O que pode causar falso-positivo para sífilis?
Perguntado por: Luciana Anna Paiva de Carneiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)
Em alguns casos o exame da sífilis pode dar um resultado falso positivo. Neste caso, a pessoa pode não ter sífilis, mas outras doenças como lepra, tuberculose ou hepatite, por exemplo.
O que significa falso positivo sífilis?
Teste falso positivo em sífilis é quando um exame diagnóstico tem resultado reagente mas a pessoa na verdade não tem a doença. Nunca confirmamos o Diagnóstico de Sífilis com apenas um exame positivo.
Quando o VDRL dar falso positivo?
O VDRL pode ser falsamente positivo em 1 a 2% da população. Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.
Qual resultado positivo para sífilis?
O resultado é considerado positivo quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos, sendo fundamental nesses casos que o médico seja consultado para que o tratamento seja iniciado rapidamente.
O que pode alterar o exame de VDRL?
Interferentes como HIV, doenças auto-imunes (como lúpus e síndrome de Crohn) e infecções por mycoplasma podem causar um resultado positivo de VDRL em pessoas que não tem sífilis. O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS.
Dr. Felipe Ades - Existe a possibilidade de um exame errar? Falsos positivos e falsos negativos
Quais doenças alteram o VDRL?
...
São causas comuns de falso positivo de VDRL:
- Síndrome do anticorpo fosfolípide, relacionada a trombose arterial e venosa.
- Hanseníase.
- Tuberculose.
- Hepatites.
- Infecção pelo HIV.
- Lúpus eritematoso sistêmico.
- Doenças malignas.
Quais doenças O VDRL pode detectar?
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
Como ler um resultado de exame de sífilis?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Como identificar sífilis no exame de sangue?
O VDRL é um exame de sangue para diagnosticar sífilis. O teste identifica anticorpos que o organismo produz para combater a bactéria Treponema pallidum, causadora da doença - logo, só apresentam esses anticorpos no organismo aquelas pessoas que já entraram em contato a bactéria.
Como saber o grau da sífilis?
Como é feito o diagnóstico
Dentre os exames indicados para identificar a infecção pelo Treponema pallidum está o exame VDRL em que é verificado o nível de anticorpos contra a bactéria circulantes no sangue, sendo assim possível determinar a gravidade da infecção.
O que pode ser confundido com sífilis?
Mesmo com o acesso mais fácil à informação, muitas pessoas ainda confundem duas doenças sexualmente transmissíveis, a herpes e a sífilis, o que acaba aumentando o risco de contaminação. Em primeiro lugar, é importante estar sempre atento a qualquer alteração no aspecto ou odor no órgão genital.
Quem teve sífilis sempre vai dar positivo?
O teste para detectar sífilis e outras doenças transmissíveis pelo sangue serve como triagem para a doação de sangue. Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.
O que fazer com VDRL positivo?
VDRL positivo ou reagente
Se o resultado for positivo (reagente), pode indicar que o paciente tem sífilis e, nesse caso, o médico poderá solicitar um exame mais específico para confirmar o diagnóstico. Se confirmado, ele indicará o tratamento correto para o paciente, geralmente feito de forma medicamentosa.
É possível eu ter sífilis e não transmitir?
Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
Quando a sífilis aparece no exame?
O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.
Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABs?
FTA-ABS ou VDRL
O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.
Qual exame é HBsAg?
O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
O que é VDRL 1 4?
O título de 1:4 em pacientes que apresentaram VDRL positivo, tem significado de paciente devidamente tratada e menos risco para o bebê. Seria interessante manter uma monitorização do bebê pela Medicina Fetal e repetir VDRL no tempo de 30-60 dias novamente para menor ansiedade do casal.
O que significa VDRL 1 1?
O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.
O que é VDRL 1 8?
O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O seu resultado é dado em formas de diluição, ou seja, um resultado 1/8 (1:8) significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes.
Quando o exame VDRL da não reagente?
Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.
Quando repetir VDRL após tratamento?
O ideal é repetir o testes após 2 ou 3 meses do final do tratamento. Você pode fazê-lo antes, mas provavelmente não haverá maiores alterações das titulações sem haver falha de tratamento, apenas pelo curto período .
Quanto tempo a sífilis cura?
A cura da sífilis pode ser alcançada em apenas 1 ou 2 semanas de tratamento, mas quando ela não é tratada ou não é tratada corretamente, pode perdurar por 2 anos ou mais.
Quanto dias após o tratamento da sífilis pode ter relação?
O controle do tratamento da sífilis deverá ser realizado em 3 meses do final do tratamento. Não tenha relações sexuais até realizar este exame. Proteja-se. Use preservativos.
Quanto tempo a sífilis fica no sangue?
O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."
Como está a saúde mental do jovem?
O que é a maçã do Éden?