O que pode ser uma intimação?

Perguntado por: Salvador Lourenço Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

A intimação é uma notificação referente ao processo. Sua função é avisar as partes (ou outro integrante do processo, como o MP) a respeito de um certo ato processual passado ou futuro. Pode ser judicial ou extrajudicial.

Quais são os tipos de intimação?

A intimação, dentro do Direito Processual, pode ser fundamentalmente dividida em dois tipos: a intimação judicial e a extrajudicial. A intimação judicial é a mais comum, por ser a que ocorre dentro de um processo.

Como faço para saber o motivo de uma intimação?

Como saber do que se trata? O comunicado pode conter a petição inicial (contrafé) ou, ainda, as informações básicas acerca do assunto tratado. De qualquer forma, o advogado contratado fará uma diligência no órgão público (fórum, delegacia etc.), para analisar os autos.

Quais os tipos de intimação judicial?

Meios de realização de intimação
  • Por correspondência: carta registrada com obrigatoriedade de assinatura do Aviso de Recebimento.
  • Eletrônica: como o próprio nome diz, é feita pelos meios eletrônicos. ...
  • Judicial: a ordem parte de um juiz.

O que acontece quando você é intimado?

A parte citada/intimada tem a oportunidade de apresentar defesa/contestação. Vale lembrar que o mais importante em processo são as provas. É dizer, tanto o que acusa, como o que defende precisará de comprovações, não somente alegações.

? FUI INTIMADO! O que devo fazer? (Recebi intimação) Advogado explica | Polícia Civil | Delegacia

18 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu não for em uma intimação?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

O que acontece se eu não comparecer a uma intimação?

Toda intimação policial deve ser atendida, sob pena de responder por possível crime de desobediência (desacato à ordem legal de funcionário público), previsto no art. 330 do Código Penal. A pena varia de 15 dias a 6 meses de detenção, e multa.

Quais são as formas de intimação existentes no CPC?

Para viabilizar a resposta do réu, o Código de Processo Civil prevê um rol com seis modalidades de citação. São elas: pelo correio; por oficial de justiça; por hora certa; pelo escrivão ou chefe de secretaria; por edital e por meio eletrônico.

Como funciona a intimação no processo eletrônico?

Como funciona a intimação eletrônica no Processo Civil

A intimação eletrônica é feita por dois meios: publicada em um diário eletrônico, como o Diário da Justiça Eletrônico (DJe), ou enviada diretamente para o(a) advogado(a) através de um portal online específico.

Quando a intimação tem que ser pessoal?

As intimações serão pessoais quando se tratar de decisão judicial para que a parte cumpra determinado ato para qual não se exige capacidade postulatória. Os demais atos são comunicados ao patrono. A intimação por telefone é inadmissível, havendo várias decisões que a consideram nula.

Como consultar intimação judicial pelo CPF?

Como consultar o processo pelo CPF?
  1. Acesse o site de consultas do Tribunal onde tramita o seu processo. A princípio, é necessário acessar o site de consultas do tribunal onde o seu processo foi julgado. ...
  2. Tenha o número de identificação.

Como ver uma intimação pela internet?

No Portal e-SAJ é possível receber ou consultar intimações. Mas, para isso, é necessário estar vinculado com entidades conveniadas e realizar o procedimento de forma eletrônica, seguindo todos os passos de forma harmônica para obter o resultado desejado.

Como consultar uma intimação no Diário da Justiça Eletrônico?

6. Consulta ao Diário de Justiça Eletrônico
  1. Para consultar a intimação enviada, acesse a página do DJEN e selecione o quadro referente ao CNJ.
  2. Em seguida, preencha os filtros de acordo com o que deverá ser mostrado, e clique no botão Pesquisar.

O que é uma intimação expedida?

A “intimação” é uma das espécies de comunicação presentes no ordenamento jurídico brasileiro. Sempre será expedida por uma autoridade competente para dar ciência a alguém de atos e fatos acerca de um processo judicial ou administrativo.

O que é intimação no Diário da Justiça Eletrônico?

Indica a data em que um ato judicial, como uma decisão ou um julgamento, se tornou disponível no Diário da Justiça Eletrônico.

Quem pode intimar uma pessoa?

A intimação pode partir que qualquer autoridade, seja ela militar, civil ou judicial e deve ser realizada respeitando-se o que determina a lei.

O que acontece depois de confirmada a intimação eletrônica?

Logo, o dia posterior ao décimo dia do envio da intimação, passa a ser o dia da publicação da mesma, e então, o início da contagem dos prazos. Alguns tribunais fazem a publicação da intimação pelos dois meios. Nesse caso, a contagem de prazos deve ser feita de acordo com a data da intimação eletrônica.

O que acontece depois da intimação eletrônica confirmada?

O prazo inicial para interposição dos Embargos de Declaração, no caso da intimação da parte, por meio eletrônico, ter sido confirmada automaticamente pelo decurso do prazo de dez dias sem consulta voluntária ao sistema e-proc, começa a fluir no primeiro dia útil seguinte ao da intimação.

Como contar prazo intimação eletrônica?

Por outro lado, esclareceu, no caso da intimação pelo portal eletrônico, o advogado cadastrado no sistema acessa o processo judicial e é intimado. Caso consulte os autos dentro do prazo de dez dias, o ato judicial é considerado publicado no dia da consulta, dando-se início ao prazo no primeiro dia subsequente.

O que é intimação pessoal novo CPC?

Art. 269. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.

O que é citação no CPC?

Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil - CPC, é chamado "citação" o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo. Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo.

Quais são as formas de citação no processo penal?

A citação no processo penal, de acordo com o que já foi mencionado neste trabalho, pode ser real, pessoal ou in faciem ou ficta, também conhecida como presumida. A citação real se concretiza por mandado, por precatória, carta rogatória, carta de ordem ou ofício requisitório.

Quantas vezes o oficial de justiça tenta entregar uma intimação?

Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Como olhar publicação de uma intimação?

Confira, então, 4 formas de fazer acompanhamento de intimações e publicações a partir de ferramentas online.
  1. Leitura integrada em um software para advogados. ...
  2. Acompanhamento de intimações nos Diários de Justiça ou Intimações Eletrônicas. ...
  3. Intimações por meio de convênios com a OAB. ...
  4. Empresas de acompanhamento de intimações.

Como olhar um despacho que foi publicado no Diário Oficial?

Veja diversas formas de ver uma publicação no Diário Oficial
  1. Acesse o site da Imprensa Nacional;
  2. Escolha a seção (1, 2 ou 3) ou clique na opção de ler a edição completa;
  3. Em seguida, você será direcionado para a página que deseja, com todas as publicações realizadas naquela edição;

Artigo anterior
Qual é o melhor otimizador de PC?
Artigo seguinte
O que não quebra o jejum para exame de sangue?