Quando posso alegar excesso de penhora?

A alegação de excesso de penhora deve ser apresentada como incidente da própria ação executiva.

Qual o prazo para impugnar bloqueio Bacenjud?

EXECUÇÃO DE SENTENÇA - PENHORA ON LINE - SISTEMA BACENJUD - PRAZO DE QUINZE DIAS PARA IMPUGNAÇÃO DA PENHORA - TERMO INICIAL - CIÊNCIA DO DEVEDOR EM RELAÇÃO AO BLOQUEIO DE VALORES EM SUA CONTA CORRENTE.

O que significa julgado improcedente os embargos à execução?

Significa que um juiz ou uma juíza entendeu que apenas uma parte do pedido feito pelo autor do processo é procedente. Ou seja, a pessoa que entrou com o processo ganhou a causa, mas não ganhou exatamente tudo o que pediu.

O que quer dizer embargos à execução?

Embargos à execução é a ação proposta, pelo devedor, para exonerar-se da execução de suas dívidas pelo credor. ... O fiador que alegar o benefício de ordem deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e desembargados, quantos bastem para solver o débito.

O que vem depois da impugnação aos embargos à execução?

Após recebidos os embargos, nos termos do Art. ... I - No prazo de 15 dias o exequente pode impugnar os embargos; II - Após recebimento da impugnação ou escoado o prazo, o juiz julgará o pedido ou designará audiência; III - Por fim, após a instrução, o juiz profere sentença.

Em qual caso os embargos à execução terão efeito suspensivo?

Segundo a relatora, três são os requisitos para que o julgador atribua efeito suspensivo aos embargos à execução: o requerimento do embargante; o preenchimento dos requisitos necessários à concessão da tutela provisória, ou seja, elementos que evidenciem a probabilidade do direito alegado e o perigo de dano ou o risco ...

Tem revelia na execução?

621, 632 e 652, todos do CPC, em sua literalidade, concluem que o curador especial só pode ser nomeado em processo de conhecimento, já que no processo de execução não existe a figura da revelia, por ser o réu citado para satisfazer a obrigação constante do título executivo, e não para apresentar contestação, ou seja, ...

Quando Cabe embargos à execução trabalhista?

Depois de realizada a penhora ou depósito em juízo, o executado poderá apresentar o recurso de embargos à execução, devendo ficar atento ao prazo de cinco dias e demais diretrizes do artigo 884 da CLT, que já mencionamos.

O que fazer quando a impugnação e intempestiva?

OFERECIMENTO INTEMPESTIVO DA IMPUGNAÇÃO IMPEDE O CONHECIMENTO DAS QUESTÕES NELA APRESENTADAS. Ressalte-se que o art. 525 , § 1º , do CPC enumera as alegações como matéria de defesa a ser manejada através de impugnação de sentença, sob pena de ocorrência de preclusão.

Qual o prazo para impugnação?

Inicia-se o prazo de 15 dias para apresentação da impugnação no primeiro dia útil após o término do prazo de cumprimento voluntário (artigo 523).

Quando cabe a impugnação?

Já a impugnação pode acontecer em diferentes momentos do processo. Podem-se impugnar constatações ou argumentos da outra parte, provas acrescentadas ao processo ou decisões sentenciais, por exemplo.

Artigo anterior
O que é o Plano de amostragem?
Artigo seguinte
Como são constituídas as enzimas simples?