Pode palavra?

Perguntado por: Mara Juliana Brito Torres  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. ... Poder significa ter capacidade, direito, autoridade, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar e tolerar, entre outros.

O que é a palavra podem?

Significado de Podem, do verbo Poder

O mesmo que: conseguem, logram, suportam, aguentam, toleram, expõem.

Qual é a classe gramatical de Podem?

verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Exercer influência sobre algo ou alguém: ele pode nadar muitos quilômetros; o diretor pensa que pode. verbo transitivo direto Ser autorizado para; ter permissão para: os adolescentes não podem beber.

Por que a palavra pode é acentuada?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Pode com acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

O poder da palavra | Deive Leonardo

30 questões relacionadas encontradas

Como usar a palavra pode?

Quando usar 'pode'

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Pode-se com ou sem hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Quando se usa o por e o por?

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. ... Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Quando Por leva acento?

Quando devemos usar o acento? Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").

Como se escreve pode ou pode?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Qual a diferença entre poder e puder?

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder. ... Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: - Vou acabar de estudar para depois poder sair.

Qual é o adjetivo de poder?

Significado de Poderoso

adjetivo Que tem muito poder, grande influência. Que possui poder, força e influência; influente. Que pode dispor de grandes recursos.

Qual a transitividade do verbo poder?

O verbo “poder” é irregular e auxiliar e, quanto a sua transitividade, pode ser direto, indireto e transitivo. ... Logo, sempre que o verbo “pode” ou suas variações/flexões estiverem presentes, a interpretação é: “possibilidade para fazer algo”, “escolha entre aceitar ou não algo”, “condição”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é uma coisa temporária?

Temporária é o feminino de temporário. O mesmo que: efêmera, passageira, precária, provisória, interina, transitiva, transitória.

Por que é por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.

Pode pode por por?

A nova regra não se aplica para: Pôde (do verbo poder no passado), que mantém o acento para se distinguir de pode, o uso do verbo no presente; Pôr (verbo), que mantém o acento para se diferenciar da preposição Por.

Pode ou Pode-se?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

Quando podemos usar o hífen?

O que é e quando usar o hífen?
  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Qual é a regra do hífen?

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.

Qual é a diferença entre pôde e pode?

Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.

Fez o que pôde?

Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: 'Hoje, ele faz o que pode'; 'Ontem, ele fez o que pôde'.

Pode é verbo?

A palavra pode é flexão verbal dos verbos: PODER, PODAR.

O que significa a palavra poder no grego?

Dunamis ou dynamis (em grego antigo, δυναμις, 'poder', 'força') tem o sentido de energia constante. É a raiz das palavras "dinâmica", "dinamite" e "dínamo", por exemplo. A palavra δυναμις aparece na Metafísica de Aristóteles.

Artigo anterior
Qual o valor máximo para alvará judicial 2021?
Artigo seguinte
Como seria um rosto masculino perfeito?