Como calcular o inverso de uma matriz?

Perguntado por: Raúl Telmo Costa  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1.

Como calcular a matriz inversa de uma matriz 3x3?

Exemplo: Encontre a inversa da matriz abaixo de ordem 3x3. Antes de mais nada, devemos lembrar que A . A-1 = I (A matriz multiplicada por sua inversa resultará na matriz identidade In). Multiplica-se cada elemento da primeira linha da primeira matriz por cada coluna da segunda matriz.

Como se calcula matriz inversa?

Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1. Dadas as matrizes A e B, verifique se uma é inversa da outra.

Como fazer a regra de Cramer?

1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.

Como calcular matriz transposta 2x2?

Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.

?MATRIZ INVERSA (FÁCIL)

20 questões relacionadas encontradas

Como fazer subtração de matrizes?

►Subtração

As duas matrizes envolvidas na subtração devem ser da mesma ordem. E a diferença delas deverá dar como resposta outra matriz, mas de mesma ordem. Assim temos: Se subtrairmos a matriz A da matriz B de mesma ordem, A – B = C, obteremos outra matriz C de mesma ordem.

Como fazer o determinante de uma matriz 2x3?

Para resolver uma matriz 2x3, por exemplo, você pode usar operações elementares de linha para transformar a matriz em uma matriz triangular.
...
Operações elementares incluem:
  1. trocar duas linhas.
  2. multiplicar uma linha por um número diferente de zero.
  3. multiplicar uma linha e, em seguida, adicionar a uma outra linha.

Como resolver uma equação de matriz?

Como resolver uma equação matricial
  1. Para resolver a equação acima, primeiramente podemos substituir as matrizes A e B fornecidas pela questão para montar nossa equação matricial. ...
  2. Quando o assunto é soma e subtração, trabalhamos da mesma forma que trabalhamos com números.

Quando é melhor usar Cramer ou escalonamento?

A regra de Cramer, que por vezes tem sido mais discutida e praticada do que o método de escalonamento, constitui procedimento bastante inadequado para a resolução de sistemas com muitas equações e incógnitas. Façamos algumas contas para tornar essa idéia mais transparente.

Como saber se a matriz tem inversa?

Uma matriz só possuirá inversa se o seu determinante for diferente de zero. Caso o determinante det(B) seja igual a zero, a matriz não possui inversa.

Como se calcula as matrizes?

A matriz C é resultante da soma de A + B e também deve possuir duas linhas e três colunas. A matriz diferença pode ser definida como sendo a soma de A com o oposto de B, ou seja, - B. Para realizarmos a subtração entre duas matrizes, elas devem possuir o mesmo número de linhas e colunas.

Como construir uma matriz de ordem 3?

Considere: O detA de uma matriz de ordem 3 pode ser calculado utilizando uma regra prática chamada Regra de Sarrus, onde repetem-se, à direita da matriz, as duas primeiras colunas. Acompanhando as flechas em diagonal, multiplicam-se os elementos entre si, associando-lhes o sinal indicado.

Artigo anterior
Quantas horas dura um carregador portátil?
Artigo seguinte
O que o Tranca Rua gosta de beber?