O que pode ser febre vai e volta?
Perguntado por: Carlos Rocha Neto | Última atualização: 8. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
O que pode causar uma febre que vai e volta?
Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.
Quando a febre indica infecção?
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
O que pode ser uma febre do nada?
As causas mais comuns da febre são infecções de algum tipo. Veja as origens mais frequentes delas, em todas as faixas etárias: Vírus: como gripes, resfriados e infecções do trato respiratório superior ou inferior (nariz, garganta, pulmão etc., por exemplo).
Quais são os 4 tipos de febre?
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Febre alta e febre persistente: o que pode significar? | Dr. Salim | Jovem Pan
Como saber se a febre é viral ou bacteriana?
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Quando a febre deve ser preocupante?
A partir dos 40ºC, é possível iniciar a ocorrência de dano às células, com o processo se intensificando à medida que a temperatura aumenta.
Até quando a febre é normal?
De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.
Porque esperar 3 dias de febre?
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Quando a febre é um sinal de alerta?
Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.
É possível ter febre sem ter infecção?
Então respondendo a sua pergunta: sim. Pode haver febre sem existir infecção. Mas febre é um importante sinal de processos infecciosos e deve sempre ser avaliada essa possibilidade.
Pode ter febre sem ter infecção?
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
É perigoso febre de 38 graus?
Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.
Como é a febre da pneumonia?
Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.
Como é a febre da virose?
Para diferenciar uma virose leve de um quadro mais grave, fique atento à ocorrência de febre alta, acima dos 38,5 ºC, presença de sangue nas fezes, perda de peso, fortes dores abdominais, sinais de desidratação e sintomas que não diminuem de intensidade em pelo menos dez dias.
Quando devo me preocupar com a febre do meu filho?
Portanto, qualquer temperatura igual ou superior a 38°C em um bebê tão novo deve ser avaliada por um médico para descartar a possibilidade de uma infecção grave.
Qual temperatura de febre deve ir ao hospital?
Quando levar o bebê com febre ao hospital
Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.
Quantos dias de febre tem que levar meu filho ao médico?
Mas se está muito prostrada, irritada, 'caidinha', na ausência de febre, ela deve ser examinada. Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra.
Pode deixar a febre passa sozinha?
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Que tipo de infecção causa febre?
Por esse motivo, a febre é um sintoma muito pouco específico, já que pode ter diversas causas, desde gripe, amigdalite, COVID-19, doenças autoimunes e até câncer, por exemplo.
Porque não pode se cobrir quando está com febre?
Mito. Colocar cobertores e agasalhar a pessoa com febre não faz com que a febre dela baixe, mas sim aumenta sua temperatura corporal, provocando desconforto e até contribuindo para a rápida desidratação (perda de líquido).
O que é febre que não passa?
A chamada febre intermitente é aquela que se caracteriza pelo efeito “vai e volta. Ou seja, ela está presente em apenas algumas horas durante o dia. A febre intermitente parece ser apenas uma febre comum, mas tem fatores peculiares que podem configurar algumas doenças1 3.
Onde tem febre tem infecção?
Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."
Quais são os sintomas de uma infecção?
Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.
Como investigar febre?
A maioria classifica como febre a temperatura retal acima de 38ºC, mas alguns consideram febre temperatura retal acima de 37,7ºC ou 38,3ºC. A medida da temperatura axilar, timpânica ou por palpação são consideradas menos confiáveis.
Como aquecer no banho maria?
O que causa uma atipia?