O que pode ser excluído do Lalur?

Perguntado por: Tomé Pereira Nogueira  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL:
RECEITAS NÃO TRIBUTÁVEIS OU ISENTAS: 1) Resultado Credor da Equivalência Patrimonial, art. 389. 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art.

O que são adições e exclusões no Lalur?

As adições e as exclusões representam valores (receitas e despesas) que transitaram ou não pela contabilidade mas que foram registrados ou controlados no LALUR, compondo em definitivo o lucro real.

Quais são as contas do Lalur?

LALUR - DIVISÕES

O LALUR é dividido em 2 partes: PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.

O que deve ser lançado na parte B do Lalur?

A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.

Serão excluídos ao lucro líquido?

2) poderão ser excluídos do lucro líquido: ... b) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com a legislação tributária, não sejam computados na determinação do lucro real (exemplos: resultados positivos de equivalência patrimonial; dividendos);

Como fazer a apuração do LALUR com Adições, Exclusões, ajustes@Adriana Ferreirawa Tributarista

24 questões relacionadas encontradas

Devem ser excluídos do lucro líquido do período de apuração?

Na determinação do lucro real, poderão ser excluídos do lucro líquido do período de apuração (Decreto Lei 1.598/77, art.

Como preencher a parte B do Lalur no ECF?

Entretanto, caso queira, é possível efetuar alterações nos lançamentos do Lalur diretamente no PVA da ECF, tanto na Parte A quanto na parte B. Para isso, clique no botão Editar Escrituração, e acesse o menu LALUR / Parte B – Controle das contas / Identificação da conta na parte B.

Devem ser controlados na parte B do Lalur todas as adições e exclusões permanentes na apuração do IRPJ e CSLL?

As adições, fundamentalmente, são representadas por despesas contabilizadas e indedutíveis para a apuração do Lucro Real, como multas indedutíveis, doações, brindes, etc. ... É de notar que não há, neste caso, nenhuma necessidade de controle a ser efetuado na Parte "B" do LALUR, pois a despesa é indedutível.

Como é composto o Lalur?

O Lalur é, em resumo, composto por duas partes: uma para ajustes e outra para controle de valores. Na parte de ajustes, como o nome sugere são informados os lançamentos de ajuste no lucro líquido, as compensações, adições e exclusões de valores, chegando assim ao lucro real.

Como deve ser feita a escrituração do Lalur?

Lalur será escriturado por ocasião do encerramento de cada período de apuração do lucro real, ou seja, trimestralmente, se a empresa efetuar os recolhimentos trimestrais do Imposto de Renda, ou em 31 de dezembro, se a empresa, sujeita à tributação pelo lucro real, optar pelo pagamento do imposto mensal por estimativa.

Quais são as despesas dedutíveis no lucro real?

  • CONCEITO DE DESPESA OPERACIONAL DEDUTÍVEL.
  • TRIBUTOS E MULTAS POR INFRAÇÕES FISCAIS.
  • FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.
  • DESPESA COM CONSERVAÇÃO DE BENS E INSTALAÇÕES.
  • JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO.
  • OUTROS JUROS DE CAPITAL.
  • DESPESA COM PESQUISA CIENTÍFICA.
  • DESPESA COM ALUGUEL E ROYALTIES.

O que são adições e exclusões temporárias?

As diferenças temporárias são decorrentes de ajustes ao lucro contábil que ocorrem em um determinado período mas podem ser revertidas em um ou mais períodos futuros. Essas diferenças temporárias podem ser dedutíveis (exclusões) ou tributáveis (adições).

O que são Exclusoes?

Exclusões é o plural de exclusão. O mesmo que: afastamentos, excepções, limitações, omissões, restrições, segregações.

São adições temporárias?

ADIÇÕES E EXCLUSÕES: TEMPORÁRIAS E DEFINITIVAS

Em resumo, a discussão entre Fisco e Contabilidade é sobre o MÉRITO da receita ou da despesa. Já uma despesa não dedutível pelo Fisco num período, por não preencher determinado requisito, que será preenchido em períodos seguintes, será considerada como adição temporária.

O que lançar no registro M410 do ECF?

ECF - Registro M410 - O prejuízo Fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e-LALUR.

O que informar no registro M010 da ECF?

O Registro M010 cadastra os saldos iniciais no período da escrituração das contas da parte B utilizadas no e-Lalur e no e-Lacs. O registro pode ser replicado da ECF anterior, importado e/ou editado.

O que é o registro M010 da ECF?

A tela de cadastro Registro M010 - Parte B representa uma obrigatoriedade da ECF. Nela são cadastrados os saldos iniciais no período da escrituração das contas da parte B, utilizadas no e-LALUR e no e-LACS.

Como configurar uma empresa do lucro real com cálculo trimestral?

Como configurar uma empresa do Lucro Real com cálculo Trimestral?
  1. Calcular lucro estimado – Este campo estará desabilitado;
  2. Optar sempre pelo menos valor a recolher entre os cálculos Real e Estimado – Este campo estará desabilitado.

Como preencher manualmente a ECF?

No registro ECF, é preciso que preencher as seguintes informações:
  1. abertura e identificação da empresa;
  2. informações recuperadas da Escrituração Contábil Fiscal anterior e cálculo fiscal dos dados recuperados da ECD;
  3. plano de contas e mapeamento;
  4. saldos das contas contábeis e referenciais;
  5. lucro Líquido – Lucro Real;

Qual é o limite de compensação de prejuízos sobre o lucro Real do período?

A soma dos prejuízos fiscais não operacionais com os prejuízos decorrentes de outras atividades da pessoa jurídica, a ser compensada, não poderá exceder o limite de 30% (trinta por cento) do lucro líquido do período-base da compensação, ajustado pelas adições e exclusões previstas ou autorizadas pela legislação do ...

Quando da apuração do lucro real pelas empresas devem ser feitos ajustes que envolvem o lucro contábil apurado?

De acordo com a Lei nº 9.718, a adesão ao lucro real é obrigatória para empresas que têm um faturamento bruto superior a R$78 milhões no período de apuração da tributação. Outras empresas devem se enquadrar no regime, independente da receita bruta.

E o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária?

Art 6º - Lucro real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. ... 51) e das participações, e deverá ser determinado com observância dos preceitos da lei comercial.

O que entra no cálculo do lucro real?

As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. ... A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração.

Artigo anterior
Quais países posso entrar com passaporte português?
Artigo seguinte
É possível desmaiar de estresse?