O que pode ser decidido em acordo coletivo?

Perguntado por: Ema Almeida  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

Em suma, um acordo coletivo funciona para estabelecer legalmente algumas solicitações específicas de uma organização e seus funcionários. Em vista disso, deve ser entregue ao sindicato da categoria e aprovada por todos os envolvidos, possuindo divergências entre uma convenção coletiva.

O que não pode ser objeto de negociação coletiva?

611-B da CLT enumera, taxativamente, nos incisos I a XXX, os direitos que não podem ser objeto de negociação coletiva ou acordo coletivo de trabalho, o que, em verdade é a repetição dos direitos fundamentais dos trabalhadores urbanos e rurais consagrados nos artigos 7º, 8º e 9º da Constituição Federal.

O que pode ser objeto de acordo?

Deve, também, especificar o objeto do acordo, que pode ser um serviço, uma coisa móvel ou imóvel, a entrega de algum valor, etc. Além disso, o vínculo que une os contratantes também deve ser detalhado. ... 421, a liberdade de contratar deve ser exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

O que precisa para fazer um acordo coletivo?

Na prática, para que o acordo tenha validade, é necessária uma negociação coletiva entre empresa, trabalhadores e sindicato, com o intuito de aprovar as regras que serão nele contidas de interesse das partes, em uma assembleia geral composta por trabalhadores realizada especialmente para este fim.

O que é definido no acordo coletivo?

O acordo colectivo de trabalho, ou ACT, é um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresas correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes.

A diferença entre Acordo Coletivo e Convenção Coletiva | Quinta da CLT

41 questões relacionadas encontradas

Como é feito o acordo coletivo do trabalho?

Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um pacto feito entre um sindicato representativo de determinada categoria profissional e uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica, a partir do qual são definidas as condições de trabalho aplicáveis no âmbito das empresas acordantes.

Como saber o acordo coletivo de trabalho?

1 – Acessar o site do Ministério do Trabalho: www.mte.gov.br; 2 – Clicar em Relações de Trabalho e Registro de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (quadro a esquerda); 3 – Clicar em Convenções e Acordos Coletivos via internet – Mediador (quadro a direita - Destaques);

Quais os requisitos de validade e formalidades da convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho?

Um dos requisitos para a validade da Convenção ou Acordo Coletivo é que este(a) seja publicado(a) junto com sua data de vigência, conforme dispõe o artigo 613 da CLT. E, a respeito deste assunto, a Reforma Trabalhista trouxe uma inovação através do artigo 614 § 3o.

O que pode ser objeto de acordo trabalhista?

Dentre as possibilidades previstas no art. 611-A da CLT, podemos destacar banco de horas anual, jornada de trabalho, intervalo intrajornada mínimo de 30 minutos para jornadas maiores de 6 horas, plano de cargos e salários, teletrabalho, sobreaviso, trabalho intermitente e remuneração por produtividade.

O que pode ser objeto de acordo individual de trabalho?

O acordo individual de trabalho se refere a uma negociação direta entre empregador e empregado sobre o contrato e adendos. Esse tipo de negociação permite mudanças na jornada de trabalho, modelo (teletrabalho), horas extras, rescisão contratual, etc.

O que pode ser negociado no acordo trabalhista?

A supressão ou redução dos direitos relativos às férias. O décimo terceiro salário. O depósito do FGTS.

Quais direitos trabalhistas não podem ser objeto de mediação convenção coletiva e acordo coletivo?

Alguns desses direitos que não podem ser modificados se referem à remuneração do empregado. É o caso, por exemplo, do salário mínimo, que não pode ser reduzido mediante negociação coletiva. Também não pode ser alterado o valor do 13º salário e as regras sobre proteção ao salário.

O que não pode ser negociado na reforma trabalhista?

das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho; proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador com deficiência; proibição de trabalho noturno, ...

Quais direitos não podem ser suprimidos ou reduzidos por disposição em Convenção ou acordo coletivo de trabalho?

normas de identificação profissional, inclusive as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário; valor dos depósitos mensais e da indenização rescisória do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

Quais são os requisitos obrigatórios de uma convenção coletiva de trabalho identificar a previsão legal e apontar os requisitos?

Quais são os requisitos obrigatórios de uma convenção coletiva de trabalho?
  • Nos termos do artigo 613 da CLT, as convenções e os acordos deverão conter obrigatoriamente:
  • a) a designação dos Sindicatos convenentes ou dos sindicatos e empresas acordantes;
  • b) o prazo de vigência;

Qual a diferença entre a convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho?

Em resumo, a Convenção Coletiva, engloba toda uma categoria de trabalhadores em reunião às entidades patronais, já o Acordo Coletivo possui uma dimensão menor, funcionando entre representantes de grupos de trabalhadores (como um único sindicato) e uma ou mais empresas de forma direta, sem a participação de uma entidade ...

Qual a diferença de acordo coletivo e convenção coletiva?

Entenda a diferença entre Dissídio e Convenção Coletiva

Já o dissídio é quando os sindicatos (patronal X laboral) não entram num acordo após extensas negociações. Nesse caso, os sindicatos pedem ao Poder Judiciário que determine quais regras se aplicam à categoria durante o período de sua validade.

Como acessar a convenção coletiva de uma empresa?

Convenção Coletiva de Trabalho disponível para consulta também no site do Ministério do Trabalho e Emprego
  1. Acesse o Site: www.mte.gov.br.
  2. Click no lado esquerdo em: ...
  3. Click em baixo do lado direito em: ...
  4. Click lado esquerdo em: ...
  5. E por fim:

Como fica o Acordo Coletivo com a reforma trabalhista?

A Reforma Trabalhista também alterou o parágrafo 3º do artigo 614 da CLT, extinguindo a ultratividade dos acordos e convenções coletiva do trabalho. Para esclarecimento, a ultratividade diz respeito a aplicação do disposto nas negociações mesmo após o termino de seu prazo, que é de até dois anos.

Quais são os direitos que não podem mudar?

Direitos que não podem mudar
  • Os pagamentos do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família;
  • O adicional de hora extra, a licença-maternidade (de 120 dias) e o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;
  • Também não podem ser modificadas as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.

O que é o acordado sobre o legislado?

ENTENDA A PROPOSTA DO GOVERNO PARA O ACORDADO SOBRE O LEGISLADO. ... A proposta de reforma do governo busca alterar as leis trabalhistas para, assim, priorizar os acordos e negociações coletivas entre empresas e sindicatos, ao invés de atender às rígidas leis da CLT.

O que o sindicato pode e não pode fazer?

Cláusulas que importam em ofensa à dignidade da pessoa humana ou contenham conotação discriminatória não devem constar dos instrumentos normativos e também devem ser coibidas com o rigor da legislação, pois a entidade sindical não poderá ferir direito ou dever conferido por legislação.

Quais direitos são garantidos a partir do acordo coletivo sindical anual?

Confira 10 direitos fundamentais garantidos na CLT, alguns deles sob ataque do governo e do Congresso
  1. 1 – Salário mínimo: ...
  2. 3 – Férias. ...
  3. 4 – Jornada de 8 horas por dia: ...
  4. 5 – Repouso semanal remunerado. ...
  5. 6 – Seguro desemprego. ...
  6. 7 – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ...
  7. 8 – Aposentadoria e pensões.

O que vale acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho?

Para ela, o acordo coletivo deve prevalecer sobre a convenção coletiva, pois é a que trata mais especificamente das necessidades da empresa e dos trabalhadores. ...

O que é acordo individual escrito?

O acordo individual de trabalho é um documento estabelecido entre empregador e empregado que determina as condições de uma redução de jornada e de salário do colaborador durante um período pré-determinado.

Artigo anterior
Quanto custa o vestibular Unopar?
Artigo seguinte
Quando os quesitos deverão serem elaborados pelas partes?