O que é o processo de laterização do solo?
Perguntado por: Francisca Anjos Ribeiro | Última atualização: 12. März 2025Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)
O processo de laterização resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação.
O que causa a Laterizacao?
As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos.
O que é um solo laterítico?
Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.
Qual a diferença de laterização e lixiviação?
Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.
Como evitar a laterização do solo?
Para isso é preciso promover o aumento dos teores de matéria orgânica do solo, e evitar a sua compactação, o que dificulta mesmo o enraizamento das plantas. Tanto os latossolos vermelhos quanto os amarelos (com alto teor de alumínio) podem necessitar de calagem para regulação do pH.
LATERIZAÇÃO DOS SOLOS: O QUE É?
Onde ocorre a laterização do solo?
A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.
O que é lixiviação e laterização do solo?
A lixiviação fragiliza a estrutura do solo e pode aumentar a taxa de erosão. Quando a lixiviação do solo é marcada pelo carreamento de alguns elementos e deposição de outros em camadas de subsuperfície, pode acontecer a laterização do solo.
O que é Laterizaçao?
A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio). É um tipo de rocha rica em ferro e alumínio formado na presença de águas ácidas e grande flutuação do lençol freático.
Como resolver a Laterizacao?
Devido ao fato da laterização do solo ocorrer por queimadas, derrubadas de florestas e agropecuária extensiva, o ideal para resolver, ou ao menos amenizar, seus estragos, seria não queimar o solo, evitar derrubamentos e praticar o reflorestamento.
O que é laterita e como é formada?
A laterita é composta principalmente por caolinita, goethita, hematita e gibbisita. Óxidos hidratados de ferro (amorfos) como a limonita podem estar presentes na forma de concreções lateríticas. Quando a laterita é enriquecida em gibbisita, recebe o nome de bauxita e é o principal minério de alumínio.
O que causa a lixiviação?
Portanto, as causas da lixiviação envolvem fatores naturais, mas também antrópicos, que são responsáveis, em especial, pelo empobrecimento do solo, com a retirada de nutrientes importantes na sua composição. A retirada da vegetação nativa do solo intensifica a ocorrência do processo de lixiviação.
Qual os 3 tipos de solo?
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
Como se forma a laterita?
Apesar de serem encontradas nos topos de vertentes e escarpas, a laterita se forma nas áreas onde o lençol freático oscila durante muito tempo, ou seja, normalmente nas posições mais baixas do relevo.
Quais são os 4 processos de formação do solo?
A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).
O que é Latolização do solo?
São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.
Qual é o nome do processo de formação do solo?
O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.
Quais são os três tipos de degradação do solo?
Alguns exemplos de processo de degradação do solo são a exaustão de nutrientes e matéria orgânica, erosão do solo, acidificação, desertificação e poluição.
O que são superfícies Laterítica?
Materiais lateríticos são depósitos residuais da crosta terrestre originados de acúmulos relativos e absolutos de constituintes resistentes à intemperização.
O que provoca o desgaste do solo?
Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.
Quais são as transformações do solo?
Portanto, a erosão, a desertificação e outras modificações do solo podem ocorrer por fatores naturais, no entanto, elas são aceleradas pela ação do homem, sobretudo através das queimadas, desmatamento, técnicas agrícolas inadequadas, mineração, expansão das áreas urbanas e impermeabilização do solo.
Quais são os fatores que contribuem para a formação do solo?
A formação do solo é dada pela interação de fatores do ambiente ao longo do tempo, conforme descrito por Jenny (1941): S = f (m, r, o, c, v, t); em que f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos, v = vegetação; t = tempo.
O que é translocação do solo?
Processo pedogenético geral também denominado de transporte, caracterizado pelo movimento de materiais de um ponto para o outro dentro do perfil do solo.
Quais são os tipos de lixiviação?
Este tipo de lixiviação chamamos de “lixiviação química” e pode ser divida em dois tipos: lixiviação direta e lixiviação sob pressão. Já em geologia, chamamos de lixiviação ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.
Quais são os principais depósitos lateríticos brasileiros?
Além de diversos aspectos de solos na região nordeste do Pará foi possível tomar conhecimentos sobre três jazidas tipicamente lateríticas, como os fosfatos de alumínio, o caulim e a bauxita, a menos de 300 km da cidade de Belém e do Instituto de Geociências da UFPA, com um custo relativamente baixo.
O que é material laterítico?
Primeiramente, os depósitos lateríticos são uma deposição superficial de elementos químicos no solo, provenientes do processo de intemperismo. Nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil, sua composição se dá por óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e predominantemente a caulinita como argilomineral.
Porque o Tie Dye voltou?
Como reclamar na Dataprev sobre o auxílio emergencial?