Como trabalhar o emocional com os alunos?

Perguntado por: Juliana Alves Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
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Estimular a empatia: aprender a se colocar no lugar do outro, de forma que os alunos possam compartilhar experiências em sala de aula. Uma ótima maneira de fazer com que as crianças compreendam o sentimento dos colegas é trabalhar com expressões faciais, solicitando para que elas identifiquem a emoção transmitida.

Como garantir a aprendizagem socioemocional dos alunos?

Para tanto, a escola deve ajudar os pequenos com o desenvolvimento de atividades que fortaleçam a memória, exijam planejamento e estimulem o pensamento criativo. Há muitos brinquedos e jogos eletrônicos que permitem esse aprendizado e podem ser facilmente usados em sala de aula.

Como trabalhar com as emoções?

Vale a pena conhecer as brincadeiras para trabalhar emoção e deixar esse momento do aprendizado mais tranquilo.
  1. 1 - Olhando para o espelho. A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. ...
  2. 2 - Mímica. ...
  3. 3 - Pintura e música. ...
  4. 4 - Tirar selfies.

O que fazer para desenvolver a inteligência emocional?

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia. ...
  8. Coloque em prática a resiliência.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Os cinco pilares da Inteligência Emocional
  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Como trabalhar as emoções dos alunos em sala de aula?

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os cinco pilares da inteligência emocional?

A seguir, você confere quais são os pilares da inteligência emocional.
  1. Autoconhecimento emocional. Se conhecer é o primeiro passo para desenvolver a IE. ...
  2. Controle das emoções ou autogerenciamento. ...
  3. Automotivação. ...
  4. Empatia. ...
  5. Relacionamento interpessoal ou sociabilidade.

Como trabalhar com a caixa das emoções?

Após relacionar cor e emoção, trabalhe o pote das emoções. Uma possibilidade é que, inicialmente, é deixar os cinco potes das emoções sempre visíveis. No fim do dia, você pode conversar com a criança e perguntar-lhe por duas ou três situações que tenha vivido no dia e que considere importantes.

Como trabalhar com o semáforo das emoções?

Então colocaremos na parede uma cartolina em forma de semáforo. Podemos recortar círculos com as respectivas cores e colocá-los segundo o estado de humor da criança. Outra opção é tê-los colados e indicar com o dedo a cor correspondente ao estado. Também é bom continuar com esse método quando estivermos fora de casa.

Como podemos trabalhar com as habilidades socioemocionais na escola e na infância?

Como trabalhar as competências socioemocionais na educação infantil?
  • Adéque o currículo e capacite a equipe. ...
  • Ensine a identificar sentimentos por meio de músicas. ...
  • Estimule comportamentos durante o dia a dia. ...
  • Ensine a dividir materiais e brinquedos. ...
  • Oriente sobre empatia e o respeito ao outro. ...
  • 3.6. ...
  • Incentive a curiosidade.

Quais estratégias para o desenvolvimento das competências socioemocionais podem ser potencializadas no ambiente escolar de exemplos?

9 dicas para desenvolver as habilidades socioemocionais na escola. 1. Promova projetos interdisciplinares. A conexões entre as disciplinas ajuda os estudantes a desenvolverem uma consciência da aprendizagem, relacionando os saberes a partir das habilidades de metacognição e pensamento crítico.

Como podemos desenvolver as habilidades socioemocionais?

estimulem seu protagonismo, por meio da leitura, análise e compartilhamento de informações; automotivem-se ao estudo e construam seu próprio conhecimento; promovam interações positivas entre si; desenvolvam habilidades, como empatia, comunicação, liderança, resiliência e respeito às diferenças.

O que é o semáforo das emoções?

SOBRE: O Semáforo das Emoções é um excelente recurso terapêutico lúdico usado para auxiliar as crianças na autorregulação emocional: Verde: ok, estou me sentindo bem! Amarelo: Atenção! Algo não está legal! Vermelho: Pare!

O que é semáforo das emoções?

O semáforo da raiva é uma ferramenta para crianças, normalmente entre 4 e 10 anos de idade, utilizada para ajudá-las a gerenciar suas emoções; as crianças dessa idade já identificam as emoções básicas, mas têm dificuldade para regulá-las adequadamente. ...

Como trabalhar com os sentimentos na educação infantil?

Identificando e nomeando emoções
  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias.
  2. Brinque de simular emoções. Utilize um espelho.
  3. Utilize livros ou vídeos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraja a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite situações do dia a dia.

Como ensinar os sentimentos na educação infantil?

Dicas para falar de sentimentos com as crianças
  1. Conte histórias da sua infância e os sentimentos que você tinha com elas.
  2. Ensine aos pequenos os nomes das emoções e o que elas significam.
  3. Ajude-os a entender quais são suas preferências, seus desejos e suas necessidades.

Qual o objetivo de trabalhar os sentimentos na educação infantil?

OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.

O que colocar dentro da caixa de sensações?

A CAIXA DAS SENSAÇÕES VISA TRABALHAR OS SENTIDOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES TÁTEIS, DO OLFATO E DA PERCEPÇÃO ATRAVÉS DOS OBJETOS ALI DENTRO COLOCADOS. MATERIAIS NECESSÁRIOS: CAIXA DE PAPELÃO (PODE SER DE TÊNIS); • OBJETOS VARIADOS COMO: TAMPINHAS, LIXAS, PEDAÇOS DE PANO OU ALGODÃO, BOTÕES, ETC.

Como trabalhar as emoções na psicologia clínica infantil?

Utilizando o semáforo para as emoções, o terapeuta consegue verificar com a criança qual a cor da sua emoção, realizando a analogia com o semáforo do trânsito. Por meio deste manejo é possível dar repertorio para a criança regular sua emoção, bem como expressar comportamentos adaptativos.

Quais os 5 pilares da inteligência emocional e como aplicar?

Os 5 pilares da Inteligência Emocional e Como Aplicar
  1. 1 – Conhecer as próprias emoções. O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. ...
  2. 2 – Controlar as emoções. ...
  3. 3 – Automotivação. ...
  4. 4 – Empatia. ...
  5. 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.

Quais são as 5 competências socioemocionais?

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Quais são os tipos de inteligência emocional?

De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:
  • Autoconhecimento emocional.
  • Controle emocional.
  • Automotivação.
  • Empatia.
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Quais são as técnicas para desenvolver habilidades?

Como desenvolver competências e habilidades profissionais?
  1. Esteja motivado a melhorar. O passo inicial para quem deseja se destacar enquanto profissional é estar motivado a se desenvolver. ...
  2. Tenha uma meta clara. ...
  3. Esteja sempre disposto a ouvir e aprender. ...
  4. Invista em autoconhecimento. ...
  5. Procure apoio especializado.

Quais as habilidades necessárias para desenvolver a competência socioemocional?

De modo geral, algumas das habilidades socioemocionais mais importantes são:
  • inteligência emocional;
  • empatia;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • paciência;
  • altruísmo;
  • respeito;
  • pensamento crítico;
  • responsabilidade;

Porque desenvolver habilidades socioemocionais?

Ao desenvolver e praticar as habilidades socioemocionais dentro e fora da escola, a criança terá melhores condições de gerenciar, identificar e solucionar problemas relacionados à sua própria rotina. Isso se reflete na vida profissional, especialmente nos trabalhos em equipe.

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