O que pode ser detectado no exame de fezes?

Perguntado por: Matheus Enzo Henriques de Morais  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

Ele serve para diagnosticar possíveis infecções, verminoses e doenças no estômago, intestino e reto, por meio de análise laboratorial que identifica a presença de substâncias ou parasitas indesejados ou indicativos de enfermidades nas fezes.

O que o exame de fezes pode identificar?

Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.

Quais doenças podem ser identificadas no exame de fezes?

Como visto, o exame de fezes pode ser realizado para inúmeras finalidades. Conheça as principais doenças e distúrbios relacionados às análises realizadas.
...
Pesquisa de gordura fecal
  • doença de Crohn;
  • amiloidose;
  • doença de Whipple;
  • doença celíaca;
  • fibrose cística;
  • enterite;
  • diverticulose;
  • linfoma;

Quando o exame de fezes da Positivo?

Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.

Quais são os tipos de exames de fezes?

Quais são os tipos de exame de fezes?
  • Parasitológico. Também chamado de protoparasitológico, esse exame tem a finalidade de pesquisar o aparecimento de possíveis vermes intestinais, sendo que há dois tipos deles: protozoários e helmintos. ...
  • Coprocultura. ...
  • Sangue Oculto. ...
  • Rotavírus.

Esclarecendo dúvidas sobre o exame de fezes

17 questões relacionadas encontradas

Quantos exames de fezes existem?

Os exames de fezes normalmente realizados são: protoparasitológico, cultura de fezes, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de Isospora sp. e Cryptosporidium sp., pesquisa de gordura, pesquisa de Enterobius vermiculares.

Qual a diferença entre parasitológico de fezes e coprocultura?

Na maioria dos casos, além de solicitar a coprocultura o médico também solicita a realização do exame parasitológico de fezes, que é um exame que identifica a presença de parasitas nas fezes que também são responsáveis por sintomas gastrointestinais, como Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Taenia sp.

Quais os sintomas de quem tem sangue oculto nas fezes?

Como saber se tem sangue nas fezes
  • Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
  • Presença de sangue no papel higiênico;
  • Manchas avermelhadas nas fezes;
  • Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.

O que fazer quando o exame de sangue oculto nas fezes da Positivo?

Sangue oculto nas fezes positivo

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.

Quais são os sintomas do câncer no intestino?

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:
  • sangue nas fezes;
  • alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
  • dor ou desconforto abdominal;
  • fraqueza e anemia;
  • perda de peso sem causa aparente.
  • alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)

Quando se preocupar com as fezes?

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Quais são os exames para saber se tem câncer de intestino?

A colonoscopia é responsável por detectar o aparecimento de câncer no intestino. Também onhecido como uma endoscopia feita pelo ânus, esse exame flagra inflamações na parede intestinal, além de verrugas – os pólipos -, que podem ser pré-cancerosas, e tumores propriamente ditos.

Para que as empresas pedem exame de fezes?

De fato, essa é uma de suas indicações: pelo exame de fezes é possível identificar vermes e outros parasitas, e até mesmo bactérias que se proliferam no trato gastrointestinal gerando infecções digestivas. Além disso, também o utilizamos para identificar algumas toxinas, que indicam infecções específicas.

Porque 3 amostras de fezes?

Porque solicitar três amostras ? Nos estudos comparativos dos métodos tradicionais, procedendo-se a coleta de três amostras em vez de uma única, a sensibilidade do exame aumenta em até 31,1 %.

Pode coletar fezes um dia antes?

No exame de fezes Coprocultura, as fezes devem ser colocadas em um recipiente adequado e enviadas ao laboratório até 24 horas após a coleta. O ideal é conservá-las na geladeira durante esse período. Também não é aconselhável o uso de laxantes.

O que não pode comer quando vai fazer o exame de sangue oculto nas fezes?

Pesquisa de sangue oculto nas fezes
  • Faça uma dieta rigorosa por três dias, sem ingestão de qualquer tipo de carne, vegetais verdes (devido à clorofila), frutas com casca, ovo, feijão, café, refrigerante, chá e “alimentos coloridos”.
  • Não colete o material no período menstrual.

Quais alimentos podem causar sangue nas fezes?

O alcaçuz negro pode, por exemplo, causar fezes pretas. Beterraba e tomates podem fazer com que fiquem avermelhadas. De qualquer forma, semprw que for detectado o sangue, é importante ir ao médico para obter um diagnóstico preciso.

O que não pode comer no exame de sangue oculto?

PESQUISA DE SANGUE OCULTO
  • Não ingerir carne vermelha (carne de vaca ou de porco) ou derivados como caldos, extratos e molhos.
  • Evitar os seguintes vegetais e frutas: nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, cogumelo, alcachofra, maçã, laranja, banana e uvas.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas.

Quando devo me preocupar com sangue nas fezes?

Quando procurar um médico em caso de sangue nas fezes

Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas.

Como é o sangramento do câncer de intestino?

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia.

Como é o sangue nas fezes de câncer de intestino?

Câncer no intestino

Em alguns casos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser sinal de câncer no intestino, no entanto esses casos são mais raros e acontecem com outros sintomas como alterações bruscas no trânsito intestinal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo e perda de peso.

O que é coprocultura de fezes?

Coprocultura é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em caso de gastroenterite adulta.

Como é feita a coleta de coprocultura?

Passar a ponta de um swab estéril aproximadamente 1 cm além do esfíncter anal; Cuidadosamente, rodar o swab para coletar amostra das criptas anais; Retirar o swab; Certificar-se de que existe coloração fecal no algodão; Colocar o swab no meio de transporte (Cary-Blair) e enviar ao laboratório.

O que detecta a coprocultura?

A coprocultura é a pesquisa nas fezes de microrganismos causadores de doenças.

Como é feito o exame de fezes 3 amostras?

Colocar 01 medida de fezes com a “pazinha” no interior do tubo; Deixar em local fresco e não precisa guardar na geladeira; Se tiver 2 ou 3 amostras, fazer as próximas coletas da mesma forma, respeitando os intervalos de dias; Quando completar as coletas, entregar os coletores no laboratório.

Artigo anterior
Quantas páginas são 1500 caracteres?
Artigo seguinte
Como organizar os aplicativos na tela inicial do celular?