O que pode causar a anemia megaloblástica?
Perguntado por: Cátia Macedo de Mota | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)
A principal causa da anemia megaloblástica é a redução da síntese de DNA na produção do glóbulos vermelhos. Essa redução normalmente é causada pela deficiência da vitamina B12. Essa vitamina é responsável, em parte, pela formação da hemoglobina e do ácido fólico (vitamina B9) e tem a função de ajudar na síntese do DNA.
Quais as complicações da anemia megaloblástica?
As complicações associadas à anemia megaloblástica podem incluir o desenvolvimento de doenças da vesícula biliar, pólipos gástricos e câncer de estômago. Indivíduos com anemia megaloblástica têm um risco aumentado de desenvolver problemas neurológicos se a deficiência for deixada sem tratamento.
Quais os prejuízos mais graves da anemia megaloblástica?
Em crianças, a anemia megaloblástica pode comprometer o seu crescimento e desenvolvimento, podendo gerar puberdade tardia, além de afetar a capacidade de aprendizagem. Em mulheres grávidas, a formação do feto pode ficar comprometida e causar até um parto prematuro que pode comprometer a vida do bebê.
Como identificar anemia megaloblástica no hemograma?
3.7 O HEMOGRAMA
De acordo com (HENRY, 2008), a anemia megaloblástica é descrita como uma anemia macrocítica e normocrômica devido no eritrograma os valores de VCM ser elevado, HCM e CHCM serem normais, RDW aumentado e os reticulócitos diminuídos.
Quais são os tipos de anemia megaloblástica?
Assim, a anemia megaloblástica pode ser classificada em dois tipos principais: Anemia perniciosa, que acontece em pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina B12, mas que não possuem uma proteína, chamada fator intrínseco, que se liga à essa vitamina para que possa ser absorvida no organismo.
O que é anemia megaloblástica? | Geydson Cruz [MD,MSc]
Quando a anemia pode virar leucemia?
Não, anemia não pode virar leucemia. Uma pessoa que sofre de anemia, mesmo que não tenha tratamento adequada, não vai desenvolver a doença. A maioria dos pacientes pensam que isso pode ocorrer, mas o que acontece é totalmente ao contrário. Com o desequilíbrio nas células, os glóbulos vermelhos acabam reduzindo.
Quando é que a anemia é grave?
Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.
O que leva uma pessoa a ter leucemia?
O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.
Quais são as duas causas mais comuns de anemia megaloblástica?
As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma completo, contagem de hemácias, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico.
O que é anemia megaloblástica?
Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.
Quais são os tipos de anemia?
- Anemia por deficiência de ferro. Este é o tipo mais comum de anemia e pode variar de intensidade. ...
- Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico. ...
- Anemia aplástica. ...
- Anemias hemolíticas. ...
- Anemia das doenças crônicas.
Quais são as duas causas mais comuns de anemia megaloblástica e como o histórico e exame clínico dessa paciente permite diferenciar entre essas duas causas?
As causas mais comuns são a deficiência de folato e a vitamina B12 e são totalmente corrigíveis com a terapia apropriada. O distúrbio provoca ainda anormalidades neurológicas e psiquiátricas que podem ser revertidas se tratadas no início do processo.
Qual a diferença entre anemia ferropriva e anemia megaloblástica?
As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).
Qual a diferença entre anemia perniciosa e anemia megaloblástica?
A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica. Às vezes, também é chamada de anemia megaloblástica por causa do tamanho anormalmente grande dos glóbulos vermelhos produzidos.
Quais os prejuízos mais graves da anemia perniciosa?
(Anemia perniciosa) A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção. Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas.
Quais são os sintomas da anemia megaloblástica?
- Perda de apetite e de peso;
- Fraqueza e cansaço;
- Coração acelerado;
- Dor abdominal, enjoo e diarreia;
- Alterações da pele e do cabelo;
- Boca e língua mais sensíveis;
- Dormência nos dedos;
Quais as principais hemoglobinopatias?
As hemoglobinopatias mais frequentes são representadas pela Doença Falciforme e, a seguir, a Talassemia. As outras hemoglobinopatias mais raras são representadas pelas HbC, HbE e HbD. O indivíduo com traço falciforme (HbAS) não é doente e não necessita de tratamento na Fundação Hemominas.
Quais são os fatores de risco para anemia?
Fatores de risco da anemia ferropriva: é mais incidente em crianças, adolescentes, mulheres que estão em idade fértil, gestantes, lactantes, pessoas que passaram por cirurgia bariátrica ou vegetarianos que possuem dietas muito restritivas.
Quais os sintomas de anemia hemolítica?
- dispneia (dificuldade de respirar);
- palpitações;
- fadiga;
- dor de cabeça;
- palidez;
- icterícia.
O que é Macrocitico?
A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).
Qual é a causa da anemia falciforme?
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
O que causa anemia Microcitica?
A causa mais frequente de anemia microcítica hipocrômica é a deficiência de ferro na dieta. Porém, outras causas de anemias hereditárias podem também causar esta condição.
Quais são os primeiros sintomas da leucemia?
- Febre inexplicável.
- Sensação de fraqueza e fadiga persistente.
- Perda de apetite.
- Perda de peso inexplicável.
- Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.
- Dificuldade para respirar.
- Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.
- Anemia.
Quando a leucemia leva à morte?
- O diagnóstico de leucemia aguda leva a uma corrida contra o tempo. É uma doença que chega sem aviso, pode ser muito agressiva e matar em semanas ou mesmo dias - afirma a hematologista do Hospital Moinhos de Vento Cláudia Caceres Astigarraga.
O que fazer para prevenir a leucemia?
A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir as leucemias. O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença.
Qual a diferença entre Epstein-barr IgG e IgM?
Pode usar produtos de beleza vencido?